Descoberta e inspiração no Alentejo

Descoberta e inspiração no Alentejo

Um das mais genuínas de Portugal, a região do Alentejo esbanja uma tradicional e rica vida cultural. Repleta de pequenas vilas e cidades, o destino conta com atrações inesquecíveis que se adaptam perfeitamente ao ritmo de uma viagem cheia de novas experiências

Évora, a maior cidade alentejana

Com um charme sem precedentes, o centro histórico da capital é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1996), com diversas edificações, como o Templo de Évora, construído pelos romanos; a Igreja de São Francisco, cuja construção começou no século 15; e o Aqueduto da Água de Prata, erguido no período renascentista. Por fim, não muito longe de Évora é possível encontrar o Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico de mais de 5 mil anos. A maior cidade alentejana possui opções inesquecíveis de hospedagem como o Hotel M’AR De Ar e o Convento do Espinheiro, ambos situados em antigos edifícios e que possibilitam apreciar bem de perto os detalhes desses patrimônios históricos.

Templo Romano – Évora

Mértola, em meio a uma parque natural

Com vista para o rio Guadiana, Mértola é um dos destinos mais peculiares no Alentejo. Ela já foi uma cidade do Império Romano há alguns séculos e também a capital de um reino árabe. Sua rica herança cultural ajuda a preservar patrimônios como uma mesquita, que atualmente funciona como igreja católica, e o seu castelo, que foi a sede da Ordem de Santiago no século 14. Mértola é o ponto de partida perfeito para aproveitar a natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana e apreciar a famosa cascata Pulo do Lobo.

Castelo de Mértola

Mourão, praias fluviais

Um pequeno tesouro à beira do Alqueva – o maior lago artificial da Europa. Assim definem essa pequena vila do Alentejo. Repleta de paisagens pitorescas, que misturam os campos dourados às águas do lago, sua vista emoldura um dos seus principais pontos turísticos: o castelo de Mourão, construído em 1343 no alto de uma colina. Outro ponto que realça essas características da vila são as suas praias fluviais. O Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e o Parque de Merendas torna-se perfeito para um delicioso piquenique ao ar livre, cheio de estilo e requinte.

Praias fluviais em Mourão

Serpa, construções medievais

O passeio pelo centro histórico, conhecido pelas casas pintadas de branco e pelas ruas estreitas de pedra, é sem dúvida um dos momentos únicos de Serpa. Na parte mais alta ficam as construções mais antigas, muitas construídas no período medieval, como a torre do antigo castelo. Além de ser cercada por colinas e vinhedos, esta vila alentejana possui uma muralha do século 13 ao seu redor e um monumental aqueduto com arcada italiana. Provar as delícias típicas da região com seus queijos e os vinhos é obrigatório.

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe – Serpa

Vila Viçosa, um spa inserido em pedreira natural

No passado, a pequena cidade de Vila Viçosa foi um grande centro produtor de mármore. Ao caminhar por suas ruas é possível perceber a herança deixada por esse período suntuoso, com o das pedras em diferentes construções. O principal exemplo é o Paço de Vila Viçosa, antiga residência da família real portuguesa que conta com a fachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida com o material. Para ver de perto a beleza dessas construções, o Alentejo Marmòris Hotel & Spa é um cinco estrelas que esbanja luxo e sofisticação em um ambiente exclusivo, que conta com um spa inserido numa pedreira natural.

Vila Viçosa – Alentejo

Anote
www.turismodoalentejo.com.br

Imagens: Divulgação (Victor Carvalho; Turismo do Alentejo; Visit Alentejo)
#portugal
#alentejo
#evora
#mertola
#serpa
#vilaviçosa