Paraná: novas rotas que combinam luxo e legado
Divulgadas oficialmente na última edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná chancela as suas novas rotas turísticas com natureza, gastronomia e história, dando ao termo luxo, o real sentido de luxo e sofisticação. Foto: Prefeitura de Maringá.
Situada no distrito de Porto Camargo, o qual faz parte do município de Icaraíma ㅡ localizada na região noroeste do Paraná ㅡ, a Praia do Meião é apenas uma dentre as inúmeras opções de praias de água doce espalhadas por toda a extensão do Rio Paraná. Foto: Jean Carlos Azevedo.
O Estado do Paraná, destino admirado pelas belezas naturais e tradições de um Brasil profundo, amplia cada vez mais o seu protagonismo no turismo brasileiro. Ano após ano, o estado diversifica e profissionaliza a sua oferta turística para acolher os visitantes nacionais e estrangeiros que chegam em busca das diversas experiências proporcionadas pelo destino, principalmente em meio à majestosa natureza.
O Paraná cada vez mais preparado para receber visitantes
Com um portfólio pensado para diferentes tipos de público ㅡ desde aquele que está em busca de opções para se reconectar com sua espiritualidade até o turista que busca por esportes radicais ㅡ o estado do Paraná é a prova de que, no Brasil, não faltam atrações. Foto: Willians Azevedo, WA Produções.
Investimentos em infraestrutura e capacitação impulsionam o turismo no Estado. O novo momento vivido atraiu os visitantes da última edição do Festival das Cataratas, feira de turismo realizada na cidade de Foz do Iguaçu, final do ano passado. Na ocasião, o Paraná divulgou seu novo posicionamento como destino turístico e apresentou os conceitos e novos roteiros que integram as suas mais lindas regiões turísticas.
O Parque Nacional da Ilha Grande ㅡ localizado microrregião turística batizada com o nome de Caminho das Águas ㅡ abrange cerca de 9 municípios, sendo, predominantemente, dominada pelo bioma de Mata Atlântica. Foto: Flydrones.
Luxo e natureza nos conduzem por uma viagem icônica pela Região dos Corredores das Águas, berço de ecoturismo no Noroeste do Estado, a qual foi subdividida em 5 microrregiões turísticas que revelam cenários exuberantes e patrimônios históricos que permitem conhecer a beleza e tradições que inspiram moradores e turistas. As novas rotas turísticas são: Encontro das Águas e Biomas, Águas do Arenito Caiuá, Caminho das Águas, Cinturão Verde e Encanto dos Ipês.
Com profundidade máxima de 170 metros, o Rio Paraná ㅡ principal curso d’água formador da chamada Bacia do Rio do Prata ㅡ abriga um ambiente riquíssimo, lar para diferentes formas de vida aquáticas. Foto: Viaje Paraná.
Agora, o Paraná totaliza 19 regiões turísticas, que contam com hospedagens para todos os perfis de viajantes: hotéis, pousadas, flats, resort, camping e casas para temporada. Para você conhecer um pouco mais sobre as belezas e tradições desta riqueza de lugar e planejar uma viagem imersiva, o site Um Luxo de Viagem apresenta as cinco novas microrregiões que fazem parte do Corredor das Águas.
Encontro das Águas e Biomas
A microrregião conhecida pelo nome de Encontro de Águas e Biomas ㅡ assim batizada em virtude da convergência entre os rios Ivaí e Paranapanema com o Rio Paraná ㅡ reúne, em uma única extensão de terra, elementos de três importantes biomas brasileiros . Foto: Viaje Paraná.
A região conecta doze municípios do noroeste paranaense, dentre eles Diamante do Norte, Nova Londrina, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte. O nome da região celebra o encontro entre os rios Paranapanema e Ivaí com o Rio Paraná. São, ao todo, 25 marinas, 20 pousadas e hotéis, 35 restaurantes e mais de 100 ilhas fluviais distribuídas entre os três cursos d’água. O ecossistema local inspira passeios e experiências por três biomas: Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. A diversidade local permite vivências nas mais de 20 praias de água doce, como mergulhos em águas cristalinas, navegação, pesca e atividades que apresentam um panorama das riquezas regionais.
Como chegar: A principal via de acesso ao Encontro das Águas e Biomas é pela BR-376 e pela PR-218, aonde se chega de ônibus ou veículo particular. De avião é possível desembarcar no aeroporto da cidade de Paranavaí, há, aproximadamente, 80 km da região.
Águas do Arenito Caiuá
Pertencente à região metropolitana de Umuarama, o município de Altônia ㅡ originalmente ocupado por indígenas da etnia guarani, há exatos 2.000 anos ㅡ abriga a Lagoa Xambrê, maior corpo de água doce do estado do Paraná. Foto: Divulgação.
Compreendendo 15 cidades, a região é banhada pelas águas dos rios Ivaí, Paranapanema, Caiuá, Coroa do Fraque e São Francisco – muito importantes em virtude de sua navegabilidade. É uma região de clima tropical úmido e verões quentes, proporcionando alternativas de lazer e diversidade de atividades náuticas.
Como chegar: A principal via de acesso é pela BR-376 e PR-218, aonde se chega de ônibus, veículo ou motocicleta, e de avião é possível desembarcar no aeroporto da cidade de Paranavaí, aproximadamente há 80 km da região.
Caminho das Águas
Destino ideal para quem está em busca de maior contato com a natureza, o Salto Paiquerê ㅡ situado na região de divisa entre os municípios de Mariluz e Formosa do Oeste ㅡ recebe, com frequência, a visita de centenas de visitantes. Foto: Willians Azevedo, WA Produções.
A região de Caminho das Águas oferece uma série de atrativos, como o Parque Nacional de Ilha Grande, localizado entre os municípios de Icaraíma, São Jorge do Patrocínio e Altônia; a Cidade dos Dinossauros – no município de Cruzeiros do Oeste –, além de exposições regionais e degustação de cervejas artesanais e pratos típicos a base de peixe no município.
De extrema importância para a paleolontologia brasileira, o município de Cruzeiro do Norte guarda uma interessante coleção de fósseis de pterossauros ㅡ os antigos répteis voadores que povoaram os céus do planeta Terra durante a era dos dinossauros. Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste.
Ela é margeada por 420 km dos grandiosos rios Paraná, Piquiri, Ivaí e Goioerê. A diversidade natural revela praias de água doce, cachoeiras e piscinas naturais. A localização privilegiada oferece diferentes opções ligadas ao ecoturismo, entrando em contato com os matas preservadas, a simplicidade, charme e os sabores rurais e igrejas históricas da Rota dos Santuários.
Como chegar: A principal via de acesso ao Caminho das Águas é a PR-323, mas é possível chegar à região pela PR-277 ou pela BR 487 (Estrada Boiadeira). Além de carro e ônibus, também é possível desembarcar na região por meio de avião, pelo Aeroporto Orlando de Carvalho, localizado em Umuarama.
Cinturão Verde
Ocupado por, aproximadamente 623 hectares de Mata Atlântica, o Parque Cinturão Verde, localizado no município de Cianorte, promove um belo reencontro com a natureza, servindo de lar para uma infinidade de espécies animais e vegetais. Foto: Prefeitura de Cianorte.
A região turística engloba 11 municípios paranaenses, com destaque para o Vale do Ivaí, importante destino para o turismo religioso, rural e de aventura. Com santuários, monumentos e templos, a região atrai fiéis para momentos de paz e reflexão. Também esbanja belas e vastas áreas verdes e uma cultura rica, que conserva memórias de um passado próspero garantido pelo “Ouro Verde” – o café. Mas, a mesma natureza que gera riqueza e inspira contemplação e tranquilidade também convida à aventura em diversas trilhas como as do Parque Municipal Cinturão Verde.
Como chegar: Parque Cinturão Verde de Cianorte
Av. Minas Gerais, 634-792 – Zona 2
Cianorte – PR
CEP: 87200-000
Encanto dos Ipês
A Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória ㅡ também conhecida como Catedral Metropolitana de Maringá ㅡ é considerada um dos principais símbolos da cidade paraneanse, chamando a atenção por sua arquitetura moderna. Foto: Viaje Paraná.
A tradição sertaneja dá o tom dessa região com rodeios, cavalgadas e orquestra de viola. Há vários eventos e feiras de negócios, especialmente em Maringá, endereço da majestosa Catedral Metropolitana e do Parque do Japão, um dos símbolos da forte presença da comunidade japonesa na cidade.
Imagine acordar pela manhã, pronto para uma trilha, cercado pela natureza, e deparar-se com uma mesa de café da manhã, como esta acima, repleta de delícias típicas da região sul do país: uma experiência inesquecível! Foto: Geni Faria.
Compreendendo 31 municípios, o destino também se destaca pelo turismo náutico: são inúmeras ilhas, praias e passeios fluviais. A cidade de Porto Rico, por exemplo, reúne a maior frota náutica do Estado do Paraná. Há também trilhas de bicicleta, passeios de caiaque pela Rota dos Pioneiros, pontos de mergulho e banhos de cachoeiras. A tradição agrícola da região inspira passeios pelas plantações de diversas culturas no sistema colhe e pague. A história local é contada pelos sabores da gastronomia em restaurantes, pousadas e pesqueiros.
De extrema importância para a atividade turística ㅡ em especial, no Brasil, país bastante adepto ao catolicismo ㅡ, o turismo religioso promove, também, uma viagem através da história brasileira, marcada pela presença de missões jesuítas em diferentes estados. Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste
A cruz missioneira na Foz do Rio Ivaí demonstra a importância da região para o turismo religioso brasileiro: os rios locais orientaram o caminho dos missionários jesuítas desde o século XVI. As tradições religiosas se mantêm vivas em procissões fluviais, festas de padroeiros e romarias. Os passeios movidos pela fé chegam ainda a um conjunto de capelas rurais históricas que ajudam a preservar a memória cultural. Já o Rio Paraná foi palco de muitas fugas e batalhas navais. A região abriga, também, a maior unidade de conservação federal do interior do Brasil, com parques, RPPNs e estações ecológicas. Exposições agroindustriais e rodeios com diferentes atrações ajudam a desvendar a história do estado e elevar a cultura durante a viagem.
Como chegar: O acesso principal ao Encontro das Águas e Biomas é realizado pela BR-376 e PR-218. De avião é possível desembarcar no aeroporto da cidade de Paranavaí, a cerca de 80km da região.
Anote
www.viajeparana.com
www.segurogta.com.br
Notas da redação
Edição: Márcia Santos | Reportagem: Zaqueu Rodrigues
Imagens: Divulgação | Créditos nas legendas
Pauta produzida a partir do Festival das Cataratas, realizada em novembro passado, na cidade de Foz do Iguaçu. Agradecimento: Assistência de Viagem GTA.