The Brando: A beleza deslumbrante do resort de Marlon Brando na Polinésia Francesa

Localizado no atol de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, o The Brando é considerado um dos eco-resorts mais exclusivos e sustentáveis do mundo. A apenas 20 minutos de voo de Papeete, no Taiti, o resort combina alto padrão de hospedagem, práticas ecológicas inovadoras e profundo respeito à cultura local. O projeto, fruto do sonho do ator Marlon Brando, que conheceu Tetiaroa em 1962, durante as filmagens de O Grande Motim, é o resumo de uma inspiração genuína de altíssimo bom gosto de seu idealizador. Na época, o ator se apaixonou não só pela ilha, mas também por Tarita Teriipaia, atriz taitiana que contracenou com ele no filme e que mais tarde se tornaria sua esposa. Encantado pela natureza e pelas tradições locais, Brando comprou o atol em 1967 com a intenção de criar um santuário ecológico e cultural. Décadas depois, sua visão se materializou com a inauguração oficial do resort em 2014, infelizmente e quando totalmente pronto, o ator já havia falecido,. Inspirado na lógica dos próprios atóis — ecossistemas autossustentáveis —, o The Brando foi construído com base em princípios rigorosos de sustentabilidade, utilizando energia solar, arquitetura ecológica e tecnologias que minimizem o impacto ambiental. Atualmente, o resort segue operando em parceria com o Fundo da Família Brando e a comunidade local, preservando tanto o meio ambiente quanto a cultura polinésia.

Um total de 35 villas e uma casa de quase 300 metros quadrados
As 35 villas do resort oferecem privacidade total, espaços amplos, integração à natureza e um design que prioriza ventilação natural e conforto térmico. Para quem busca ainda mais exclusividade, a Teremoana Residence é uma casa de 279 m² com mordomo dedicado, ideal para famílias ou pequenos grupos. Chegar ao The Brando é mais simples do que parece. Há voos diretos dos Estados Unidos para o Taiti, e de lá são apenas 20 minutos de voo até Tetiaroa — em aeronaves regulares da Air Tetiaroa ou por meio de voos privados, inclusive com partidas a partir de Bora Bora. A logística de chegada é considerada mais eficiente do que a de destinos similares insulares no Índico. Josh Jost, Diretor de Marketing do The Brando, esteve no Brasil no dia 2 de julho de 2024, em um encontro promovido pela TL Portfolio, onde conversou com Márcia Santos, editora-chefe do portal Um Luxo de Viagem, sobre o potencial do resort para o mercado brasileiro de alto padrão. Segundo ele: “O The Brando tem tudo o que o brasileiro acostumado às viagens de alto luxo gosta de encontrar: excelência, exclusividade, um cenário absolutamente paradisíaco e uma gastronomia impecável. E mais — o destino acaba sendo até mais motivador do que outros insulares de alto nível, pois além de ter uma conexão internacional mais simples, a distância e o acesso ao resort são mais ágeis e menos cansativos para quem sai do Brasil. Há várias opções de voos para o Taiti saindo dos EUA, como de Los Angeles, São Francisco ou Dallas, o que permite ao brasileiro fazer uma conexão via Estados Unidos. Já para outros destinos, neste mesmo conceito, normalmente é preciso voar via Europa, Oriente Médio ou África, com duas conexões e tempos de espera longos. Do Taiti para o resort The Brando, por exemplo, são apenas 20 minutos de voo.

É possível visitar Rimatu’u, onde Brando viveu antes da construção do resort
Entre as experiências oferecidas estão passeios de caiaque, snorkeling, observação de aves, trilhas ecológicas, aulas de ukelele, e tours culturais de bicicleta pela ilha de Onetahi. É possível ainda visitar Rimatu’u, onde Brando viveu antes da construção do resort. No spa Fare Mana,é possível meditar, praticar yoga ou participar de banhos sonoros imersos na natureza. Já o Varua te ora Spa combina ingredientes naturais e saberes ancestrais com práticas terapêuticas modernas. A gastronomia é comandada pelo chef francês Jean Imbert, que mistura técnicas clássicas com sabores polinésios, sempre com foco em ingredientes locais. Outro destaque é o icônico Bob’s Bar, frequentado por Marlon Brando ao entardecer. Hoje, o espaço celebra essa história com pratos inspirados na culinária do Pacífico Sul e drinques como o Dirty Old Bob, favorito do ator.

TL Portfolio promoveu nosso encontro
Fundada por Tina Lyra em 2012, a TL é uma consultoria de estratégia comercial especializada no segmento de luxo. Com nove escritórios e uma equipe de 35 mulheres nas Américas, a empresa representa hotéis e fornecedores de hospitalidade em todo o mundo para os principais compradores de viagens do continente.

Onde entra Tetiaroa (o atol do The Brando)?
Tetiaroa é um pequeno atol a cerca de 60 km ao norte do Taiti. Embora remoto, está muito próximo da ilha principal, o que facilita o acesso:
Do aeroporto internacional de Papeete (Taiti) até Tetiaroa são apenas 20 minutos de voo
Esse trajeto é feito por aviões privados ou pela Air Tetiaroa, empresa aérea operada pelo próprio resort

Resumo da conexão aérea para brasileiros:
Polinésia Francesa → Território francês composto por mais de 100 ilhas e atóis no Pacífico Sul
Taiti → Principal ilha da Polinésia Francesa, com aeroporto internacional e centro logístico
Tetiaroa → Atol exclusivo onde está o resort The Brando, acessado por voo direto a partir do Taiti

Anote
Para saber mais sobre o resort ou fazer reservas, acesse o site oficial: https://thebrando.com
Nota da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação