Trem Solar da Quebrada, em Jujuy, mostra todo o esplendor da região norte

Trem Solar da Quebrada, em Jujuy, mostra todo o esplendor da região norte

Foi durante a edição 2024 da World Travel Latin America (WTM), realizada em São Paulo, que a Província de Jujuy apresentou ao público seu mais novo atrativo: uma linha férrea com extensão de 42km, a qual funciona por meio de energia solar

Conciliando a atividade turística à preservação do meio ambiente, o novo trem elétrico-solar de Jujuy liga os municípios de Maimará a Volcán, permitindo realizar pausas ao longo do caminho e reembarcar em a necessidade de adquirir outro bilhete

Foi na edição deste ano da World Travel Market Latin America (WTM-LA), que ocorreu entre os dias 15 e 17 de abril, que Jujuy deu as boas novas ao mercado brasileiro. O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy ㅡ uma das regiões mais bonitas do mundo e mais importantes da Argentina ㅡ divulgou oficialmente a inauguração do Trem Solar da Quebrada, uma iniciativa pioneira que promete transformar a experiência turística nesta região cheia de esplendor.

Uma natureza vibrante, um carnaval pulsante

Ostentando um visual cinematográfico – o qual se assemelha aos cenários de um filme de ficção científica ambientado em outro planeta –, o Cerro de 14 Colores é um dos principais patrimônios do povo de Jujuy

Jujuy é uma região formada por quatro ecossistemas principais: vales, quebrada, puna e yungas. Um cenário sui generis, onde a beleza e a natureza viva são o grande cartão de visitas. Jujuy também é conhecida por seus dias intensos de Carnaval, uma festa popular e de forte apelo cultural entre os jujeños, que lota a região de turistas, visitantes e moradores: usando máscaras e indumentárias simbólicas, uma multidão segue comemorando até a parte das altas montanhas. Cores e sons tomam conta dessa grandiosa festa popular. Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy, presente na WTA 2024, falou com exclusividade ao nosso portal e enfatizou que o trem permite uma experiência única e inesquecível em meio a paisagens incomparáveis. “Os brasileiros que já sabem o poder turístico que a província apresenta, agora, contam com mais esse atrativo. Esperamos a todos para conhecerem ou voltarem a Jujuy”, enfatizou.

O poder e beleza de La Quebrada de Humahuaca

Integrando a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO – a qual tem por objetivo proteger e exaltar uma determinada região, reconhecendo sua importância científica e cultural –, a Quebrada Humahuaca foi cenário para algumas das batalhas da Guerra de Independência, abrigando, inclusive, um monumento aos heróis do conflito. Imagem: Luis Muñoz (via Pexels)

A Quebrada de Humahuaca permite vivenciar, ao longo de seu trajeto, experiências únicas ㅡ como caminhadas, contemplações ou passeios à cavalo em meio ao cenário multicolorido, o qual se estende desde as nuvens até o manto esmeralda da região das Yungas. Passear pelas antigas terras de cultivo pré-hispânicas de Coctaca ou saber que caminhou por uma região que serviu como campo de batalha durante a Guerra da Independência (1812-1821) é, também, uma experiência incomparável. Esses e outros pontos importantes levaram a Quebrada de Humahuaca a fazer parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, na categoria de Paisagem Cultural, desde julho de 2003.

Puna: extensos picos pintados de ocre, azul e branco

Localizado entre as províncias de Jujuy e Salta – ambas reconhecidas pelo charme das suas cidades e beleza infindável da sua natureza –, o deserto de Salinas Grandes se estende por aproximadamente 320km, estando a uma altitude de mais de 3 mil metros acima do nível do mar

A região da Puna, diferentemente da Quebrada, é mais sutil em suas cores ㅡ mas os extensos picos naturais e coloridos de ocre, azul e branco ㅡ, permitem um visual sem igual, dando a dimensão real de sua beleza maior. As Salinas Grandes, os povos de Susques, Barrancas, Casabindo, Rinconada e Cochinoca ㅡ todos habitantes da base oriental da pré-cordilheira ㅡ são testemunhos de como foi a presença colonial espanhola e resguardam testemunhos concretos da passagem dos incas pelo lugar. Não se visita Jujuy sem se emocionar.

O moderno Trem Solar da Quebrada em 42km

Uma experiência diferenciada para aqueles que visitam o deserto de Salinas Grandes é se hospedar em um luxuoso glamping – nome dado aos acampamentos de luxo estabelecidos na região, os quais permitem desfrutar da beleza de Jujuy de forma diferenciada

O avanço tecnológico e a consciência ambiental foram combinados para criar o recém-inaugurado Trem Solar da Quebrada, uma iniciativa pioneira: não se trata apenas de um meio de transporte, mas sim, de um compromisso de cuidado e respeito com o meio ambiente e o patrimônio cultural regional ㅡ convidando à descoberta e preservação da beleza de Jujuy enquanto se desfruta de uma viagem inigualável. Com uma extensão atual de 42 quilômetros, o percurso começa no povoado de Volcán e segue pelas estações de Tumbaya, Purmamarca e Maimará, e, em seguida, chega até Tilcara completando assim o trajeto de 42 km. Com a modalidade “Hop-on/Hop-off”, é possível subir e descer em estações distintas ao longo do dia, utilizando o mesmo bilhete. Lembrando que Jujuy possui alguns dos hotéis mais sofisticados do mundo, com gastronomia refinada e que preservam as características regionais com o que há de mais moderno. Entre os hotéis estão: O Manancial do Silêncio, Los Terrazas Hotel Boutique, o Hotel Huacualera ㅡ entre outros, que se integram perfeitamente à natureza árida da região.

Dividida em quatro regiões

A Puna, comumente encontrada em regiões de altitude elevada – a qual se estende por toda a região conhecida pelo nome de Altiplano – pode ser descrita como uma paisagem de aspecto árido, com predominância de arbustos e gramíneas

A província de Jujuy está dividida em 4 regiões turísticas: Puna, Quebrada, Vales e Yungas. A UNESCO declarou dois pontos turísticos de grande valor paisagístico e cultural como Patrimônio Mundial: a Quebrada de Humahuaca e um maravilhoso caminho em forma de escada no meio da montanha, que era o principal caminho dos incas, o Qhapaq Ñan, que se conecta com a Reserva de Biosfera de las Yungas. Jujuy é famosa por seus vinhos de altíssima altitude: a Quebrada possui uma das maiores produções de vinho artesanal de altitude do mundo, variando de 2.094 metros acima do nível do mar em Tumbaya a um pequeno vinhedo que se eleva a 3.319 metros.

Quebrada de Humahuaca: um vale estreito

Servindo, no passado, como rota comercial para o povo inca, a Quebrada Humahuaca abriga uma série de atrações, destinadas aos mais variados públicos: desde aquele que está à procura de um reencontro com a natureza até o turista que deseja realizar uma imersão na cultura e história locais

A Quebrada está a meia hora da capital da província e se estende por mais de 150 km ao norte, seguindo a Rota Nacional 9, paralela ao Rio Grande. Possui paisagens e geografia bastante sui generis e luta para conservar toda a ancestralidade e costumes de populações nativas e suas manifestações culturais ㅡ na Quebrada, encontra-se vários povoados, cada um com sua própria identidade: Humahuaca, Uquía, Huacalera, Tilcara, Maimará, Purmamarca, Tumbaya e Volcán. Vale caminhar por suas ruas estreitas, visitar suas igrejas, seus edifícios, consumir o seu artesanato, saborear a sua requintada gastronomia e seus vinhos.

Pucará de Tilcara, um imponente sítio arqueológico da Cultura Andina

Fortificação do período pré-inca, o Pucará de Tilcara seria, originalmente, construído pelo povo Omaguaca, o qual ocupava a região de Tilcara durante o século 12 – e utilizava o forte como ponto de observação e defesa. Imagem: Bernard Gagnon (via Wikipedia)

Com extensão de 8 a 15 hectares e aproximadamente 1.170 anos, Pucará destaca-se também pela Serranía de Hornocal, a 24 km de Humahuaca, mais conhecida como o “Cerro de 14 Colores”. A estrada de acesso é de cascalho, levando aproximadamente 40 minutos para acessar o mirante, que fica a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Já as Salinas Grandes são uma das 7 Maravilhas da Argentina: o acesso é feito a partir da cidade de Purmamarca pela Rota Nacional 52 por aproximadamente 50 km, subindo a impressionante Cuesta de Lipán. Este enorme salar está localizado a uma altitude média de 3.600 metros acima do nível do mar e possui uma maravilhosa diversidade de espécies de fauna, como lhamas, vicunhas e flamingos do sul. A grande amplitude térmica, a intensa radiação solar, os vestígios de povos milenares e a cultura viva das suas pequenas comunidades, espalhadas pela paisagem, conferem-lhe uma identidade única.

As Yungas são um refúgio de máxima pureza

Durante sua participação na WTM-LA 2024, a Diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy, Nadia Serrano Antar, trouxe números expressivos da participação dos brasileiros no setor turístico da região

Sua principal referência, o Parque Nacional Calilegua, com seus 76.306 hectares de selva, é um dos ambientes protegidos com maior biodiversidade do norte da Argentina. Ao todo, cerca de 60% das aves argentinas são encontradas nesse território, que também abriga espécies animais preservadas e ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o cervo andino e a lontra de rio, que se misturam à majestade exuberante da vegetação, que convida ao mistério e à maravilha. Nos Vales, destaca-se o Parque Provincial Potrero de Yala, a 18 km da cidade, onde estão localizadas as Lagoas Yala e Termas de Reyes, um verdadeiro paraíso que é reconhecido pelo prestígio de suas fontes termais curativas.

Jujuy em números
Neste primeiro bimestre de 2024, cerca de 276.952 turistas chegaram a Jujuy, dos quais 20% foram estrangeiros.
O mercado brasileiro ocupa a primeira posição no ranking de chegada de turistas internacionais, sendo 12.700 turistas ㅡ aproximadamente 23% da totalidade.
Transportes mais utilizados pelos brasileiros para chegar a Jujuy: 53% utilizam automóvel/caminhão/motorhome, 25% usam motocicleta e 11% avião.
Os brasileiros têm interesse em Turismo de Natureza (43%) como primeira opção; seguido de Turismo Cultural (32%); Turismo Gastronômico (19%); e, por último, o Turismo Comunitário ou Rural (6%).

Anote
www.turismo.jujuy.gob.ar
www.instagram.com/visitjujuy

Notas de redação

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação | Wikipedia | Pexels