Rota Ecológica dos Milagres esbanja natureza e luxo

Rota Ecológica dos Milagres esbanja natureza e luxo

Abrangendo uma área de cerca de 23km, que se estende dos municípios de Japaratinga até Passo de Camaragibe, a Rota Ecológica dos Milagres está localizada no litoral norte do estado de Alagoas

Mente por trás do Grupo Tamo Junto, o empresário Mauricio Vasconcelos é o responsável por adicionar a Rota ao mapa do turismo brasileiro e internacional

Com uma sofisticação genuína, a Rota Ecológica dos Milagres ostenta beleza, natureza e excelência. Fincada no litoral norte do estado de Alagoas, a Rota é formada por três municípios ligados por 23 km de coqueirais. Único no litoral do país e intitulado de Caribe Brasileiro, trata-se do cenário perfeito para dias de absoluto deleite: cercado por mar de águas cristalinas, recifes naturais e jangadas coloridas, a Rota tornou-se uma referência mundo afora. Gastronomia internacional e regional, além de uma vasta programação em meio à natureza intocada, fazem desta uma viagem inesquecível.

Conforme o próprio nome sugere, a Rota Ecológica dos Milagres é o destino ideal para diferentes públicos, desde o viajante que está em busca de praias paradisíacas e maior contato com a natureza até aquele que procura se reconectar espiritualmente

Praias exclusivas e paradisíacas

Principal local de encontro para os turistas que visitam a região da Rota Ecológica dos Milagres, a Praia do Marceneiro abriga a chamada Casa do Marceneiro, espaço idealizado para receber casais apaixonados que desejam selar seus votos cercados pela beleza do Caribe Brasileiro

Praia do Marceneiro: Ponto de encontro para melhores festas locais, trata-se, também, do local onde está a famosa Capela dos Milagres, localizada no Santuário dos Milagres. Praia paradisíaca, com sol praticamente o ano todo, este reduto de beleza se tornou um dos preferidos para os casamentos ao ar livre.
Praia do Riacho: Com visual de filme, a praia é cortada por um pequeno riacho que deságua no mar e fica a cerca de 6,3 km do marco zero da Rota Ecológica. A praia do Riacho está a 80 quilômetros de Maceió e é formada por recifes de corais e piscinas naturais que completam o cenário paradisíaco. Pela manhã, são os peixes que roubam a cena.
Praia de São Miguel dos Milagres: águas esverdeadas, coqueirais a perder de vista e areia branca formam este cenário paradisíaco no município de São Miguel dos Milagres. A 9,6 km a partir do ponto zero da Rota Ecológica, esta praia abriga uma das piscinas naturais mais lindas da região, enfeitada sempre por seus currais de peixes.
Praia de Lages: A praia mais deserta de toda a Rota certamente é a Praia de Lages: com um mar verde-azulado claro e brilhante, além de várias piscinas naturais, toda a raridade do lugar se completa com o sossego, o qual atrai aqueles que sabem apreciar uma natureza intocada. Fica a 18,8 km do ponto zero da Rota Ecológica.

Reunindo cerca de 53 associados – sendo eles ribeirinhos, estudantes e pescadores –, a Associação Peixe-Boi, com sede na Praia de Tatuamunha, é um órgão não-governamental criado com o intuito de proteger essa pacífica espécie, atualmente ameaçada

Praia de Tatuamunha: Andar de jangada e seguir a remo pelas águas calmas do Rio Tatuamunha é uma das atividades mais apreciadas por aqui. O diferencial deste reduto natural é a sua proximidade com o santuário Associação Peixe-Boi, uma oportunidade imperdível de nadar com esse gigante dos mares. A praia está a 20,7 km a partir do ponto zero da Rota Ecológica.

Vivência cultural e da natureza em sua plenitude

Dentre as inúmeras experiências à disposição do público durante visita a Rota Ecológica dos Milagres, é válido destacar os passeios guiados pela região – os quais promovem maior integração com a cultura e o ecossistema locais –, bem como uma relaxante massagem ao ar livre, com vista para o mar

Grupo Catolé: promove atividades em meio à natureza, despertando uma vasta consciência ambiental. Uma das oficinas promovidas pelo grupo ensina a técnica do “pau a pique”, método milenar de construção das casas de taipa.
Banho de Mangue: a diversidade natural da Rota Ecológica dos Milagres encanta por todas as suas vertentes. Aqui, o ponto alto é apreciar a rica área preservada de vegetação de mangue, com um banho natural e sensorial.
Trilha das Camboas: Caminhar pelos belos cenários dos ecossistemas locais é uma ótima forma de se conectar à natureza. E a recompensa pelo esforço fica no final da trilha, ao poder tomar um banho relaxante no Rio Tatuamunha.

Experiências gastronômicas imperdíveis

Localizado na belíssima Pousada Haya – a qual é sinônimo de luxo e excelência, oferecendo o que há de melhor para os turistas que estão de passagem pela cidade de São Miguel dos Milagres –, o restaurante Banami ostenta cardápio assinado pelo chef Wanderson Medeiros, utilizando ingredientes frescos e orgânicos

Os frutos do mar são, sem dúvida, o grande destaque da culinária local. A única opção é se lambuzar.

Tahafa: inaugurado em 2021, o Restaurante Tahafa une a comida asiática às raízes da culinária local de Milagres. Uma cozinha oriental e tropical localizada ao ar livre, em meio à natureza abundante.
Mira: único beach club da região, seu cardápio vai de frutos do mar a carnes ㅡ sem contar as opções vegetarianas e veganas. O Mira é um verdadeiro mergulho no oceano, com entradas e pratos principais inspirados na culinária mediterrânea e oriental.
Patrícia Bistrot: o Patrícia Bistrô oferece aos fregueses uma cozinha que se utiliza de produtos locais, orgânicos e frescos para elaborar seus deliciosos pratos. Comida autêntica, criativa e saborosa: a perfeita representação da cozinha brasileira.
No Quintal: assim que se entra No Quintal, a horta orgânica no jardim recepciona os convidados. Com espaço lúdico e cozinha afetiva, a sensação é de estar no quintal de casa, entre amigos e familiares ㅡ tanto pelo atendimento acolhedor, como pelo aconchego do ambiente.
Vilinha Marceneiro: Localizada na Praia do Marceneiro, a Vilinha é um coletivo, um conjunto de casas que comporta restaurantes e lojas de artesanato. É por lá que se encontra, por exemplo, o Sicilia Pizzaria e Gelato, point conhecido pelos locais e turistas por suas massas deliciosas.

Anote
www.rotaecologicadosmilagres.com.br

Notas de redação

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação