Especial México: A linda e luxuosa vida em Los cabos

Convidada pela organização do Tianguis 2025 (Um dos eventos turísticos mais importantes do mundo, realizado no México) para conhecer Los Cabos, após o evento em Tijuana (Baja California), eu estava segura de que essa seria uma das grandes viagens da minha vida. E eu estava certa! Essa verdadeira e incomparável riviera de Luxo do Pacífico Mexicano, e ainda pouco explorada pelos brasileiros, é a combinação perfeita entre destino e sustentabilidade, entre luxo e contemporaneidade, entre beleza e autenticidade. Do aeroporto de Tijuana, onde eu estava participando do Tianguis até o aeroporto de Los Cabos, foram duas horas e meia de voo pela Volaris. Já para retornar de Los Cabos até a Cidade do México e depois para o Brasil, a minha companhia Aérea foi Aeromexico, a mesma que me levou para o evento.
Por Márcia Santos

Um destino clássico, sob medida e personalizado
Pode-se dizer que Los Cabos tem um diferencial em relação a outros destinos de luxo. Além de clima, geografia e ecossistema privilegiados, sua vocação turística é genuína e sob medida. Sem grandes ostentações, de uma maneira personalizada e moderna, a arte de receber mistura excelência, discrição e hospitalidade. Localizado na Península da Baja California (Baja California Sur), fincado no noroeste do México, banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar de Cortés (Golfo da Califórnia), Los Cabos é composto por um cenário realmente extraordinário. Duas marinas (Cabo de San Lucas; e Puerto Los Cabos Marina) dão aquele ar de riqueza ao município, além das praias deslumbrantes (azuis e transparentes), áreas desérticas e montanhosas, estuários (encontro da água do rio com a água do mar) e recifes de coral. E tudo isso somado a mais de 18 campos de golfe de nível mundial, redes de hotéis luxuosos, restaurantes renomados e à limpeza absoluta de suas ruas, o que explica a preferência de um público bastante exigente na escolha deste paraíso, que só em 2024 alcançou a marca de 3,8 milhões de visitantes ao ano. Outro ponto a se destacar é que um total de 23 restaurantes de Los Cabos foram incluídos no Guia Michelin 2025, destacando a região como um dos principais destinos gastronômicos do mundo, mostrando todo o potencial criativo da culinária local, que vai desde pratos tradicionais mexicanos até a gastronomia de influências internacionais.

Na Linha do Sol… A poesia entre o Deserto e o Mar
Sabendo que Los Cabos está no ponto mais ao sul da Península da Baja California, o que não falta por aqui são as associações poéticas entre o destino e sua posição mediante ao Trópico de Câncer — como se essa linha invisível marcasse um encontro real entre o deserto e o mar de Los Cabos. Para explorar cada ponto e poesia desta viagem, as minhas atividades diárias foram desenvolvidas pelo órgão oficial Los Cabos Tourism, quando pude conhecer lugares inesquecíveis, com toda a logística necessária para me locomover durante a programação. Com um grupo de operadores de viagem (Brasil, Colômbia, Canadá e Estados Unidos) e tendo como anfitriã durante esse tour Diana Pomar, representante do destino no Brasil, as descobertas foram surgindo dia após dia. O clima, por ser árido e ensolarado, estava ótimo, e variava em maio (período em que embarcamos) de 22 a 26 graus, sempre apropriado para as roupas mais leves durante o dia; e uma malha quente de noite, quando as temperaturas sempre caíam um pouco. As cidades principais de Los Cabos são as charmosas Cabo San Lucas; e San José del Cabo, ligadas por um corredor turístico de 32 km onde estão os principais resorts de luxo, os campos de golfe e as praias mais badaladas. Com 350 mil habitantes, o turismo é a principal atividade econômica e a capacitação dos colaboradores do setor é permanente, daí também a eficiência para o turismo de altíssimo padrão e a qualidade dos serviços, neste que é considerado um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. O Diretor de Turismo de Los Cabos, Rodrigo Esponda, falou mais a respeito da região em uma entrevista exclusiva em nosso portal www.umluxodeviagem.com.br. Ele explica que: “Los Cabos conseguiu se consolidar como um dos destinos de luxo mais relevantes do continente, graças à excelência no serviço, infraestrutura hoteleira de nível mundial e experiências sob medida para cada viajante”.

Casa Dorada Hotel: Com vista para a Baía de Cabo San Lucas
Se a vida se resume em uma sucessão de boas experiências, aqui você viverá algumas das melhores. Para os dias que seguiriam em Los Cabos foi me dado o privilégio de hospedar-me em dois hotéis espetaculares. O primeiro, o Casa Dorada Los Cabos Resort & Spa; e o segundo Corazón Cabo Resort & Spa, ambos na famosa praia de El Médano, em Cabo San Lucas. O Casa Dorada Los Cabos Resort & Spa (www.casadorada.com) é um resort suntuoso, arejado e cheio de regalias. Miriam Cham, Gerente de Reservas, foi quem nos deu as boas-vindas explicando mais sobre os serviços, produtos e ressaltou como o público brasileiro se identifica com a sofisticação de cada detalhe do empreendimento que tem um total de 150 suítes. Do lobby principal, que também possui um mezanino, se pode avistar parte do mar azul com areias brancas, não sem antes passar os olhos pelo complexo de piscinas. Além da sua localização privilegiada, a vista parcial que se tem das formações rochosas são um sonho real. O seu SPA, Saltwater SPA, oferece os melhores tratamentos para corpo, mente e espírito. As suítes, bem como os restaurantes e seus bares, também são a comprovação do bom gosto. Entre os restaurantes, estão o 12 Tribes, que oferece uma elevada culinária internacional com sabores mexicanos contemporâneos, em um ambiente refinado com vista para a baía. Tem ainda o Maydan Restaurant, ideal para as refeições descontraídas e à beira-mar, com pratos tipicamente mexicanos e cozinha internacional. O Okianus Pool Bar oferece porções e drinques à beira da piscina, tudo com uma atmosfera romântica. Quanto ao The B Bar, são os coquetéis e música ao vivo, em algumas noites, que roubam a cena.
Foto 1: Hotel Casa Dorada Resort & Spa: Vista externa e privilegiada para o Mar de Cortés, piscinas deslumbrantes e hospedagem inesquecível; Foto 2: Com suítes espaçosas e varandas privativas com vista suntuosa, o Casa Dorada Los Cabos ilumina a noite de Cabo San Lucas; Foto 3: Suíte luxuosa Penthouse do Casa Dorada é um sonho! (Fotos: Divulgação/Hotel Casa Dorada)
E ainda tem mais opções, como o Club de Playa, o Sushi, a Trattoria Médano e o Café e Loja de Conveniência Deli Xoxo, com os seus lanches exclusivos. Quanto às suítes, todas são grandes, divididas em sete categorias diferentes. Entre os exemplos, estão a Junior Suite, com cerca de 92 m², com cama king-size ou duas camas queen, sala de estar integrada e varanda com vista parcial do mar; a One-Bedroom Suite, com aproximadamente 115 m², sala separada, cozinha equipada e espaçosa varanda de frente para o oceano. A Two-Bedroom Suite com cerca de 170 m², duas suítes, sala de estar e cozinha completa. E para uma experiência ainda mais personalizada, a Penthouse Suite, com 380 m² com vista panorâmica do mar, terraço privativo com jacuzzi e decoração super elegante. Nosso jantar de boas- vindas se deu no Restaurante 12 Tribes, sob o comando do chefe Carlos Beltran que enfatizou em cada prato a abundância da culinária mexicana de alto nível.
Corazón Cabo Resort & Spa: De frente para o Mar de Cortés
Na minha estadia em Corazón Cabo Resort & SPA (www.corazoncabo.com), na segunda parte da viagem, fui agraciada por mais uma estadia ilustre. Na prática, um sofisticado resort à beira-mar, também localizado na Praia de El Médano, um dos mais novos da região. Restaurantes de elevadíssimo padrão, piscina de borda infinita e rooftop com vista para o mar, são a receita de sucesso perfeita deste empreendimento tão exclusivo. Ao chegar no lobby para o check-in, já fui percebendo a atmosfera pulsante, a energia contagiante que o hotel, super moderno, possui. Mais uma vez, a localização e o cenário paradisíaco proporcionaram não apenas a mim, mas a todo o grupo do nosso fantrip, dias perfeitos. Na nossa primeira noite, fomos recebidos por Oscar Molina, Diretor de Vendas do hotel, em um jantar exclusivo no restaurante Aleta Seafood & Steakhouse. O Diretor, um profissional com experiência de longa data no turismo, nos contou que o sucesso absoluto do hotel, com 305 acomodações, se deve a um portfólio completo de equipamentos, turísticos, serviços e produtos de luxo, que incluem suítes confortáveis, equipe super capacitada, duas piscinas de borda infinita à beira-mar, um clube de praia, o rooftop mais alto da cidade, a única microcervejaria do Cabo e o SPA Sparitual, cujos espaços são conectados para o mais elevado grau de experiência. Vamos aos detalhes: o Aleta Seafood & Steakhouse, onde aconteceu o nosso jantar de boas-vindas, por exemplo, serve em seu cardápio frutos do mar e as carnes selecionadas, tudo super elaborado; o Corazón Beach Club, o único clube de praia do lugar, reúne a música animada, os pratos contemporâneos em um espaço cool, com um clima da badalação para ver e ser visto. No topo do resort, o Rooftop 360 com festas temáticas e DJs internacionais, se destaca na cobertura mais alta de Cabo San Lucas, oferecendo coquetéis artesanais e um clima sem igual. Já O Corazón Pool Grill (piscina de borda infinita), serve aperitivos, saladas, sanduíches, sushis e pratos principais. Já Baja Brewing Co. é o nome da única microcervejaria artesanal do Cabo; o Füry V é um restaurante de alta gastronomia para jantares especiais; o Draque Cocktail Loungefoi totalmente inspirado na história do Mojito; e para completar, tem o Bar molhado com tacos mexicanos ou o sempre popular cheeseburger com batatas fritas. Sobre as suítes, temos aqui um estilo todo moderno, em meio a um clima glamouroso e de vanguarda. Em suas três torres, o hotel pode proporcionar o acalento em oito categorias distintas de acomodações. Entre elas estão as suítes Luxury City View King e Luxury City View Double, ambas com cerca de 42 m², oferecendo vista urbana e decoração contemporânea. Já as suítes Luxury Ocean View King e Luxury Ocean View Double, também em torno de 42 m², proporcionam belas vistas para o Mar de Cortés.
Foto 1: Corazón Cabo Resort & Spa oferece uma das vistas mais deslumbrantes de Cabo San Lucas. Aqui, cada amanhecer é único! É um privilégio poder desfrutar dessa forma exclusiva de se hospedar com alma mexicana; Foto 2: Suíte de três quartos. Aprecie as luzes da cidade de Cabo San Lucas da sua varanda e da ampla suíte de três quartos, projetada para grupos de familiares ou amigo; Foto 3: Corazón Cabo Resort & SPA: um sofisticado resort à beira-mar, também localizado na Praia de El Médano, um dos mais novos da região com uma sofisticação sem igual. (Foto: Divulgação/Corazón Cabo Resort & Spa)
Outro destaque do Corazón Cabo é a Luxury Ocean View King with Balcony, que possui 48 m² e se diferencia pela varanda privativa com vista para o mar. Já para quem busca ainda mais espaço e exclusividade, o resort conta com suítes como a One Bedroom Ocean View Suite, com 93 m², sala de estar separada e varanda; e a Two Bedroom Ocean View Suite, perfeita para famílias ou pequenos grupos, com cerca de 135 m², dois quartos completos e amplas áreas de convivência. No topo está a imponente Corazón Ocean Penthouse, uma cobertura com mais de 300 metros quadrados, com vista do mar, terraço privativo e serviços premium. Um sonho totalmente possível para os endinheirados do planeta!
Contemplando o Aquário do Mundo

Compreender a história de Los Cabos é compreender a essência e a sua identidade até os dias atuais, refletida em sua força cultural e econômica. Até a metade do século XX, Los Cabos era um refúgio quase secreto, visitado principalmente por pescadores e aventureiros do Mar de Cortés — batizado de “Aquário do Mundo” por Jacques Cousteau, devido à diversidade da vida marinha e ao seu potencial ecológico. Sabemos que Los Cabos é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Golfo da Califórnia (também conhecido como Mar de Cortés), mas antes de se tornar essa referência de luxo com serviços exclusivos e cenários badalados, especialmente Cabo San Lucas era apenas uma simples vila de pescadores, cuja economia girava em torno da pesca e da extração de pérolas. A grande transformação começou nos anos 1970, com a construção da Rodovia Transpeninsular e mais conexões aéreas, que trouxeram investimentos e impulsionaram o turismo de alto padrão, conforme registros oficiais do destino. Atualmente, Los Cabos é sinônimo de exclusividade: um lugar onde a natureza é cuidadosamente preservada, a gastronomia é refinada e a sustentabilidade, uma prioridade. O destino coleciona títulos e prêmios internacionais, por exemplo, o Cabo Pulmo National Park, reconhecido pela UNESCO, como Patrimônio Mundial da Humanidade por ser um dos recifes mais importantes e bem preservados do Pacífico Oriental. E embora ainda não exista um voo direto do Brasil para Los Cabos, o destino oferece tudo aquilo que o viajante brasileiro, acostumado a experiências de alto nível, aprecia encontrar. Inclusive, a criação de uma rota direta entre o Brasil e Los Cabos tem sido tema de conversas entre o Departamento Oficial de Turismo e as companhias aéreas. Em 2024, o destino recebeu 3 800 brasileiros, número que certamente crescerá com a ampliação da conectividade aérea.

Sob a brisa selvagem de East Cape
Voltando à nossa viagem… Nossos anfitriões escolheram a Transcabo, empresa referência, que cuidou de toda a logística durante a nossa estadia. Já para as aventuras mais radicais — aquelas que a gente adora! — tivemos o acompanhamento da High Tide Los Cabos, a operadora mexicana, especializada em turismo ecológico e de aventura, experts em roteiros ao ar livre, incluindo trilhas, caiaque, snorkeling e outras modalidades. Partimos cedo do Hotel Casa Dorada com destino ao Cabo Pulmo National Park. E nossa primeira aventura começou a bordo de um 4×4. Mas antes mesmo de chegarmos ao parque, o trajeto já nos proporcionou uma experiência única. A rota costeira conhecida como East Cape (ou Cabo del Este) percorre a costa leste de Baja California Sur, revelando cenários super bonitos. É uma verdadeira aula prática sobre a natureza e geografia de Los Cabos: plantações áridas, estradinhas de terra e aquele contraste cheio de mistérios entre o deserto e o Mar de Cortés. Durante o percurso, fizemos algumas paradas estratégicas em praias praticamente desertas, como a Playa de las Palmas (não deixe de conferir nossos vídeos!). E é importante lembrar que essa região abriga outras praias, como a Playa Santa Maria, com sua enseada protegida perfeita para snorkeling; a Playa Chileno, famosa pelas águas cristalinas e ótima infraestrutura; a Playa Palmilla, ideal para um mergulho rápido; a Playa La Fortuna, um refúgio tranquilo onde fomos recebidos por simpáticos jumentinhos (sim, tem vídeo disso!); e a Playa Los Frailes, já nos arredores de Cabo Pulmo, conhecida pela calmaria. Ah, e não posso esquecer de mencionar novamente a Playa de las Palmas, com seu cenário de palmeiras e falésias que mais parece cenário de filme (vejam nossos vídeos!).

Vivendo uma experiência sensorial em Cabo Pulmo National Park
Finalmente chegamos ao Cabo Pulmo National Park, e como já mencionei, verdadeiro santuário ecológico, famoso por abrigar um dos recifes de coral vivo mais antigos e preservados do mundo. Nossa parada foi na Playa Arbolitos, uma das principais portas de entrada para explorar as maravilhas do parque. É ali também onde estão as muitas atividades de snorkeling e mergulho, em meio a águas incrivelmente cristalinas e uma vida marinha exuberante. Por estar dentro da área protegida do parque, o acesso à Playa Arbolitos é controlado, com regras específicas para garantir a preservação dos ecossistemas e das espécies locais. Hugo Zambrano, o guia de turismo que também conduziu o nosso 4X4 foi nos explicando em cada parada a história e a importância da preservação na região (Veja foto dele em nossa galeria). Com 24 anos de idade, Hugo é a representação do presente e do futuro de Los Cabos. Apaixonado por esportes radicais, surfista, formado na faculdade, falando três idiomas fluentemente e filho de pescador… Ele sabe que aquele é um paraíso raro, mas que para trabalhar ali, a sua capacitação profissional e atualizações são fundamentais. “Recebemos e acompanhamos muitos estrangeiros. A beleza, a consciência ambiental, a segurança e a diversidade natural de Los Cabos são os nossos grandes tesouros. Ter amplo conhecimento cultural e histórico sobre o que nos cerca é a chave do nosso trabalho”, pontua. Antes de regressarmos ao hotel, a nossa parada para o almoço foi no delicioso Restaurante La Palapa, que fica no vilarejo simpático de Cabo Pulmo. Localizado pertinho da praia, o restaurante oferece uma área ao ar livre com um cardápio tipicamente mexicano que se destaca pelos famosos tacos. Imperdível! E bem pertinho dali outra opção para as refeições. O Tacos & Beer, outro restaurante também informal à beira-mar, conhecido por seus deliciosos tacos de frutos do mar, como o taco de peixe defumado com molho de maionese cítrica, o taco de camarão grelhado ao chipotle e o taco de polvo ao estilo Baja, servido com repolho roxo e limão. Também oferecem o taco de peixe empanado crocante e o taco de camarão ao alho, todos acompanhados por cervejas artesanais e a seleção de molhos caseiros que vão dos suaves aos picantes. O ambiente também é descontraído, bem pé- na- areia, com aquele charme típico do verão mexicano.
Foto 1: Cabo Pulmo National Park, conhecido por sua calmaria e importância mundial (Foto: Divulgação/Cabo Pulmo National Park); Foto 2: Com águas calmas e protegidas por um recife natural, a Playa Santa Maria é um dos melhores pontos de snorkeling de Los Cabos. Localizada a apenas 15 minutos de Cabo San Lucas, é um santuário marinho perfeito para quem busca contato com a natureza. (Foto: Divulgação/Visit Los Cabos)
Gastronomia autoral no premiado Don Sanchez
Após a inigualável experiência em Cabo Pulmo, a nossa noite não poderia ser melhor e ganhou contornos ainda mais glamourosos, quando saímos para jantar no renomado Restaurante Don Sanchez (Pasión Culinaria por la Baja), parte do Grupo Ediths. Localizado no centro histórico de San José del Cabo, a cerca de 35 km do hotel Casa Dorada, o restaurante é um reduto de celebridades, formadores de opinião e gente famosa de toda parte do mundo. Funcionando em uma antiga casa colonial, com cerca de 1.200 m² distribuídos entre salões internos, terraço e um pátio central arejado e cheio de plantas, o Don Sanchez exibe os melhores pratos da cozinha mexicana contemporânea, além de oferecer um ambiente sofisticado, com música ao vivo e refinada (Jazz, pop internacional, música latina). Em nosso jantar, uma infusão de sabores e uma degustação de alto nível harmonizada com vinhos mexicanos, internacionais e bebidas de agave, nos encheram de honra e de prazer. O premiado chef Edgar Román (também proprietário) fez questão de nos receber junto de seu impecável staff. Premiado com o Five Star Diamond Award 2023, concedido pela American Academy of Hospitality Sciences, Román também foi eleito o Chef do Ano 2023, pelo Club Vatel México. O profissional, que possui uma carreira internacional brilhante, faz questão de enfatizar que não se pode perder as raízes ancestrais, culturais e gastronômicas que os trouxeram até aqui. Somar tudo isso à modernidade – sem perder a origem – é o que os tornaram únicos.

Ao visitar o Don Sanchez, faça como eu: escolha uma mesa próxima à tela pintada à mão pelo artista Vauduro Rojas. Com traços bastante expressivos, a obra retrata a cultura e as paisagens de Los Cabos, convidando a momentos de admiração antes mesmo da refeição começar. Depois de apreciar cada detalhe do quadro, é hora de voltar os olhos para a mesa — e prepare-se para ser surpreendido, assim como o nosso grupo foi. O cardápio, minuciosamente elaborado, oferece o melhor da gastronomia mexicana com opções tradicionais, veganas e vegetarianas. Também fomos agraciados em nosso jantar com a preparação da Salada Caesar (ou Caesar Salad, criada em 1920, em Tijuana, por Caesar Cardini) (vejam nossos vídeos). Tacos, peixes, frutos do mar, carnes e sobremesas, como os icônicos churros, nos proporcionaram uma experiência culinária incrível. Como define o próprio restaurante, “o Don Sanchez é inspirado nos ingredientes frescos encontrados na península da Baixa Califórnia, oferecendo uma experiência contemporânea de alta gastronomia mexicana, que celebra a culinária mexicana e os produtos locais da fazenda, do mar e do rancho”. Unindo arte, gastronomia, história e sofisticação em cada detalhe, o Don Sanchez representa com perfeição a essência do portal Um Luxo de Viagem. Conhecer e vivenciar este lugar foi, sem dúvida, uma honra.
Sob às bençãos do Trópico de Câncer e do Fox Canyon
No último dia da viagem, experimentamos ares ainda mais imponentes e nostálgicos. Já acomodados no Corazón Cabo Resort & Spa, partimos para mais uma aventura nos veículos 4×4, com a equipe da High Tide Los Cabos, e novamente guiados por Hugo Zambrano. Nossa primeira parada foi para as fotos oficiais no Monumento do Trópico de Câncer, o ponto geográfico que marca exatamente onde o trópico “passa” (marco imaginário) pela península de Baja California Sur. Aliás, a poucos lugares no mundo foi concedido o privilégio de serem cortados por uma linha invisível como essa. Em Los Cabos, o Trópico de Câncer não é apenas um marco geográfico, mas uma dádiva que molda paisagens e influencia o clima. Lembra da explicação que eu dei anteriormente? Pois bem: é bem ali, às margens da Carretera Transpeninsular, entre La Paz e San José del Cabo, que o pedestal circular e a escultura indicam, com precisão, o cruzamento do trópico. Ao lado da escultura está a Capela do Trópico de Câncer, ou Capilla del Trópico de Cáncer, onde aproveitei para uma oração em silêncio — não sem antes agradecer pelo cenário sui generis do Deserto da Baja California Sur. Após essa visita, seguimos para o Rancho Sol de Mayo, próximo ao povoado de Santiago, localizado na base da Sierra de la Laguna Biosphere Reserve (ou Reserva da Biosfera da Serra da Laguna), reconhecida pela UNESCO desde 1994 como um dos ecossistemas mais preservados do planeta. Trata-se de um dos raros oásis onde pinheiros e carvalhos brotam em pleno deserto. Já o Rancho Sol de Mayo, de propriedade privada, tornou-se uma referência em turismo sustentável, pois colabora na organização e fluxo das visitas, criando uma rotina consciente e equilibrada para o local. Segundo a plataforma Visit Los Cabos (www.visitloscabos), é considerado “um dos melhores lugares para vivenciar trilhas acessíveis, mesmo para iniciantes, em um ambiente natural preservado, voltado à conservação ecológica, oferecendo acesso controlado ao Cañón de la Zorra, ou Fox Canyon”. Para chegar ao cânion (com suas piscinas naturais) fizemos uma pequena trilha de cerca de 25 minutos saindo da base do Rancho Sol de Mayo (onde tem vestuário para a troca de roupa). O caminho não é difícil, mas é imprescindível estar de tênis e roupas confortáveis, por se tratar de um percurso em declive, com pedras e pedregulhos. À medida que vamos descendo, somos impactados pelo visual exuberante da caminhada, onde as plantas nativas tomam conta, como os arbustos, cactos, samambaias, palmeiras, além dos pequenos riachos que ajudam a desenhar o cartão de visitas desse santuário. Abastecidas pelas águas que descem das montanhas da Sierra de la Laguna, vai se formando um conjunto de piscinas naturais (Vejam nossos vídeos) onde se pode nadar, tomar banho de sol e desfrutar de momentos incrivelmente imersivos, em meio às suas formações rochosas. Após a nossa experiência no cânion, voltamos para a base do Rancho onde almoçamos no Restaurante Los Agaves – Sabores Autênticos da Baja. Verdadeiro representante da culinária regional da Baja Califórnia Sur, o restaurante rústico serve desde o clássico “Huevo al gusto” até uma variedade de chilaquiles (com costela, chorizo, machaca, camarão ou frango), além de entradas como guacamole com totopos, nachos, quesadillas e ceviches de peixe e camarão. Os pratos principais incluem enchiladas de lagosta e camarão, tacos dorados (peixe, lagosta, camarão e frango), fajitas, cortes nobres como rib eye e arrachera, e a famosa “hamburguesa Los Agaves”. Para a sobremesa, as opções incluem torta de limão e pastel de chocolate. Tudo isso servido ao ar livre, sob pérgolas de madeira, proporcionando momentos super agradáveis!
Foto 1: Uma paisagem deslumbrante formata a Serra de La Laguna; Foto 2: O Cañón de la Zorra é um dos locais mais visitados na região da Serra de La Laguna porque reúne piscinas naturais formadas pela ação da natureza com a água que desce pelas chuvas e pela encosta; Foto 3: Uma das principais piscinas naturais do mundo está ali: no Fox Canyon ou Cañón de la Zorra (Imagens: Divulgação/Visit Los Cabos)
Pôr do Sol em um cruzeiro Inesquecível avistando o El Arco e Land’s End
Depois da nossa experiência pelo Cañón de la Zorra, seguimos para a charmosa e movimentada Marina de Cabo San Lucas. De lá, embarcamos com a Cabo Adventures — empresa referência em roteiros de turismo de luxo e aventura — para um passeio único: o nosso grand finale em Los Cabos. O cruzeiro foi feito a bordo de um catamarã à vela, com duração de duas horas e meia. A navegação começou suavemente pelo Mar de Cortés, enquanto a tripulação nos recepcionava de forma animada e acolhedora.
Foto 1: Um pôr do sol cinematográfico, no Mar de Cortés. Enfeitado pelo El Arco e suas praias cheias de simbolismo;
Logo nos primeiros minutos, fomos brindados com uma verdadeira aula de geografia e história, uma introdução perfeita ao cenário cinematográfico que estava por vir. Durante todo o percurso, tivemos à disposição água, sucos, coquetéis e uma seleção deliciosa de saladas, tacos de pescado e outras delícias, tudo preparado na hora. A trilha sonora acompanhava o ritmo do mar: clássicos da música mexicana e latina se misturavam a hits internacionais, criando um clima vibrante e dinâmico ao mesmo tempo. Não demorou muito para avistarmos o monumental El Arco de Cabo San Lucas, a icônica formação rochosa que tornou famosa toda aquela região. Ao lado do Arco, estavam as famosas Praia do Amor (Playa del Amor), com suas águas calmas e cristalinas — um verdadeiro refúgio para casais — e a Praia do Divórcio (Playa del Divorcio), voltada para o Oceano Pacífico, com suas ondas mais intensas. Os relevos e recortes rochosos em pleno oceano nos parece absolutamente irreais. Não tem como não se perguntar: como isso veio parar aqui? Ainda que a gente saiba a explicação cientifica para tudo, isso nos intriga.
Foto 1: Marina de Cabo San Lucas: O ponto de partida para cruzeiros de luxo, passeios românticos e contemplação do mar; Foto 2: Lovers Beach: aproveite para praticar esportes onde a praia representa a união das águas tranquilas e seguras do Mar de Cortés, simbolizando o encontro e a harmonia; Foto 3: Charmoso e autêntico, Todos Santos é um Pueblo Mágico a apenas 1 hora de Cabo San Lucas, conhecido por sua cena artística vibrante, e o lendário Hotel California. (Fotos: Divulgação/Visit Los Cabos)
Depois desse espetáculo natural, seguimos calmamente rumo ao Land’s End (Finisterra), o ponto mais ao sul da Península da Baixa Califórnia, onde o Mar de Cortés e o Oceano Pacífico se encontram de forma divinal. Estar ali, no exato ponto do chamado “Fim da Terra”, foi uma experiência que me impressionou. A imensidão rara da paisagem, coroada pelo pôr do sol ao nosso dispor, foi um daqueles momentos que se guardam para a vida toda. Foi lindo de se ver. E era impossível não sentir uma profunda gratidão à Cabo Adventures e ao Turismo de Los Cabos por nos proporcionarem tamanha vivência. Um privilégio absoluto, um autêntico Luxo de Viagem.
Veja a galeria de fotos da nossa viagem:
Foto 1: Nosso grupo no incrível cruzeiro by Cabo Adventures: El Arco, Finisterra e pôr do sol; Foto 2: Veja o grupo de profissionais (trade) presente ao jantar na Casa Dorada Hotel: Da esquerda: Márcia Santos; Chefe de cozinha do Hotel Casa Dorada, Carlos Beltran; Rajiv Capalkam; Tadeu Leal; Miriam Cham, Gerente de Reservas do Casa Dorada; Karen Pereira; Alexandre Pereira; Diana Pomar, representante de Los Cabos no Brasil; Daryl; Camila Sales; e Davis Camargo. Foto 3: Delícias do menu da Casa Dorada; Foto 4: Miriam Cham, Gerente de Reservas do Casa Dorada nos recebeu com muita simpatia; Foto 5: Playa de La Fortuna com o melhor visual e recepção; Foto 6: Playa Boca de Las Palmas; Fotos 7 e 8: O Guia Hugo Zambrano que depois de dirigir o nosso 4×4 organizou tudo para a prática do snorkel no Cabo Pulmo National Park; Foto 9: Diana Pomar, Representante de Los Cabos no Brasil, coordenou as ações do grupo de trade durante a viagem. Aqui no nosso almoço depois do Fox Canion; Foto 10: Nosso grupo de profissionais (trade), no Casa Dorada Hotel, saindo para jantar no renomado Don Sanchez, sob a gerência de Diana Pomar, RP de Lis Cabos no Brasil, (vestido florido, sentada); Foto 11: Nosso time no Parque Nacional Cabo Pulmo. O cenário com trilhas de areia, vegetação desértica e o Mar de Cortés ao fundo é típico desse santuário; Foto 12: Fachada do Don Sanchez; Foto 13: Sobremesas do Don Sanchez; Foto 14: Todo o staff do Don Sanchez no nosso jantar; Foto 15: A clássica Ceasar Salad no Don Sanchez; Foto 16: Estudando in loco sobre o marco do Trópico de Câncer; Foto 17: Da esquerda: Diana Pomar; Márcia Santos e Karen no mirante, perto do monumento Tropico de Câncer; Foto 18: Nossa tripulação no Mar de Cortés by Cabo Adventures; Foto 19: Cruzeiro de luxo pela Cabo Adventures: Pelas águas do Mar de Cortés; Foto 20: Jantar de boas vindas no Corazón Cabo Resort & SPA: recepcionados pelo Diretor Oscar Molina (A esquerda); Foto 21: Oscar Molina, Diretor de Vendas do Corazón Cabo Resort & SPA nos deu as boas vindas; Foto 22: Nossos dias incluíram almoços típicos, com muitas delícias mexicanas como este no Rancho Sol de Mayo; Foto 23: A nossa recepção no Corazón Cabo Resort & SPA contou com a receptividade de Oscar Molina, Diretor do Hotel; Foto 24: Nosso time no Parque Nacional Cabo Pulmo. O cenário com trilhas de areia, vegetação desértica e o Mar de Cortés ao fundo é típico desse santuário (Fotos: Acervo Pessoal)
Veja a galeria de vídeos da nossa viagem:
Vídeo 1: No Don Sanchez a clássica salada: Caesar Salad; Vídeo 2: Cañón de la Zorra – Parque ecológico Rancho Sol de Mayo; Vídeo 3: A beleza de Corazón Cabo Resort & SPA; Vídeo 4: Nosso Cruzeiro pela Cabo Adventures: El Arco e Finisterra; Vídeo 5: Don Sanchez: premiado e renomado restaurante de Los Cabos; Vídeo 6: Cabo Pulmo National Park; Vídeo 7: Acesso a Cabo Pulmo National Park: um santuário ecológico; Vídeo 8: Playa de La Fortuna e os nossos queridos jumentinhos; Vídeo 9: Playa Boca de Las Palmas; Vídeo 10: Casa Dorada Resort & SPA: nossa recepção no 12 Tribes by com o chef Carlos Beltran (Vídeos: Acervo Pessoal)
Anote
Nota da redação
A jornalista Márcia Santos viajou a convite do Tianguis Turístico 2025 (Baja California) e, na sequência, seguiu para Los Cabos (Baja California Sur) a convite do Los Cabos Tourism Board. Os voos internacionais foram operados pela Aeromexico, enquanto o trecho interno, de Tijuana a Los Cabos, foi realizado pela Volaris. A viagem contou ainda com a cobertura do seguro GTA Assistência.
Quer saber mais sobre essa experiência? Acompanhe as nossas redes sociais e fique de olho nos próximos artigos em nosso portal www.umluxodeviagem.com.br e instagram @umluxodeviagemportal
Imagens e Vídeos: Márcia Santos/Divulgação/ Sites Oficiais do destino e dos hotéis.
Agradecimentos
Secretaría de Turismo de México (SECTUR)
https://www.gob.mx/sectur
Tianguis Turístico México
https://www.tianguisturistico.com
Los Cabos Tourism (Visit Los Cabos)
https://www.visitloscabos.travel
COMPANHIAS AÉREAS
Aeromexico
https://www.aeromexico.com
Volaris
HOSPEDAGEM
Casa Dorada Los Cabos Resort & Spa
https://www.casadorada.com
Corazón Cabo Resort & Spa
https://www.corazoncabo.com
TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Transcabo
https://www.transcabo.com
TURISMO DE AVENTURA E PASSEIOS
High Tide Los Cabos (Eco e Aventura)
https://www.hightideloscabos.com
Cabo Adventures (Cruzeiros e Passeios)
https://www.cabo-adventures.com/en/tour/private-sunset-sail
MARINAS
Cabo San Lucas Marina (IGY Marina Cabo San Lucas)
https://www.igy-marinas.com/marinas/marina-cabo-san-lucas
Puerto Los Cabos Marina
https://www.puertoloscabos.com/marina/
PARQUES NACIONAIS E ÁREAS DE CONSERVAÇÃO
Cabo Pulmo National Park (Parque Nacional Cabo Pulmo)
https://www.cabopulmopark.com
Sierra de la Laguna Biosphere Reserve (UNESCO)
https://en.unesco.org/biosphere/lac/sierra-laguna
Rancho Sol de Mayo (Cañón de la Zorra / Fox Canyon)
https://www.ranchosoldemayo.com
RESTAURANTES
Don Sanchez Restaurant (Grupo Edith’s)
https://www.donsanchezrestaurant.com
Restaurante La Palapa (Cabo Pulmo)
https://goo.gl/maps/2E5nBJ2V1nEqxL7x6
Restaurante Los Agaves (Rancho Sol de Mayo)
Integrado ao Rancho Sol de Mayo:
https://www.ranchosoldemayo.com
PORTAL DE NOTÍCIAS
Portal Um Luxo de Viagem
https://www.umluxodeviagem.com.br