Turquia é destaque pelo seu trabalho na preservação das tartarugas marinhas e no setor de turismo sustentável

Turquia é destaque pelo seu trabalho na preservação das tartarugas marinhas e no setor de turismo sustentável

As areias escuras da Praia de Iztuzu, situada no distrito de Ortaca, na província de Muğla, são o ambiente perfeito para a desova das tartarugas da espécie Caretta caretta. O fenômeno ocorre uma vez ao ano ㅡ e é extremamente tocante de se ver.

Localizada na região da Riviera Turca, também conhecida pelo nome de Riviera Turquesa ㅡ a qual abrange as províncias de Antália e Muğla, além de parte de outras três províncias, a Praia de Patara é a escolha ideal para os amantes da natureza que desejam observar as tartarugas ou para os amantes de história que queiram conhecer as ruínas da antiga cidade de Patara.

Um dos países mais lindos do mundo, a Turquia – que se estende do leste europeu até o continente asiático –, banhada pelos mares Negro, Mediterrâneo, Egeu e Mármara, tem um dos índices mais altos de visitantes por ano: só em 2021, foram 30 milhões de turistas, sendo que grande parte deles viaja ao país interessada nas lindas praias durante as férias de verão. O mar de águas límpidas, azul-turquesa, no entanto, não é apenas um convite para os turistas que desejam nadar sob o sol brilhante, mas também para as simpáticas tartarugas da espécie Caretta caretta – infelizmente, ameaçadas de extinção. “Cerca de 99% dos locais de desova da espécie estão na Turquia, onde mais de 20 praias são protegidas para evitar que fatores ambientes e humanos interfiram na reprodução destes animais”, explica a assessoria oficial da Turquia no Brasil.

Uma jornada de amor que pode ser observada

Conhecida popularmente pelo nome de tartaruga-comum ㅡ ou, ainda, tartaruga-cabeçuda ㅡ, a espécie Caretta caretta está espalhada pelos três principais oceanos do planeta, contudo, é a única do gênero Caretta a viver na região do Mediterrâneo.

Todos os anos, entre os meses de maio e agosto, é possível observar a jornada dessas lindas tartarugas ao litoral turco, retornando ao local de seu nascimento para construir seus ninhos nas praias. Entre as praias protegidas, estão: Belek, Patara, Göksu, Köyceğiz-Dalyan e Fethiye-Göcek, e İztuzu – sendo a última uma das preferidas pelas Caretta caretta para desovar. Durante o período de nidificação, a praia de Iztuzu oferece ao público a fantástica experiência de observar a aventura das tartarugas marinhas: o local permanece fechado das 20h às 8h e, nesse período, fica exclusivamente reservada para os filhotes quando eclodem de seus ovos, deixando seus ninhos e seguindo direto para o mar.

Área totalmente preservada para a espécie

Embora seja possível relaxar em espreguiçadeiras durante o dia, parte da área da praia de Iztuzu permanece isolada para a nidificação das tartarugas. Vale lembrar que um centro de pesquisa, resgate e reabilitação também está localizado na praia, atuando no resgate e reabilitação de tartarugas doentes ou feridas, que são, depois, devolvidas ao mar. A população de Caretta caretta vem sofrendo um significativo aumento devido ao trabalho de proteção realizado na região, com pontos de entrada e saída controlados.

Além de proporcionar um ambiente acolhedor para as tartarugas durante o período de reprodução, a praia de Iztuzu é, também, o ponto de encontro entre as águas doces do Rio Dalyan e o Mar Mediterrâneo, criando um ecossistema de manguezais propício para o florescimento da vida aquática.

A praia de Iztuzu é uma das raras praias turcas que possui água doce e salgada, oferecendo, ainda, um ambiente de férias ideal para caminhadas, escaladas e a prática de esportes de praia. A cidade antiga de Kaunos, em Dalyan, é outro point para aqueles que desejam observar as tartarugas.

Praia de Patara: ruínas históricas

Capital da extinta Liga Lícia, a antiga cidade de Patara seria construída a mando do rei Alexandre II ㅡ também conhecido como Alexandre, O Grande ㅡ, líder do povo macedônico, abrigando, também, o oráculo do deus grego Apolo.

Patara, uma das praias mais extensas da Turquia – com cerca de 18 km –, é também um habitat essencial para as Caretta caretta, contando com sinalização dos locais de nidificação e de onde se pode observar as várias fases do processo de reprodução das tartarugas. A praia oferece, também, um roteiro combinado, no qual, depois o sol do Mediterrâneo e contemplar as belezas naturais, é possível conhecer a antiga cidade de Patara, capital da extinta Liga Lícia, que permaneceu influente durante os períodos helenístico, romano e bizantino.

Sede da Conferência Global de Turismo Sustentável

Em 2022, a Turquia foi o primeiro país a assinar um acordo de cooperação com o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), determinando um roteiro de sustentabilidade a ser seguido pelos estabelecimentos locais. Com um protocolo de três anos, o Programa Nacional de Turismo Sustentável tem como objetivo reestruturar o mercado turístico turco, tendo como foco estabelecer uma relação harmoniosa com o meio ambiente. O processo será dividido em três etapas: a primeira, em 2023; a segunda, em 2025; e a terceira fase com conclusão prevista para 2030, com o cumprimento de todos os padrões internacionais de sustentabilidade.

Assumindo posição de liderança entre as nações no setor de turismo sustentável, a Turquia realiza, atualmente, um trabalho árduo para a reestruturação do mercado turístico, o qual se encontra dividido em três partes ㅡ e deve ser concluído até 2030.

Atualmente, a Turquia já tem 12 mil instalações com a Certificação de Turismo Seguro. Em maio de 2023, o país foi sede da Conferência Global de Turismo Sustentável, recebendo mais de 350 participantes locais e estrangeiros na região litorânea da Antália – inclusive, organizações não governamentais.

Anote
www.gotukiye.com

Notas de redação

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação