Serra Verde Express

Serra Verde Express

Foto: Brunno Covello

O luxuoso passeio de trem pela serra paranaense

Convidada a conhecer a viagem de trem mais surpreendentedo Brasil, em Curitiba, pude desbravar um trajeto cheio de natureza genuína e uma série de mordomias que foram se estendendo por todo o caminho ferroviário. Eleito pelo “The Wall Street Journal” como um dos três passeios de luxo sobre trilhos mais interessantes do mundo e pelo “The Guardian” como um dos dez mais bonitos do planeta, os trens do Serra Verde Express não são apenas imperdíveis, mas principalmente inesquecíveis.

Ferrovia centenária, mata preservada

Operados pela Serra Verde Express, os trens percorrem uma “ ferrovia centenária, considerada umas das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil”, explicam os assessores de comunicação do grupo. A obra, que levou meia década para ficar pronta, foi construída em meio à uma área contemplada pela Mata Atlântica, considerada a maior do mundo, a Serra do Mar. O cenário deslumbrante é desenhado por túneis, pontes, picos e montanhas que ligam Curitiba ao litoral do estado e é por aqui que circulam o trem, com capacidade para até 28 carros de passageiros, e também as Litorinas de Luxo.

Viagens em várias versões

A Serra Verde Express tem várias versões para os seus passeios de trem, com preços que também variam de acordo com serviços oferecidos. O passeio tradicional dura em média 4 horas e acontece nos dois sentidos. De Curitiba, pela manhã parte o trem, às 8h30; e as Litorinas (trens de luxo), às 9h30 em direção a Morretes. À tarde, trem e litorinas saem juntos de Morretes, às 15 horas em direção a Curitiba, no passeio Pôr do Sol. Pelo caminho é possível avistar vários pontos exuberantes para as suas fotos e memórias, como o conjunto montanhoso do Marumbi, a Cascata Véu da Noiva, a Ponte São João, inaugurada em 1885, e com um vão livre de 110 metros de altura. É tudo realmente espetacular.

Morretes e Antonina

Localizada entre a serra e o litoral do Paraná, Morretes é uma adorável cidade com clássicas construções, como antigos casarões e uma atmosfera maravilhosa. São os dias ensolarados de inverno que tornam esse município, de quase 17 mil pessoas, que tornam essa cidade ainda mais charmosa. Entre a chegada e a saída do trem, será possível conhecer toda a sua beleza com praças, bosques, rios, cachoeiras… Um outro destaque da cidade do século 18 é o seu tradicional prato chamado de Barreado, feito com carne e trazido pelos portugueses. Elaborado com pedaços de carne vermelha e cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada. Perto dali, a 14 km, está a cidade de Antonina, fundada em 1714, onde também é possível fazer um breve city tour. Seu centro histórico, tombado, obteve o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional (IPHAN) em 1912. Antonina também é famosa por realizar um dos carnavais mais famosos do Paraná e por conter a tradição das poéticas serestas. Tudo com muita história e cultura

A Estrada da Graciosa

Quem preferir, em qualquer um dos passeios de trem escolhidos, seja na ida ou na volta, pode optar pelo trecho rodoviário pela Estrada da Graciosa (28.5 km de cumprimento) antigo percurso dos tropeiros cuja construção, fica em meio à mata atlântica, datada do século XIX. A Graciosa foi declarada pela UNESCO, em 1993, como área de Reserva da Biosfera.

Anote

www.serraverdeexpress.com.br

Fotos / Divulgação