Entrevista do Mês: Jennifer Curcio, Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim para o Brasil

Entrevista do Mês: Jennifer Curcio, Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim para o Brasil

Jennifer com embaixador da Costa do Marfim no Brasil Diamouténé Alassane Zié. (Foto: Divulgação e Wilson Decola)

Jennifer Curcio, também conhecida como Jennifer Ceres, é a Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil. Tem vasta experiência em relações internacionais e promoção cultural e atua como elo entre os dois países no setor turístico. A diretora Jennifer lidera iniciativas estratégicas para divulgar os destinos marfinenses junto ao público brasileiro. Sua gestão se destaca pelo uso criativo das redes sociais e pela valorização das riquezas culturais da Costa do Marfim estabelecendo ampla conexão entre os dois países. Jennifer também é jornalista, empreendedora social e como Embaixadora da Agricultura em seu país, teve reconhecimento por sua excepcional dedicação à promoção do setor. Agora, tem como desafio promover o destino Costa do Marfim para 12 países da América Latina e juntamente à Embaixada da Costa do Marfim no Brasil, representado pelo embaixador no Brasil Diamouténé Alassane Zié, tem desenvolvido excelente relacionamento com o trade turístico e representantes de classe.

Diretora de Trismo e lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio. (Foto: Divulgação)
A Costa do Marfim, oficial e protocolarmente República de Côte d’Ivoire, é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burquina Fasso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné.(Foto: Divulgação)

1.Qual o balanço a senhora faz do Turismo da Costa do Marfim no período atual?

Os dados oficiais para o ano de 2024 ainda não estão disponíveis. No entanto, até 2021 a Costa do Marfim recebeu 2.070.159 turistas internacionais. Os visitantes provenientes da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) representaram 75,42% desse total, seguidos por outros países africanos (10,98%) e pela França (3,18%). Os números relativos aos turistas brasileiros não estão disponíveis ainda, mas sabemos que o país tem se destacado cada vez mais na intenção do viajante brasileiro.

A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Cúrcio, recebeu a ilustre visita de Ana Cristina Carvalho, Presidente da Câmara de Comércio África América, para uma reunião, cujo objetivo foi identificar e potencializar as oportunidades de Turismo e Negócios da Costa do Marfim para o público brasileiro. (Foto: Divulgação)
A cultura da Costa do Marfim é rica e diversificada, marcada por influências africanas, francesas e islâmicas. O país é lar de mais de 60 grupos étnicos, e é conhecido por suas danças, músicas, festivais e artes. (Foto: Divulgação)

2.Sendo assim, quais serão as principais ações do Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim em 2025 para atrair mais viajantes brasileiros?

O Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil fará ações multisetoriais, como fortalecer a sua presença junto às publicações e meios de comunicação do Brasil, além das redes sociais para promover os destinos marfinenses junto aos viajantes brasileiros. E estão previstas ainda campanhas direcionadas no Instagram (@BureauDuTourismeBresil), participações em feiras de turismo, eventos culturais, roadshows, meetings e todo evento que apresentar oportunidades para essa conexão entre o Brasil e a Costa do Marfim.

A Pretonomia é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizado pelo professor Breno Cruz, também conhecido como Preto Gourmet. Ele é doutor em Administração, pós-doutor em Comunicação e autor de 12 livros. Além disso, Breno Cruz é professor do Departamento de Gastronomia da UFRJ e criador de outras iniciativas, como o Prêmio Gastronomia Preta e o conceito de Economia Pretagonista. (Foto: Divulgação)
Dispõe de clima tropical e árido com vegetação que varia entre as savanas e as florestas, além de relevo planáltico. (Foto: Divulgação)

3.Quais iniciativas a Embaixada e o Escritório estão implementando para promover a Costa do Marfim junto aos investidores brasileiros?

Em fevereiro de 2025, foi realizado um seminário de negócios Costa do Marfim-Brasil em Abidjan, com o objetivo de fortalecer os laços econômicos entre os dois países. Este fórum resultou na assinatura de acordos em setores estratégicos, especialmente na agricultura, abrindo caminho para uma cooperação promissora. E no ano passado, no “ Dia da Costa do Marfim no Brasil”, tivemos vários palestrantes brasileiros, que acenaram com projetos interessantes para os negócios da Costa do Marfim, como a Planner Investimentos que anunciou o seu aporte durante o evento) de ajuda financeira à insegurança alimentar na África. Neste sentido, a nossa embaixada tem se esmerado em buscar essas oportunidades aqui no Brasil.

Jennifer Flora assumiu a gerência do escritório de turismo no Brasil em Janeiro de 2023. Ela é diplomata da República da Costa do Marfim. (Foto: Divulgação)

4.E o Dia Marfinense no Brasil 2025? Quando e como será realizado? Qual será sua particularidade este ano?

A segunda jornada do evento está prevista para este primeiro semestre, no final de maio ou começo de junho, mas toda a programação oficial será divulgada em breve, como a parte gastronômica, cultural e de negócios a serem apresentados no evento.

Os casamentos na Costa do Marfim são riquíssimos em tradição, simbolismo e coletividade. Eles misturam elementos ancestrais africanos com influências muçulmanas e cristãs, dependendo da região e do grupo étnico envolvido. (Foto: Divulgação)

5.Os profissionais do trade, como agentes e operadores de viagens, além da imprensa podem esperar um Fantrip ou Fanpress neste ano?

O Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil tem se empenhado para que isso ocorra, mas no momento não temos datas oficiais para essa iniciativa que será bastante interessante.

6.Quais esforços estão sendo feitos para aproximar os operadores turísticos e agentes de viagens brasileiros do mercado turístico marfinense?

Nossas ações estão concentradas na divulgação e promoção do país junto ao trade por meio das feiras do setor, encontros com a imprensa e fóruns relacionados. Temos o objetivo claro de colocar o destino Costa do Marfim no portfólio dos operadores e agentes.

A Costa do Marfim tem mais de 60 grupos étnicos, cada um com sua língua, costumes e práticas. (Foto: Divulgação)

7.Quais são atualmente os voos disponíveis para visitar a Costa do Marfim a partir do Brasil?

Atualmente, não existem voos diretos entre o Brasil e a Costa do Marfim. Mas os viajantes podem fazer escalas em centros de conexão europeus ou africanos, como Paris, Lisboa ou Casablanca, para chegar a Abidjan. Companhias aéreas como a Air France, TAP Air Portugal e Royal Air Maroc oferecem rotas com escala para a Costa do Marfim.

Máscaras, esculturas em madeira, danças e rituais fazem parte da herança cultural viva do país. (Foto: Divulgação)

Anote

@BureauDuTourismeBresil

Nota da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação e Wilson Decola