Salta, na Argentina, é eleita uma das três melhores cidades da América do Sul por sua arquitetura

Salta, na Argentina, é eleita uma das três melhores cidades da América do Sul por sua arquitetura

Localizada na região do Vale do Lerca, a uma altitude aproximada de 1.190 metros, a charmosa capital da província de Salta é, agora, oficialmente reconhecida mundo afora pela beleza rara de sua arquitetura.

Fundada em 1582, durante o processo de colonização espanhol, a cidade de Salta é conhecida pelo charme das suas ruas: uma verdadeira galeria a ceu aberto, a qual reúne edifícios de arquitetura colonial e neoclássica — além de uma forte influência da cultura andina.

Desenhada no norte da Argentina, Salta está sempre nos surpreendendo da melhor forma possível. De acordo com um estudo internacional realizado pelo portal Buildworld, que elaborou um ranking ordenando algumas das cidades do mundo de acordo com o interesse do turista – levando em conta avaliações coletadas por sites de arquitetura –, Salta é a principal cidade argentina e terceira da América do Sul – atrás, somente, de Quito e Rio de Janeiro – no que se refere às suas maravilhas arquitetônicas: tal escolha é uma prova do seu valor histórico e cultural inestimáveis.

Igrejas e edifícios coloniais

Diretamente ligada ao Brasil por meio de voos semanais, todos com a cidade de São Paulo como ponto de partida, Salta vem se tornando um destino cada vez mais apreciado pelos brasileiros que viajam à Argentina.

Desde que a Aerolineas Argentinas inaugurou seu voos diretos entre São Paulo e Salta, os brasileiros têm mais oportunidades de conhecer essa charmosa cidade. Para ser ter uma ideia, o estudo realizado pelo Buildworld levou em conta o patrimônio histórico que, em Salta, é representado, principalmente, por suas igrejas e edifícios coloniais. Um total de 72,7% das atrações de Salta foram classificadas com pelo menos 4,5 estrelas no Tripadvisor (site no qual a análise se baseou), fazendo de Salta a cidade argentina com a maior concentração de edifícios excepcionais e com a 19ª melhor classificação no mundo.

Verdadeira joia arquitetônica

Originalmente construído com o intuito de abrigar a administração local entre os anos de 1626 e 1888, o Cabildo de Salta é, atualmente, sede do Museu Histórico do Norte, espaço que reúne um interessante acervo que narra em detalhes a história local.

O patrimônio arquitetônico de Salta é uma verdadeira joia, com histórias sendo contadas por suas ruas de paralelepípedos, praças e edifícios coloniais e históricos preservados. Entre os exemplos estão a Catedral Basílica de Salta, a Igreja de São Francisco, o Cabildo, e outros lugares emblemáticos.

A magnitude e a beleza de dez pontos turísticos em Salta

Catedral Basílica de Salta: Construída no século XIX, é um exemplo impressionante da arquitetura neoclássica. Sua fachada e seu interior são verdadeiras obras de arte e abrigam relíquias religiosas valiosas.
Conselho Municipal de Salta: O edifício histórico abriga o Museu Histórico do Norte e oferece uma visão fascinante da história da cidade e da região. Foi sede do governo de 1626 a 1888 e, em 1936, foi declarado monumento nacional.
Igreja de São Francisco: Datada no século XVII, é conhecida por sua impressionante fachada esculpida em pedra e sua bela torre do sino – a mais alta da América do Sul, com 54 metros de altura –, que abriga o Sino da Pátria, feita com os canhões dos monarquistas rendidos na Batalha de Salta.
Museu de Arqueologia de Alta Montaña (MAAM): o museu abriga uma coleção impressionante de múmias de crianças incas encontradas na região do vulcão Llullaillaco.
Museu Güemes: Em homenagem ao herói nacional da Argentina, General Martín Miguel de Güemes, o museu oferece uma visão profunda da história argentina e da figura do herói.
Teatro Provincial de Salta: As artes cênicas são o ponto de partida para este renomado museu. Tanto a sua fachada quanto o seu interior impressionam por sua riqueza de detalhes.
Palácio Legislativo de Salta: O edifício histórico, de fachada majestosa e detalhes raros em seu interior, abriga a legislatura da província.
Museu de Bellas Artes: O museu abriga uma coleção de arte argentina e internacional.
Convento de São Bernardo: O antigo convento do século XVIII é conhecido por sua arquitetura em estilo colonial.
Morro de São Bernardo: Acessível por meio de teleférico, o topo desta colina proporciona ao visitante uma deslumbrante visão panorâmica da cidade.

Parte importante do legado histórico construído pelo povo argentino, as civilizações andinas representam os valores originais da terra, possuindo forte influência na trajetória de Salta.

Aerolineas Argentinas proporciona viagens incríveis

Desde o ano passado, a Aerolineas Argentinas opera um voo direto semanal à cidade de Salta, capital da província de Salta. A operação se realiza saindo de Guarulhos, todos os sábados. A companhia aérea possui, também, conexão direta com cidades como Buenos Aires, Bariloche, Mendoza, Córdoba e El Calafate durante todo o ano. Além disso, durante a alta temporada de inverno, são realizados voos diretos a Ushuaia e San Martín de los Andes. Entre janeiro e agosto, a empresa transportou mais de 65.000 brasileiros à Argentina, o que corresponde a 36% mais passageiros que em 2022. Sem contar Buenos Aires, os destinos mais escolhidos pelos brasileiros foram Bariloche, San Martín de los Andes, Ushuaia, El Calafate e Salta.

Anote
www.aerolineasarentinas.com.br

Anote
Facebook: www.facebook.com/Visit.Salta
Twitter: www.twitter.com/SaltaVisit
Instagram: www.instagram.com/visitsalta/
Youtube: www.youtube.com/user/SaltaPromo

Notas de redação

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação