Plataforma “Turismo Alemão” chega com a proposta de divulgar e promover a Alemanha no Brasil de forma contínua e inovadora

Plataforma “Turismo Alemão” chega com a proposta de divulgar e promover a Alemanha no Brasil de forma contínua e inovadora

Cortado por importantes rios, como o Danúbio e o Reno, o território alemão reúne inúmeras cidades de aparência cosmopolita, castelos rodeados pelas exuberantes florestas de coníferas e arquitetura em estilo colonial. Imagem: David Hertle (via Unsplash)

Convidados e equipe que participaram do lançamento do TURISM ALEMÃO, novo representante do destino voltado à promoção do país germânico em território brasileiro

O “TURISMO ALEMÃO” foi lançado oficialmente no dia 26 de outubro, na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, com a proposta de ser um diferenciado centro de informações turísticas sobre o destino e suprir a lacuna deixada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT), que encerrou suas atividades no Brasil após a pandemia. A iniciativa é de Carlos Henrique Dezen e Thomas Timm, profissionais com vasta experiência e especialistas no país germânico. O evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos do turismo, incluindo as duas últimas executivas do DZT no Brasil, Adriana Martins e Margaret Grantham.

Carlos Dezen e Thomas Timm, executivos à frente do novo TURISMO ALEMÃO: durante o evento de lançamento, a dupla destacou seu entusiasmo

Segundo Carlos Dezen, o bom trabalho que a Alemanha fez nos últimos 35 anos no Brasil não pode ser perdido. “Durante esse período, o país contou com representação e ampliou sua conexão com o Brasil e, assim, fez crescer o interesse dos brasileiros pelo destino europeu”, explica.

A Alemanha e sua multiplicidade

Construído na segunda metade do século 19, o Castelo de Neuschwanstein se ergue, imponente, em meio à paisagem da Baviera, na porção sudeste da Alemanha. Imagem: Bharat Patil (via Unsplash)

A proposta do TURISMO ALEMÃO é promover a Alemanha em todos os segmentos: lazer, negócios, religioso, cultural, LGBT, gastronômico, entre outros. Além disso, o projeto oferecerá capacitação para agentes de viagens juntamente com alguns parceiros – que realizarão reuniões presenciais e treinamentos via internet e podcast.

Com população aproximada de 1,8 milhão de habitantes, a cidade de Hamburgo, situada na Região Metropolitana de Hamburgo, é a segunda maior cidade alemã. Imagem: Alexander Bagno (via Unsplash)

“Queremos desmistificar a Alemanha, já que o brasileiro gosta do país, que tem destinos consolidados como Berlim e Munique. Queremos que as pessoas possam vivenciar o país, que, por si só, tem muito a oferecer, como, por exemplo, a badalada Oktoberfest e as rotas românticas. Há uma série de atrativos em uma variedade de destinos que tendem a agradar todos os perfis de viajantes. Também é possível aproveitar sua localização privilegiada e combiná-la com outros países da Europa, onde viagens de trem são uma excelente opção”, ressalta Timm.

Convivendo de forma harmoniosa, o moderno e o antigo fazem parte da paisagem de Colônia, um dos principais centros urbanos da Alemanha ㅡ cuja principal atração turística é sua catedral em estilo gótico. Imagem: Nikolay Kovalenko (via Unsplash)

Feiras e congressos também estão no radar do ” TURISMO ALEMÃO”: afinal, a Alemanha, há anos, explora com sucesso o segmento MICE – inclusive, sendo sede de grandes eventos de turismo, como é o caso da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo; a IMEX, em Frankfurt, e a Germany Travel Mart (GTM), que é realizada pelo Conselho Nacional de Turismo da Alemanha.

Interação com o público

De extrema importância para o desenvolvimento econômico do país, o Rio Reno, com seus mais de 1.200 km de extensão, cruza quatro dos 16 Estados federados alemães, banhando cidades como Colônia e Mainz. Imagem: Tobias Rademacher (via Unsplash)

Durante o evento, os cerca de 40 convidados preencheram um questionário com perguntas relacionadas à promoção do turismo da Alemanha no Brasil. O TURISMO ALEMÃO quer saber dos profissionais do setor qual a sua percepção atual com relação à divulgação da Alemanha no Brasil, bem como quais as ferramentas mais eficazes para promover o destino no país e as principais barreiras que precisam ser superadas.

Ao longo do encontro de lançamento de seu novo projeto, Dezen e Timm promoveram momentos de interação, com o intuito de ouvir as opiniões do setor turístico acerca dos desafios para promover a Alemanha como destino entre os brasileiros

“Queremos ouvit o setor turístico para saber quais as principais dúvidas e considerações. Assim, poderemos dar andamento a um processo de reaproximação e promoção da Alemanha no Brasil. É o início de um processo para reaproximar o trade turístico com o destino. Sabemos que existe uma importante demanda e buscamos ofertar diversos tipos de informações”, disse Timm.

Anote
TURISMO ALEMÃO
www.deutschland.de/en/

Notas de redação

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação | Unsplash