Cinco motivos para conhecer a paradisíaca Belize

Cinco motivos para conhecer a paradisíaca Belize

Localizada na região leste da costa americana, Belize seria ocupada por assentamentos ingleses a partir do século 17. A total independência ㅡ e reconhecimento do país como uma nação ㅡ ocorreria somente na década de 1970.

Situada no distrito de Cayo, na porção leste do país, a cidade de Belmopan foi escolhida para sediar a capital do país após o processo de independência ㅡ contudo, a Cidade de Belize segue sendo o principal centro urbano no país.

Belize, uma joia na costa leste da América Central, se destaca não somente por ser um país de língua inglesa em meio a um coletivo de nações hispânicas, mas, também, por ser um destino completo, repleto de belezas naturais. São 290 quilômetros de litoral, regiões de floresta e impressionantes sítios arqueológicos com ruínas do antigo povo maia. Unindo fauna e flora incomparáveis, Belize destaca-se por sua biodiversidade e legado histórico. Confira agora cinco motivos para visitar esta nação repleta de encanto.

1. A beleza exuberante e rara

Banhada pelas águas cristalinas do Mar do Caribe, Belize é, sem dúvidas, o destino ideal para diferentes públicos: desde famílias que desejam desfrutar das belíssimas praias do país durante suas férias de verão até viajantes que estão à procura de uma experiência cultural imersiva.

Voltada para o Mar do Caribe – e com centenas de ilhas baixas chamadas de “Cayos”, Belize é destaque por sua rica fauna marinha e por suas áreas de floresta, as quais abrigam ruínas maias – como o “Caracol”, conhecido por sua pirâmide imponente; Lamanai, às margens de uma lagoa; e Altun Há, nos arredores da Cidade de Belize. Tudo tão exclusivo e único que torna o país um destino inesquecível. Partindo do Brasil, a Copa Airlines disponibiliza um voo semanal, às sextas-feiras, via Panamá – país sede da companhia. Quem preferir um roteiro combinado com os Estados Unidos pode contar voos diários via Miami e Dallas pela American Airlines ou, ainda, via Houston pela United Airlines. Uma terceira opção são os voos da Delta Airlines, partindo da cidade de Atlanta.

2. Tem a maior barreira de recifes vivos do Hemisfério Norte

Perdendo, em extensão, somente para Grande Barreira de Corais (Austrália), a Barreira de Corais de Belize é o local perfeito para o florescimento de uma vibrante biodiversidade, reunindo uma infinidade de espécie de peixes, crustáceos e outros organismos marinhos.

Belize é um país repleto de cavernas – onde é possível mergulhar num verdadeiro paraíso subterrâneo –, bem como uma longa lista de parques, os quais unem o ambiente de floresta tropical aos exuberantes recifes de corais, possibilitando, assim, uma oportunidade incrível de observar a vida selvagem. A Barreira de Corais de Belize é, inclusive, a maior formação do tipo no hemisfério Norte – e a segunda maior do mundo –, tendo sido declarada patrimônio mundial da UNESCO. Entre as principais atrações naturais do país, vale destaque para o Great Blue Hole – um anel de corais que circunda um enorme sumidouro localizado nas águas rasas do atol Lighthouse Reef, considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Belize também se orgulha de possuir mais de 500 espécies de aves – entre exemplares endêmicos e animais de hábito migratório. Já no coração da Reserva Florestal Mountain Pine Ridge há um conjunto de piscinas naturais. Ao sul do país, a Cachoeira Maya King oferece ao turista um retiro isolado.

3. Abriga ruínas maias bem preservadas

Tendo vivenciado seu auge entre os séculos 03 e 08, a civilização maia estabeleceu, na região mesoamericana, uma sociedade complexa ㅡ amplamente reconhecida pela criação de um calendário próprio, além de seus estudos no campo da arte, da arquitetura e da matemática.

Belize integra o que podemos chamar de Mundo Maia, contando, inclusive, com algumas das cidades mais bem preservadas deste povo pré-colombiano. O país também concentra uma pequena porcentagem de templos da antiga civilização maia. Todos os sítios arqueológicos são administrados pelo Instituto de Arqueologia do país, contando com visitas guiadas. Entre os locais de maior procura, estão o “Caracol” e Altun Ha, bem como Xunantunich. Outro destaque é um complexo sistema de cavernas – dentre as quais, estão Barton Creek, a caverna do Rio Frio, Che Chem Ha e a principal, Actun Tunichil Muknal (ATM). Para os viajantes que estão em busca de uma experiência imersiva, as comunidades O’egchi’ e Mopan permitem um contato mais próximo com as tradições ancestrais, desde a produção de peças de artesanato até cerimônias religiosas.

4. Oferece riqueza gastronômica com pratos elaborados

Marcada, ao longo da história, pela miscigenação de povos nativos, colonizadores europeus e escravizados do continente africano, Belize tem o inglês como seu idioma oficial. Contudo, o espanhol e dialetos étnicos, como as línguas crioula e garífuna, também são reconhecidos pelo governo.

Belize se sobressai, também, por uma fascinante mistura de etnias – incluindo descendentes dos antigos maias, garífunas (descendentes do cruzamento entre indígenas e negros), mestiços e crioulos. Tamanha diversidade se reflete, obviamente, na música, na dança e, claro, na gastronomia local. Enriquecida pela localização costeira do país, a culinária local conta com pratos elaborados com peixes e frutos do mar. A culinária garífuna, por sua vez, inclui iguarias como hudut – ensopado de peixe com leite de coco acompanhado de bolinhos de banana verde.

5. Possibilita várias atividades ao ar livre

Dono de uma beleza natural exuberante ㅡ a qual se estende desde o litoral de praias paradisíacas até o interior montanhoso, coberto pela verdejante floresta tropical ㅡ, Belize é, também, o destino perfeito para aventureiros que estejam em busca de um lugar para a prática de esportes radicais.

Situado entre o México e a Guatemala, o país oferece uma série de atividades ao ar livre, deste a prática de montanhismo nas colinas do interior até esportes aquáticos nas águas cristalinas do Mar do Caribe. Vencendo o desafio da escalada, o viajante é presentado com uma vista panorâmica da exuberante natureza local; ou, de preferir, pode observar a vida marinha em mergulhos no litoral. Outra experiência revigorante, passeios de caiaque e canoagem permitem explorar os rios e manguezais. Um veleiro é a indicação perfeita para navegar próximo a praia.

Anote
www.pressoffice.gov.bz
www.travelbelize.org

Notas de redação

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação | Pexels