Vila Galé Collection Ouro Preto: A história restaurada

Vila Galé Collection Ouro Preto: A história restaurada

Sempre luxuosa, a rede Vila Galé inovou mais uma vez. Uma de suas marcas, o Vila Galé Collection traz para a hospedaria, a recuperação criteriosa de edifícios históricos, transformados em hotéis que preservam memória, identidade e arquitetura original. Esse foco, impregnado no próprio DNA da marca, se materializou também no Vila Galé Collection Ouro Preto, inaugurado em maio, em Cachoeira do Campo, distrito localizado nos arredores de Ouro Preto (MG). O hotel ocupa o prédio que, no século XVIII, abrigou o Primeiro Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, do qual Tiradentes fez parte.

A marca Vila Galé Collection foca na recuperação de edifícios históricos para criar hotéis luxuosos. O objetivo é transformar patrimônios em espaços que preservam a arquitetura original (Foto: Divulgação)

Museu Equestre reforça a herança hípica do empreendimento

Em sintonia a essa trajetória, o hotel acaba de inaugurar seu Museu Equestre, ampliando o seu escopo visionário e cultural. O espaço apresenta uma linha do tempo dedicada ao Regimento de Cavalaria, expõe uniformes históricos dos oficiais e explica a relação profunda de Minas Gerais com a cultura equestre. O novo museu soma-se ao Museu da Polícia Militar e ao Museu do Colégio Salesiano, já existentes no complexo.

O hotel ocupa o antigo Primeiro Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais do século dezoito. A construção carregada de história foi o local onde Tiradentes serviu como oficial (Foto: Divulgação)

Novo haras conecta Brasil e Portugal 

Outra novidade é a reformulação do haras, que atualmente abriga cinco cavalos — dois da raça Mangalarga Marchador e três da raça Lusitano — além de um pônei. Segundo Dr. Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé, a escolha das raças tem forte ligação histórica: os Lusitanos eram utilizados pela família real portuguesa, enquanto o Mangalarga Marchador representa uma raça tipicamente brasileira, reforçando o elo cultural entre os países irmãos.

O lazer é garantido por cinco piscinas distribuídas pelo amplo terreno do empreendimento. Há opções para todos os perfis de viajantes desde o descanso total até a diversão em família (Foto: Divulgação)

Estrutura completa une patrimônio, lazer e eventos

O Vila Galé Collection Ouro Preto oferece uma experiência luxuosa que combina história, riqueza e natureza. O hotel conta com 311 quartos, cinco piscinas, Satsanga Spa & Wellness, 15 hectares de vinha e olival, clube NEP para crianças, restaurantes, bar Soul & Blues, além de uma ampla área de eventos com capacidade para até 900 pessoas e auditório para 200 participantes.

Com trezentos e onze quartos o hotel oferece uma das estruturas mais robustas de Minas Gerais. O projeto une a riqueza do passado com o conforto das modernas suítes de luxo (Foto: Divulgação)

A grandeza de Ouro Preto (MG)

Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é um dos principais símbolos do Brasil colonial. Suas igrejas barrocas, ladeiras de pedra e museus preservam a história do ciclo do ouro e da Inconfidência Mineira. A cidade reúne obras de Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde, além de forte tradição universitária e cultural. Localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, é um destino que une arte, história e identidade brasileira. Cachoeira do Campo, onde está o hotel, integra esse território histórico.

A gastronomia é celebrada em diversos restaurantes e no sofisticado bar Soul e Blues. Cada espaço foi pensado para oferecer o melhor da culinária regional com técnicas internacionais (Foto: Divulgação)

Anote

www.vilagale.com/pt/hoteis/minas-gerais/vila-gale-collection-ouro-preto

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação