Africa Fashion Week chega à São Paulo reforçando ainda mais o excelente relacionamento entre o Brasil e as nações africanas

Africa Fashion Week chega à São Paulo reforçando ainda mais o excelente relacionamento entre o Brasil e as nações africanas

O trabalho de estilistas e modelos pretos é, agora, colocado no centro dos holofotes pelo Africa Fashion Week. Imagem: Pexels.

Realizado no Espaço Cultural Mônica Anjos, o evento de lançamento do Africa Fashion Week ofereceu à imprensa um brunch e uma rodada de perguntas.

Iniciativa organizada pela Rainha Ronke Ademiluyi Ogunwusi da Nigéria, o Africa Fashion Week, anteriormente realizado no Reino Unido e em países do continente africano ocorrerá, pela primeira vez, no Brasil. Em fevereiro deste ano a organização do promoveu uma coletiva de imprensa — a qual contaria com a participação da editora-chefe do site Um Luxo de Viagem, Márcia Santos — no Espaço Cultural Mônica Anjos.

Pela primeira vez no Brasil

Responsável pela vinda do Africa Fashion Week ao nosso país, Silvana Saraiva (ao centro) posa ao lado do modelo Paulo Cruz e de outros empreendedores do setor.

O encontro chega à cidade de São Paulo por intermédio da empresária Silvana Saraiva, presidente mundial do Instituto Internacional Feafro da Câmara de Comércio Brasil-África CEDEAO. O Africa Fashion Week acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio de 2023, no Expo Center Norte, localizado na zona sul da capital paulista.

Resgate das raízes por meio da moda

Símbolo da cultura afro mundo afora, o uso de tranças, além de sua beleza, está ligado ao movimento de resistência — além de atuar como ferramenta de identificação. Imagem: Pexels.

Muito mais do que uma determinada forma de se vestir ou uma tendência passageira, a moda é, também, a expressão da identidade de um determinado povo ou cultura. Com a realização do Africa Fashion Week, a equipe organizadora pretende resgatar elementos da identidade e da ancestralidade dos povos negros e reforçar o empreendedorismo por meio da moda e do turismo.

A beleza, a poesia e a força por ações sociais

Tendo como seu principal objetivo promover o trabalho realizado por estilistas pretos, o Africa Fashion Week busca, também, fornecer incentivo às políticas de combate ao preconceito racial. Imagem: Pexels.

Além de lançar os holofotes sobre o empreendedorismo, o Africa Fashion Week tem, também, o objetivo de trazer maior relevância à constante luta contra o racismo, dando suporte a instituições que atuam no combate desse crime. Além disso, a equipe organizadora também estabeleceria um elo com Organizações Não-Governamentais que oferecem suporte à pessoa preta que deseja empreender. Por fim, o evento celebra, também o excelente relacionamento econômico e sócio cultural existente entre o Brasil e diferentes nações africanas.

Participação ilustre

Popularmente conhecido pelo apelido de “Rei da Favela” — o qual adotaria para si como uma homenagem ao avô —, o baiano Carlos Cruz (no canto superior esquerdo) marcou presença na coletiva de lançamento do Africa Fashion Week.

Em sua primeira edição no Brasil, o encontro contará com a importante presença do baiano Carlos Cruz – popularmente conhecido pela alcunha de “Rei da Favela”. Modelo internacional, Carlos é, também, vice-diretor do Africa Fashion Week, sendo responsável pelo recrutamento de modelos para os desfiles. Em um mercado majoritariamente ocupado por pessoas de pele branca, Carlos Cruz é tido como uma grande inspiração para os jovens pretos que desejam se aventurar pelo mundo do empreendedorismo, da moda e deste maravilhoso intercâmbio cultural

Anote
https://africafashionweek.com/

Notas da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação | Pexels