Aeromexico celebra 90 anos de história com sucesso e inovação 

Aeromexico celebra 90 anos de história com sucesso e inovação 

Foi no renomado Hotel Hilton São Paulo, que a Aeromexico celebrou seus 90 anos de história e de pioneirismo, em meio aos executivos, diretores, imprensa e autoridades do México no Brasil, no dia 23 de setembro. No coquetel. os diretores puderam traçar o sucesso de maneira cronológica sobre a companhia aérea que bravamente segue para um século de existência.

Vídeo institucional da Aeroméxico: 90 anos levando o México para o mundo! (Vídeo/Reprodução Youtube)

Kátia Bruna Freitas, Diretora da Aeromexico, no Brasil explicou: “Trata-se do primeiro evento fora do México para comemorar essa data tão importante. Poucas empresas têm tanta resiliência. Sobre o diferencial, vale dizer que saindo aqui do Brasil, temos o Dream Liner, equipamento mais moderno da Boeing. Chegando na cidade do Mexico, há conexões imediatas com as principais cidades do México, além das rotas internacionais”. Fernando Esqueda, Diretor da Aeromexico para a América Latina também enfatizou a importância do mercado brasileiro para a Aeromexico; e a permanente inovação da companhia, acompanhando as tendências mundiais em todos os aspectos, como frota, conectividade, segurança, rotas. No coquetel aqui no Brasil, os convidados também puderam assistir a uma performance artística sobre Frida Khalo.   

Diretora Comercial para o Brasil, Katia Bruna; e o Diretor Comercial para a América Latina, Fernando Esqueda (Fotos: Acervo Pessoal)

Retrospectiva de nove décadas

No México, o evento de comemoração aos 90 anos aconteceu em 11 de setembro e foi liderado pelo Diretor Geral, Andrés Conesa, que fez uma retrospectiva das nove décadas de existência da companhia aérea, e que atualmente apresenta uma nova imagem para sua frota. Tambén foram destacados recordes de investimentos e conquistas que marcam esse momento, incluindo avanços na frota, serviços, tecnologia, conectividade, alianças, sustentabilidade, experiência do cliente e colaboradores. Lá, o evento comemorativo foi realizado no Hangar Oriente, onde foi destacada a evolução desde o primeiro voo em setembro de 1934, até o estado atual da companhia, que “tem como propósito transformar a viagem em uma experiência extraordinária, mantendo sua liderança como a companhia aérea bandeira do México”, pontuou Andrés Conesa.

Foto 1: Márcia Santos, Editora Chefe do portal Um Luxo de Viagem e Fernando Esqueda, Diretor Comercial da Aeroméxico para a América Latina; Foto 2 e 3: Vídeos da Diretora Comercial para o Brasil, Katia Bruna.

O papel fundamental dos colaboradores também foi enaltecido. “Seu compromisso, esforço e dedicação são o motor que impulsiona nossa querida companhia aérea a voar cada vez mais alto. Também quero agradecer a todos os nossos aliados, que ao longo dessas nove décadas foram parte fundamental da construção dessa história. E, em especial, aos nossos clientes, que são o pilar essencial para que possamos celebrar nossos primeiros 90 anos nos céus”, explicou.

Evento no México: exuberância de três aviões

O evento no Hangar, no México,  foi uma experiência de imagem, história, novidades e um cenário espetacular, com a presença de três aviões: o lendário Stinson SR, que foi o primeiro avião da Aeroméxico e que se encontra conservado de tal forma que segue sendo aeronavegável; o Kukulcán, um Boeing 737 MAX-9 cuja imagem na fuselagem foi desenhada pelo artista Edgar Flores “Saner”, fazendo referência ao deus da cultura maia e incorporando outros elementos icônicos do México, como flores, aves e espécies endêmicas; e um Boeing 737-800, que exibe a nova identidade visual que será adotada por toda a frota da companhia aérea. 

Na foto, o lendário Stinson SR, que foi o primeiro avião da Aeroméxico e que se encontra conservado de tal forma que segue sendo aeronavegável. (Foto: Divulgação)

Aeromexico em números: sucesso absoluto

A Aeroméxico segue este ano, consolidando uma transformação histórica, mantendo sua liderança em frota, serviços, conectividade, alianças, padrões e reconhecimentos de nível internacional.  Nos últimos 3 anos, a companhia recebeu 60 novas aeronaves. Atualmente, conta com 157 aeronaves e seus equipamentos consagram a frota, como sendo a mais robusta da indústria no México.; ao longo de seus 90 anos, a companhia aérea transportou mais de 500 milhões de clientes; a Aeromexico realiza um investimento significativo em melhorias nos interiores de seus aviões, que também inclui a instalação do serviço de internet em sua frota Embraer 190;  a companhia aérea celebra seu 90o aniversário conectando três continentes através de mais de uma centena de rotas em 90 destinos, o que a posiciona como a companhia aérea com a rede de conectividade mais ampla no México. 

Na foto, um avião da Aeromexico 787 LN 115 Air to Air (Foto: Divulgação)

Novas rotas para os Estados Unidos

Somente nos Estados Unidos, e graças à sua aliança com a Delta Airlines, a Aeromexico neste ano de 2024 abriu 12 rotas para o país vizinho. Também está prestes a iniciar mais 13, além de uma nova rota na Colômbia, com voos para Cartagena. A Aeroméxico oferece 2,3 milhões de assentos mensais e, até o final do ano, espera atingir 2,6 milhões. As medições da Cirium colocaram a Aeroméxico no TOP 10 das companhias aéreas mais pontuais do mundo. O relatório mais recente, referente a agosto, posicionou a companhia, pela quarta vez no ano, no primeiro lugar entre as companhias aéreas globais.  

Veracruz é uma cidade no México, que foi fundada em 1599 e é uma das cidades mais importantes do México por conta do seu porto marítimo comercial, que é um dos mais movimentados do mundo. (Foto: Pixabay)

Nova imagem da marca mostra a evolução do Caballero Águilla

A companhia anunciou sua nova imagem, que inclui a evolução do icônico Caballero Águila, simbolizando seu compromisso de levar o México contemporâneo ao mundo. A nova identidade faz parte de uma profunda transformação interna e externa, que fortalece a hospitalidade, trazendo dinamismo e modernidade à empresa, com diversas ações voltadas ao benefício dos clientes.  Em linha à essa evolução, a Aeroméxico lançou ainda a versão beta de seu novo aplicativo móvel, que se destaca por ser mais rápido e intuitivo. Entre as funções que foram ativadas estão: check-in em apenas dois passos, acesso por face ID e/ou touch ID, status de voo aprimorado, cartão digital do Aeroméxico Rewards, escaneamento de visto e documentos de residência, entre outros. O aplicativo estará totalmente pronto nos próximos meses.  Graças ao relançamento e à melhoria do Aeroméxico Rewards, ele se consolida como o programa de recompensas líder na indústria aérea do país, com um crescimento de cerca de 30% no número de sócios nos últimos dois anos. Por meio de suas causas sociais, a empresa se uniu ao combate ao tráfico de pessoas e de animais, além de apoiar o transporte de órgãos para transplantes, entre outras iniciativas.  A companhia também lançará no mês de dezembro deste ano, novos uniformes para os seus comissários de bordo e equipe de solo, desenhados pela marca Yakampot, dirigida por Concha Orvañanos. São diversas peças que contam com bordados orgulhosamente confeccionados por 230 artesãs chiapanecas, os quais serão apresentados durante o mês de outubro.  Através de sua subsidiária Aeroméxico Cargo, a companhia transporta anualmente mais de 140 mil toneladas de carga, seguindo os mais altos padrões da indústria.

A história e a força da artista mexicana Frida Khalo em.performance no evento do Brasil

Conectividade com 184 países por meio de 20 companhias aéreas parceiras 

O Grupo Aeroméxico, S.A.B. de C.V. é uma empresa controladora com subsidiárias dedicadas à aviação comercial e de carga no México, além de capacitação, assistência e manutenção, bem como controle do seu programa de lealtad de passageiros: Aeroméxico, Aeroméxico Connect, Aeroméxico Cargo, Aeroméxico Formação, Aeroméxico Serviços e Aeroméxico Rewards. A empresa é a companhia aérea de bandeira do México e tem seu principal centro de operações no Aeroporto Internacional da Cidade do México. Sua rede de destinos abrange México, Estados Unidos, Canadá, América Central, América do Sul, Ásia e Europa. A frota operacional atual do Grupo é composta por aeronaves Boeing 787 e 737, assim como Embraer 190 de última geração. A Aeroméxico é sócia fundadora da SkyTeam, uma aliança com 24 anos que oferece conectividade para 184 países por meio de 20 companhias aéreas parceiras.

Anote 

www.aeromexico.com

Texto: Márcia Santos/ Divulgação
Imagens: Acervo Pessoal / Divulgação / Pixabay