Especial Argentina: A província de Río Negro, na Patagônia Argentina, é o puro retrato da beleza sem fim

Especial Argentina: A província de Río Negro, na Patagônia Argentina, é o puro retrato da beleza sem fim

Focada em divulgar seus destinos, Argentina tem se esmerado em atender as expectativas dos brasileiros, também com presença na mídia e feiras como a WTM 2023. Foto: barilocheturismo.gob.ar.

Localizado a cerca de 20 quilômetros do centro de Bariloche, o complexo de Cerro Catedral está equipado com cerca de 120 quilômetros de pistas para a prática de esqui, 34 teleféricos e clube infantil ㅡ além de promover passeios turísticos à pé, de ônibus ou de jetsky.

Río Negro é, sem dúvida, um dos lugares mais charmosos do mundo, potencialziado por dois importantes centros de esqui: o Cerro Catedral, em San Carlos de Bariloche, que é o maior da América do Sul; e o Cerro Perito Moreno, em El Bolsón. A província de Río Negro pode ser visitada por nós, brasileiros, durante todo o ano através de conexões aéreas diretas com o Brasil. A região da Cordilheira e seus destinos adjacentes, como as regiões de Vale, Estepe e Mar, são lindas de se visitar durante uma viagem para a região. O ministro do Turismo e Esportes de Río Negro, Diego Cannestraci, presente na WTM Latam 20233, importante feira do setor turístico, explicou que aguarda os brasileiros em seus voos diretos e que o destino mais importante da região, Bariloche, conta com serviços aéreos diários durante o inverno e semanais nos demais períodos do ano. “Daremos continuidade a uma forte promoção que vem sendo realizada há várias décadas, oferecendo as experiências da província e da Patagônia”, disse Cannestraci.

Experiências incríveis durante todo o ano

Cecilia Caldelari, Subsecretaria de Turismo, ao lado de Diego Cannestraci, Ministro do Turismo e Esportes de Río Negro.

A província de Río Negro, localizada na Patagônia argentina, se destaca por sua variada oferta turística em suas quatro regiões, desde o mar até as montanhas ㅡ passando pela imensa estepe e seus encantadores vales que podem ser desfrutados em qualquer época do ano.

Cordilheira: montanhas, florestas e lagos

Situado a uma altitude aproximada de 2.100 metros acima do nível do mar ㅡ e em atividade desde meados da década de 1930 ㅡ, o centro de esqui de Centro Catedral recebe, aproximadamente, 250 mil turistas ao longo de um ano.

A neve é um dos maiores atrativos do turismo de Río Negro, o que torna a região da Cordilheira uma das mais movimentadas do país, com grande afluência de visitantes nacionais e estrangeiros ㅡ que é incrementada ano após ano pela forte conectividade aérea e pela diversidade de opções que esses destinos têm a oferecer. Nesse sentido, tanto San Carlos de Bariloche quanto El Bolsón abrigam duas das maiores estações de esqui da América do Sul. Uma delas é o Cerro Catedral que, com seus 120 quilômetros esquiáveis, 32 teleféricos, pistas de obstáculos, pistas de cross-country e snowtubing, trenós e skibunda, se transforma em um atrativo perfeito para toda a família desfrutar das paisagens brancas da Colina Nevada, em Bariloche.

Separada de sua vizinha Bariloche por, aproximadamente, 120 quilômetros de distância, a cidade de El Bolsón abriga outra importante estação de esqui, o Cerro Perito Moreno ㅡ onde, além da prática de esportes de inverno, é possível encontrar um pequeno espaço dedicado à prática de polo na neve.

Por sua vez, a 120 quilômetros de Bariloche, El Bolsón conta com o Cerro Perito Moreno, um local em pleno desenvolvimento, que, atualmente, conta com 23 quilômetros esquiáveis, um teleski inovador inaugurado no ano passado e uma ampla oferta de atividades tentadoras que incluem trenós e caminhadas em raquetes de neve, além de passeios e degustação da requintada gastronomia regional. No entanto, as atividades não se dão só no inverno, já que durante os meses quentes a oferta turística se transforma em atividades como caminhadas, trekking, ciclismo ou passeios no lago, imersos em uma natureza viva e florida que envolve o turista a cada passo, ampliando o leque turístico andino.

Com temperatura média de 26º durante o verão, o município de Dina Huapi é uma excelente recomendação para o praticante de esportes radicais, como o kitesurfing e o windsurfing ㅡ praticados nas águas do Lago Nahuel Huapi, local onde ocorre a convergência entre os rios Ñirihuau e Limay.

As atividades ao ar livre também estão na moda em Dina Huapi, destino emergente de Río Negro. O local, onde os rios Ñirihuau e Limay desaguam no Lago Nahuel Huapi, é ideal para os praticantes de kitesurf e windsurf. Além disso, a região é especialmente conhecida por seu profissionalismo no serviço hoteleiro e gastronômico. Disponível durante todo o ano, sua magnífica culinária, que tem como protagonistas os produtos artesanais ㅡ como chocolates, alfajores e cervejas ㅡ harmoniza com os pratos típicos. O enoturismo é outro destaque da região, com vinícolas que fazem parte da Rota do Vinho e oferecem os mais deliciosos sabores da viticultura aos pés do Cerro Piltriquitrón.

Vale: Extensas fazendas floridas e coloridas

Banhada pelas águas dos rios Negro e Colorado, a microrregião do Vale se destaca pela forte influência do setor vinícola.

Um dos principais atrativos dessa parte do território do Río Negro são as visitas às vinícolas, que, a cada dia, surpreendem os visitantes pela beleza impressionante e pelo ambiente aconchegante que as cerca, entre as largas cercas e os imensos rios Negro e Colorado ㅡ que prometem sensações únicas para todos que visitam a província. Nesse sentido, a Rota do Vinho é a atração perfeita: um produto turístico constituído por várias adegas que se destacam pela sua tradição ㅡ e que oferecem passeios pelas vinhas com degustação dos mais deliciosos vinhos tintos, brancos e espumantes em instalações pitorescas, entre paisagens incríveis e o inesquecível pôr-do-sol.

Estepe: Conheça o coração da província sobre trilhos

Com a bela paisagem das estepes ao fundo, um típico gaúcho prepara um cordeiro assado em fogo de chão ㅡ prato típico da culinária local ㅡ, enquanto aprecia seu bom e velho chimarrão.

O turismo ferroviário ganha cada vez mais espaço na agenda turística de Río Negro e a Estepe é um exemplo nesse sentido, com o centenário trem a vapor La Trochita, excursões noturnas e o Tren Patagonico, com alternativas para percorrer a região entre as amplas paisagens de estepe, envolto pelo calor de seus habitantes e da cultura sulista. Os passeios de La Trochita têm estado na moda nos últimos meses, graças ao grande número de visitantes: cabe destacar que o emblemático trem foi distinguido com a marca País do Ministério de Turismo e Esportes da Nação, o que permite que seja promovido pelo governo argentino em missões no exterior. Por sua vez, o Tren Patagonico circula todas as sextas-feiras de uma ponta à outra da província, unindo o Oceano Atlântico à Cordilheira dos Andes. Ao longo do caminho, a ferrovia circunda a Meseta de Somuncura, oferecendo vistas impressionantes a todo momento, enquanto percorre várias cidades da Estepe e da costa. O trem também oferece uma alternativa única para descobrir a natureza da fronteira entre a Região Andina e a Estepe sob o luar: saindo da Estação de Bariloche no final da tarde e percorrendo 30 quilômetros até chegar ao pitoresco terminal, onde o passageiro é recebido com vinho quente e canapés num jantar típico da região.

Mar: praias banhadas pelas águas do Oceano Atlântico

Com belíssimas praias banhadas pelas águas da porção sul do Oceano Atlântico, Las Grutas fornece ao turista um extenso catálogo de atividades ㅡ desde passeios náuticos para observação da vida selvagem até uma visita às Salinas de Gualicho, terceiro maior campo de sal existente no mundo. Foto: Direção de Turismo de Las Grutas.

A costa de Río Negro oferece praias que convidam a relaxar no verão. O litoral da província com com um número impressionante de espécies marinhas e aves, que escolhem a área para construir seus ninhos e se reproduzir, tornando a observação da fauna marinha e costeira uma atividade imperdível ㅡ principalmente para ver as baleias que chegam às águas do Golfo de San Matías no inverno e permanecem até novembro. Outra opção são as colônias de papagaios-da-patagônia e de leões-marinho-da-patagônia, que estão entre as maiores do mundo. Destaque para Las Grutas, com vários serviços e extensas praias virgens e paradisíacas, que dão uma grande sensação de tranquilidade e paz; já Playas Doradas é o destino emergente que atrai cada vez mais visitantes. A gastronomia se destaca por seus restaurantes com peixes e frutos do mar extraídos do porto de San Antonio Oeste. Outro interessante point turístico da região são as Salinas de Gualicho, um imenso óasis salgado de 35 quilômetro de largura e 18 quilômetros de comprimento, cujas visitas se caracterizam por caminhadas espetaculares por paisagens brancas e vistas únicas do crepúsculo que ocorre no local.

Anote
www.turismo.rionegro.gov.ar
www.segurogta.com.br

Notas de redação
Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação | Créditos nas legendas