Senna Tower, edifício mais alto do mundo, lançado em Balneário Camboriú

Ele é deslumbrante e incomparável. Trata-se do Senna Tower, lançamento tão esperado da FG Empreendimentos, marca Senna; e Havana, edifício residencial mais alto do mundo. Localizado em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, a cidade com a maior valorização imobiliária do Brasil, o projeto vai muito além de um marco de engenharia. Ele representa a história de Ayrton Senna, tornando-se um símbolo atemporal de inspiração para a humanidade.

Mais de 550 metros de altura
Com mais de 550 metros de altura e com um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 8,5 bilhões, o Senna Tower oferecerá áreas de lazer completa, soluções em gastronomia e entretenimento abertas ao público, além de uma experiência imersiva dedicada ao legado do piloto. Fruto de mais de cinco anos de estudos, o projeto promete redefinir o conceito de luxo e inovação na construção civil brasileira. O empreendimento faz parte da categoria supertall, destinada a edifícios com mais de 300 metros de altura. “O Senna Tower representa a grandeza do potencial humano de se superar, assim como Ayrton Senna fez e, ao mesmo tempo, reforça a capacidade do Brasil de realizar obras extraordinárias. Precisamos mostrar a grandiosidade do Senna Tower e de Balneário Camboriú para o mundo…”, afirma Jean Graciola, CEO e cofundador da FG Empreendimentos.

Dezoito mansões suspensas
O empreendimento já é um sucesso de vendas, com R$ 1,3 bilhão em VGV comercializado. Os principais compradores estão concentrados nas regiões Sul e Centro-Oeste do país, além dos clientes internacionais. Ao todo, serão 228 unidades: 18 mansões suspensas, de 420 a 563 m²; 204 apartamentos, de até 400 m²; 4 coberturas duplex, de 600 m²; e 2 megacoberturas triplex, de 903 m². O edifício contará com sete elevadores de alta performance, os mais rápidos do Brasil, capazes de percorrer do térreo ao último andar em menos de um minuto. O prédio terá ainda seis pavimentos privativos de lazer, distribuídos em diferentes andares, e um rooftop exclusivo para moradores, totalizando mais de 6 mil m² de área de lazer.


Uma obra de arte monumental
O conceito do empreendimento é assinado pela multiartista e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna, que desenvolveu uma narrativa baseada na Jornada do Herói – conceito empregado na literatura e filosofia – conectando elementos de engenharia, arte a cada detalhe da torre. “O Senna Tower é uma obra de arte monumental, criada para inspirar cada um a buscar sua luz interior e seus ideais mais elevados”, ressalta Lalalli Senna. A forma da torre é fundamentada nos princípios da geometria sagrada e da sequência de Fibonacci, refletindo a busca eterna pela perfeição que impulsiona tanto a natureza quanto os grandes heróis. “A curva ascendente do edifício simboliza o movimento de superação em direção ao ideal, coroada por uma estrutura que representa a transição da matéria para a luz”, explica Lalalli.

Primeiro empreendimento imobiliário criado como monumento
O Senna Tower, qie icorpora o que há de mais inovador em engenharia mundial, representa uma mudança de paradigma nos empreendimentos imobiliários co-branded, sendo o primeiro criado como monumento com o propósito de tornar-se um símbolo de superação e inspiração. “O projeto simboliza a entrada da marca Senna no segmento imobiliário. O objetivo é transformar o projeto em um ícone vivo, que motive cada indivíduo a buscar seu verdadeiro potencial”, ressalta Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha do piloto brasileiro. “O Senna Tower nasce com a missão de inspirar e transformar não só os futuros moradores, e sim fãs de todas as gerações. É um tributo à força interior que cada um de nós carrega”, destaca. O empreendimento será pioneiro no Brasil ao incorporar soluções tecnológicas como o Tuned Mass Damper (TMD) — sistema avançado de estabilização que mitiga o efeito dos ventos —, aliado a outriggers, materiais de alta performance e avaliações precisas em túneis de vento para assegurar os mais elevados padrões estruturais internacionais.

Espaço Senna Tower
O Senna Tower ultrapassa a função tradicional de ponto de vendas, oferecendo um percurso imersivo e tecnológico para visitantes e clientes. O propósito do espaço é oferecer também experiência completa sobre o conceito do projeto. O visitante passa por diferentes etapas, estruturadas para apresentar a história de Ayrton Senna, os diferenciais arquitetônicos, e as soluções tecnológicas empregadas no edifício. Logo na entrada, o público tem acesso a um acervo que relembra momentos marcantes da trajetória de Ayrton Senna, como troféus, equipamentos de corrida, itens pessoais e imagens históricas, cedidos pela família do piloto. Uma sala imersiva, equipada com projeções 360º, mostra o conceito criativo do novo prédio. Há ainda uma maquete interativa de 14 metros – altura correspondente a um prédio de quatro andares, sendo a maior maquete das Américas, conectada a tablets e realidade aumentada, que exibe plantas, destaques arquitetônicos e um show de luzes, também visível do lado externo. O espaço apresenta um apartamento decorado de 294 m², com projeto de interiores assinado pelo arquiteto João Armentano.


Beleza, luxo e valorização em Balneário Camboriú
Localizada em um eixo logístico estratégico de Santa Catarina, Balneário Camboriú é referência em desenvolvimento imobiliário no Brasil e no mundo. Possui o metro quadrado mais valorizado do país e é um dos principais destinos turísticos nacionais. Lidera o ranking de segurança pública entre cidades de 100 a 500 mil habitantes do Sul, segundo a Urban Systems, e está entre as melhores cidades brasileiras no Índice de Desenvolvimento Humano, Governança Municipal e qualidade de vida. Santa Catarina é um dos estados mais relevantes do Brasil, com o sexto maior PIB nacional, segundo o IBGE, e grande potencial econômico. Possui o menor índice de desocupação, a maior empregabilidade do país e abriga empresas de destaque internacional. Destaca-se também pela diversidade cultural e belezas naturais.

Anote
Senna Tower
Nota da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação