Projeto Sabores e Saberes faz tributo aos Pataxós

Menus dos chefs Fabio Vieira e coquetéis de Ale D’Agostino marcam a iniciativa no renomado Vila Naiá em Corumbau, na Bahia, e ficam disponíveis durante quatro fins de semana até dia 13 de abril. Com estreia marcada para o final de março, o projeto Sabores e Saberes é a grande atração gastronômica do hotel que dá início a um novo ciclo de jornadas e experiências.

Preservar as tradições alimentares dos biomas brasileiros e valorizar as nossas origens são o objetivo da Primeira Edição (deste projeto) inteiramente dedicada à culinária da comunidade Pataxó de Corumbau, na Bahia, marcada entre 21 e 22 de março, com a sequência de mais três finais de semana consecutivos 28 e 29 de março, 4 e 5 de abril e 11 e 12 de abril.



Uma jornada rica de sabores
Para essa elevada experiência, o hotel convidou o chef Fabio Vieira e o mixologista Ale D’Agostino, que apresentam um menu completo de cinco tempos e uma carta exclusiva de drinks inspirados nos ingredientes e técnicas tradicionais da cultura Pataxó, reinterpretados com sofisticação e criatividade. Com profundo respeito à riqueza e à ancestralidade alimentar, Fabio Vieira traduziu os sabores e ingredientes da comunidade Pataxó em pratos autênticos e surpreendentes: “Foi um desafio traduzir a culinária Pataxó para uma experiência gastronômica contemporânea sem perder a essência e as tradições. Os ingredientes do litoral, como ouriço, lagosta e coco xandó, são protagonistas naturais desta jornada”, explica Fábio Vieira.

Os pratos eleitos do projeto:
Antepasto de ouriço, brioche de puba e biju
Bolinho de ubarana com banana-da-terra e farinha de mandioca fina
Salada de lagosta com xandó e farinha de naiá
Cuscuz de farinha de puba hidratado com água de coco e polvo vinagrete
Peixe na patioba, paçoca de aipim e manteiga de lagosta
Panqueca de biju, biju de puba com caramelo e sorvete de crème


Ingredientes de uma cultura ancestral
O premiado mixologista Ale D’Agostino criou uma seleção de drinques que se harmoniza perfeitamente ao menu do chef, utilizando elementos regionais como aroeira, especiarias defumadas e erva-cidreira cultivada no próprio hotel e trazido de receitas ancestrais. “Os sabores e aromas da cultura Pataxó foram a nossa maior inspiração. Trabalhamos com defumações e ingredientes regionais para harmonizar perfeitamente aos pratos do chef Fabio Vieira”, explicou o mixologista.



Os drinques eleitos do projeto
Aroeira Spritz – Xarope de aroeira, rum, vinho branco e água tônica
Manhattan com hibisco fermentado – Bourbon, xarope de hibisco, vermute bianco e angostura
Najito – Erva-cidreira, xarope de gengibre, limão, gin e espumante
Moda BaIvana – Calda de coco, rum, bourbon e especiarias defumadas
Awe (significa “festa” em Pataxó) – Gin, xarope de aroeira, Campari e vermute bianco


A beleza e o conceito do Vila Naiá
O Vila Naiá é um verdadeiro refúgio de luxo sustentável, encravado no meio de uma reserva de 50 mil metros quadrados de vegetação preservada, que se estende até as belíssimas praias de Corumbau, onde o verde da Mata Atlântica se encontra ao azul do mar. A região, conhecida por sua riqueza geográfica, é um verdadeiro santuário de biodiversidade, inspirando tanto a filosofia do hotel quanto na concepção deste novo projeto. Destaque na Conde Nast Johansen e na National Geographic, o hotel proporciona uma conexão autêntica entre natureza, cultura e hospitalidade. E Corumbau, que significa “longe de tudo” na língua indígena, e é a base do hotel se tornará o cenário perfeito para essa celebração dos sabores e saberes do Brasil.
Anote
+55 11 98237 0751
reservas@vilanaia.com.br
Nota da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação