Salta: Luxuosa, romântica e cultural

Com um slogan super poético (Tan linda que enamora) e um cenário inesperado, delineado pela Cordilheira dos Andes, a província de Salta surpreende com a sua riquíssima arquitetura colonial espanhola, suas reservas naturais desenhadas por vales, flechas e quebradas e hotéis exclusivos construídos em meio ao encanto de vinícolas e de natureza exuberante

Por Márcia Santos
Salta é puro glamour. Com 57 cidades e 23 departamentos, a província que está na última moda (acaba de ser incluída no ranking da revista Time, como um dos 50 melhores lugares do mundo para se conhecer) localiza-se ao noroeste da Argentina e reúne condições ideais para uma viagem perfeita. Com mais de 1 milhão e 300 mil habitantes, ela tem um luxo bastante peculiar e felizmente despretensioso, simplesmente porque ela é o que é, com atrativos exageradamente espetaculares e serviços de verdadeira excelência.

A cada parada, uma nova descoberta
A geografia variada (chamada de altos picos andino-puna e áridas planícies do chaco), além do clima subtropical serrano permitem experiências inesquecíveis por entre regiões quase inóspitas e áreas desérticas e protegidas, onde os raios de sol – presentes praticamente o ano inteiro – estampam um visual ainda mais bonito e idílico. Tudo absolutamente acessível por rotas e estradas bem pavimentadas e bem sinalizadas, fazendo de cada parada uma grande descoberta. Salta também nos ensina a ter calma… Calma para apreciar os passeios culturais e as delícias culinárias harmonizadas com vinhos de safras ultra selecionadas, como as provenientes dos Vales Calchaquíes, beneficiadas pela altitude (algumas vindimas se dão a mais de 2 500 metros de altitude) e pela temperatura bastante heterogênea. E a região oferece mais: o seu romantismo nato. Por ser muito bonita e sui generis, qualquer ambiente pode tornar-se instagramável e apropriado para uma troca de alianças, uma renovação de votos, um encontro inesperado… A sua originalidade e sofisticação também contribuem para que casais apaixonados a escolham, cada vez mais, como cenário para casamentos e lua de mel… Os elegantes destination wedding.

A performance vibrante da capital
Convidada a conhecer o destino pelo Governo da Província de Salta e Inprotur, por meio do voo inaugural da Aerolíneas Argentinas, em 04 de julho, a viagem tornou-se uma experiência única, com emoções que foram se renovando a cada momento, possibilitando o melhor de um roteiro de seis dias. Salta, a capital, batizada de La Linda, é um verdadeiro primor. Urbana e bem conservada oferece gastronomia requintada, um centro histórico que se expande repleto de patrimônios tombados e uma formidável rede hoteleira. O city tour pela cidade, que está a 1.159 metros de altitude, é simplesmente imperdível, tanto quanto andar no seu teleférico, o Teleférico São Bernardo (construído em 1987), uma das maneiras mais apaixonantes de se avistar a capital. Lá do alto, a vista é maravilhosa. O seu ponto de partida é o Parque San Martín; e a sua estação de chegada, é o topo do Monte de San Bernardo, o verdadeiro mirante e de onde se pode apreciar a Cruz del Cerro: instalada ali em 1901, com surpreendentes duas toneladas de peso. Na andança cultural que pode começar a partir da Praça 9 de Julio (com seus quase 12 mil metros quadrados), também rodeada pelo comércio local, é possível conhecer igrejas, museus, espaços históricos e monumentos. O cenário é vibrante, pois consegue conciliar a nostalgia de seus edifícios históricos à correria da vida contemporânea. Como toda capital, Salta exibe o seu o mercado central, o San Miguel, com uma variedade imensa de frutas, artesanatos e iguarias locais.

Horizontes expandidos pelo tempo
Será difícil eleger o passeio cultural mais interessante na capital saltenha. Entretanto, a sua Catedral, batizada de Catedral Basílica Santuário do Senhor e da Virgem do Milagre, com seu estilo neobarroco colonial é de um luxo e de uma beleza sem precedentes. Com a assinatura do arquiteto Felipe Bertrés, e com conjunto arquitetônico com traços bem italianos, (sua construção vai de 1859-1882), no prédio estão os restos mortais de General Martín Miguel de Güemes. As informações oficiais sobre a Catedral detalham ainda, que a “Planta retangular é composta por três naves ou vasos, um coro profundo e que o altar principal foi projetado pelo frei Luis Giorgi”… Com colunas romanas e pé direito alto, seus detalhes em ouro, vitrais, afrescos, imagens e pinturas a tornaram um templo religioso de extrema admiração. A Catedral é visitada por pessoas de todo o mundo que apreciam além de sua beleza sacra, a sua importância religiosa. Na parte traseira da Catedral está o Museu Monsenhor Carlos M. Pérez, também uma joia cultural a ser contemplada. Ainda pela Praça 9 de Julio, o El Cabildo de Salta, é outro tesouro da província e também um edifício colonial, de superlativa riqueza histórica. O lugar foi sede das autoridades de 1626 a 1888, reconstruído em 1676 pelo capitão Diego Vélez de Alcocer. Atualmente abriga dois museus em seu interior: o Museo Histórico del Norte no térreo; e o Museo Colonial e de Bellas Artes, no andar superior. Outras duas paradas obrigatórias pela região são o Museo de Arqueología de Alta Montaña (MAAM), com seu rico acervo de peças Incas; e perto dali, o Museo Güemes, que servia como a antiga moradia do General Martín Miguel de Güemes, considerado herói nacional devido à Guerra de Independência da Argentina.

Valioso acervo histórico
Outra visita a ser feita, a mais de 100 metros da Praça 9 de Julio, é na Basílica e Convento de Säo Francisco, com o seu monastério e museu e valiosas obras de arte. Um recorrido acompanhado de um guia oficial na igreja de estilo barroco-italiano é um verdadeiro acalento para a alma e conforto para os olhos. Sua beleza secular se mescla à uma história de reconstruções após vários incêndios. Fundada em 1625, o prédio original demorou a ser construído, com início em 1625 até 1870. Já a fachada atual, foi de 1870 até 1872. Jazmin Acuna, a guia que me detalhou com riqueza de detalhes tudo sobre esse valioso complexo religioso, enfatizou que o “convento católico pertence à ordem franciscana”. E mais: “A torre do sino é a mais alta da América do Sul, com 54 metros de altura, construída em 1877, por Francisco Righetti”. Um verdadeiro espetáculo arquitetônico.

Fatos em forma de monumentos
Quando o assunto são os monumentos da cidade, outro capítulo de valiosa importância cultural, Salta é referência. Vale apreciar o Monumento a Antonio Álvarez de Arenales, na Praça 9 de Julio, inaugurado em 1919. O monumento homenageia o militar que foi governador de Salta duas vezes (1824 e 1826). Mario Abalos, um jovem e talentoso guia de turismo de Salta explica que: “No monumento da Praça 9 de Julio, o general Juan Antonio Álvarez de Arenales, assim como o General Belgrano, olham para o norte, em direção à La Florida, o lugar histórico onde Arenales (junto de suas .tropas) comandou como chefe do Exército do Norte, derrotando o exército espanhol”. Mário acrescenta que: “Esse papel na batalha de Salta foi decisivo, pois Arenales forneceu a Belgrano dados sobre a área onde eles iriam entrar e planos de Salta e seus arredores, território que ele desconhecia. Mais tarde, em 1824, Belgrano nomeou Arenales como governador”. Diante de tantas informações fica claro que aproximar-se da história de Salta é aproximar-se da alma de seus moradores que são politizados, hospitaleiros e possuem um grande senso patriótico. É poder se aprofundar em temas diversos e voltar para casa com mais cultura e mais conhecimento. E desde que a Aerolíneas Argentinas passou a fazer os voos diretos entre São Paulo e Salta, em julho deste ano, mais brasileiros têm podido experienciar esse roteiro tão rico histórica e culturalmente.

La Ciudad de Las Peñas
Com quase 500 mil habitantes, Salta é considerada a sexta maior cidade da Argentina, também chamada de Ciudad de Las Peñas. Sua localização, ao leste da Cordilheira dos Andes, no noroeste do país, lhe confere uma posição favorecida, sendo a porta de entrada para importantes lugares turísticos da região, como o famoso Trem das Nuvens (Santo Antonio de Los Cobres), além de outras áreas repletas de belezas paisagísticas. Sede do aeroporto internacional General Martín Miguel de Güemes e de duas renomadas instituições de ensino, como a Universidade de Salta, o seu centro é urbano, movimentado e com opções intermináveis de restaurantes, museus, centros de compras regionais e uma deliciosa vida noturna.

Multifacetada e plural
A capital tem bares, danceterias, cassinos, mas são as tradicionais Casas de Las Peñas (com shows folclóricos ao som de guitarra, embalados por músicas de raiz, com letras de escritores e poetas famosos) que ajudam a entender a verdadeira boemia saltenha, sempre pronta a nos transportar para uma experiência de viagem de altíssimo nível. E claro que é preciso tempo para conhecer tudo, daí a importância de um roteiro combinado com a segurança de um receptivo confiável. “Salta é uma cidade completa, que oferece muitas opções de passeios. Otimizar e organizar o roteiro pela capital com outras cidades da província é uma excelente alternativa. Assim pode-se fazer algo mais personalizado combinando natureza, cultura, história e gastronomia”, reforça o experiente guia de turismo Eduardo Salas.

Elevadas experiências Gastronômicas
Já faz tempo que restaurantes e espaços gastronômicos deixaram de ser coadjuvantes para se tornar os grandes protagonistas de uma viagem. Para os paladares mais exigentes, a capital oferece endereços premiados, únicos e conceituais, com a excelência internacional que só os grandes centros possuem. Alguns desses endereços exigem reserva antecipada e oferecem o mais alto nível de produtos e serviços à mesa. Conheça alguns deles na cidade de Salta.
Cerdo Negro de Quico Fernandez

Com 226 anos de história, a fazenda La Montanera seduz com a preservada arquitetura colonial e uma imensa área verde. Sede da Cerdo Negro, o lugar atrai visitantes do mundo todo com o seu tradicionalíssimo jamón 100 por cento de belotta, preparado de forma exclusiva, artesanal e que está na Argentina desde 1955, quando a família espanhola já preparava o produto para consumo próprio e de amigos. Quico Fernandez, o proprietário, que desde 8 anos de idade aprendeu a técnica de criação dos porcos com alimentação super especial (bolotas), está à frente dos negócios e conta com o know how familiar (que veio da Andaluzia), mas também com uma infra estrutura de ponta para a Cerdo Negro ser quem é. A variedade de produtos em sua loja exclusiva e a excelência ofertada em seus serviços tornou-se uma referência mundial. O seu restaurante de nível internacional com carta de vinhos selecionada, entre eles o Piatelli, costuma ser disputadíssimo. O ideal é fazer reserva e saborear, além da comida, cada minuto deste lindo espaço. O restaurante do Cerdo Negro apresenta opções vegetarianas e veganas para visitantes que desejam desfrutar da beleza da fazenda, mas que não consomem carnes e derivados. www.cerdonegro.com.ar
Adobe Cocina Regional

Pense em um lugar aconchegante e bem localizado. Bem pertinho do Hotel Salta, assim, é o Adobe, o lugar certo para momentos românticos e datas especiais. Nele, você encontrará a excelência da gastronomia internacional com o melhor da culinária regional. A famosa Tabla Salteña vem repleta de delícias, com opções vegetarianas. São as humitas (pamonhas), empanadas, tamales (massas recheadas enroladas em folha de espiga) e mais iguarias e sobremesas locais que nos fazem sair da linha sem remorso E além dos deliciosos pratos e da carta de vinhos (regionais e internacionais), o ambiente é único, em um prédio histórico. O edifício centenário na Rua Caserros (Pé direito alto, chão em madeira, e uma fantástica adega) funciona como a sede do Adobe que tem vista para a Praça Central da cidade, transformando almoços e jantares em uma simpática vivência cultural. A equipe de atendimento (palmas para o nosso atendente Fernando) é super profissional e experiente. Aproveite! @adobe.resto
La Vieja Estación – Peña Folklorika

Se você tem curiosidade em conhecer uma tradicional casa de peña folclórica regada a um excelente cardápio, o La Vieja Estación é o local ideal. Mas é melhor reservar com antecedência, pois suas mesas são super disputadas. Os grupos musicais que se apresentam interagem e tudo vira uma grande confraternização enquanto se aprecia um menu sem igual. Aqui, você entra em uma atmosfera dançante e hipnotizante e aproveita o conceito das casas de shows folclóricos, as tradicionais peñas … Uma tradição familiar, vinda de diferentes regiões da Argentina, que tem passado de geração em geração. Desfrutar da música cantada, do som dos bombos e das guitarras que se misturam às danças típicas, é fascinante. Saias coloridas para as mulheres; e bombachas para os homens formam um visual bonito com uma espécie de sapateado que rouba a cena, enquanto acontece um verdadeiro duelo dançante entre os pares. Para combinar, com esse clima dançante, peça a empanada de queijo, batatas fritas e calabaza assada (abóbora). Para sobremesa, o brownie de chocolate com sorvete. Entre torrontés, tannat e blends faça a sua escolha para harmonizar tudo com a carta certa de vinhos. Bom apetite! @laviejaestacionensalta

Hotel Salta: no coração da cidade
Com o seu prédio imponente, em plena Rua Buenos Aires, e a sua arquitetura neocolonial, o Hotel Salta foi declarado “Monumento Histórico Nacional- Patrimônio Cultural da Nação”. Com piscina ao ar livre, restaurante, bar, sala de fitness e suas suítes formidáveis, o hotel oferece uma estadia verdadeiramente exclusiva. Nas versões standard, executiva, júnior, individual ou dupla, os apartamentos têm tamanhos e versões diferentes (camas de madeira, camas de ferro fundido, cortinas em tecido…) mas sempre no estilo clássico colonial. Hospedar-se aqui é estar no coração da cidade, perto de tudo e da noite saltenha. Perfeito para sair, jantar, dançar… Bem próximo de uma grande experiência de viagem. www.hotelsalta.com

Nota da Redação
Márcia Santos viajou a convite do Governo da Província de Salta e Inprotur; com Assistência de Viagem GTA; e voos diretos da Aerolíneas Argentinas (Idas, sempre às quintas e sábados; retornos, às quartas e domingos, com duração de três horas). Cesar Valdivieso ( Inprotur) foi o anfitrião da imprensa durante todo este fanpress. Mario Abalos (Trem das Nuvens); e Eduardo Salas (Grupo Silvia Magno) foram os guias de turismo oficiais desta viagem que se estendeu por Santo Antonio de Los Cobres, Cachi, Cafayate, Chicoana e outras cidades que serão temas de próximos artigos,neste Portal. Magui Magdalena Benitez, também da Inprotur, seguiu o roteiro em trabalho com os operadores brasileiros também convidados nesta viagem.

Anote:
@visitsalta
Anote:
Imagens/ Divulgação: Governo da Província de Salta/ Inprotur / Cesar Valdivieso
Imagens/ Restaurantes e Hotel Salta (Sites oficiais)
Texto /Colaborou Paula Ortega (Serviços)
Parceiros nesta viagem


