Toda a beleza e poesia de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027

Toda a beleza e poesia de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027

Quem conhece Portugal sabe que visitar a charmosa Évora é quase obrigatório. A charmosa cidade da região do Alentejo esbanja história, cultura e muito da alma de Portugal. Escolhida como a Capital Europeia da Cultura em 2027, sendo a quarta cidade portuguesa na história a alcançar o título, junto de Lisboa (1994); Porto (2001); e Guimarães (2012). A candidatura de Évora à Capital Europeia da Cultura foi anunciada em 2017 e, desde então, todo o território do Alentejo tem se esmerado pela conquista do título, o que trouxe e trará ainda mais impacto cultural, econômico, social e turístico às cidades vencedoras.

A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Sé Catedral de Évora ou simplesmente Sé de Évora, localiza-se em Évora, Portugal. Apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. (Foto: Divulgação)
Évora é a capital da região centro-sul de Portugal, o Alentejo. No centro histórico da cidade encontra-se o antigo Templo romano de Évora (também conhecido por Templo de Diana). Nas proximidades, casas caiadas rodeiam a Sé Catedral de Évora, uma enorme estrutura gótica iniciada no século XII. (Foto: Divulgação)

Estilo de vida livre e sem pressa do alentejano

Inspirado pelo “vagar” alentejano, que pode ser traduzido como um estilo de vida mais livre e sem pressa, a candidatura abordou o modo de ser e de viver e as práticas que existem desde sempre no Alentejo e que podem contribuir com soluções para os desafios contemporâneos, desenvolvendo colaborações culturais sustentáveis e estimulando o desenvolvimento. Entre os princípios que inspiram a estratégia do programa cultural e artístico de Évora 2027 está a ideia de que menos é mais, privilegiando a qualidade sobre a quantidade, a sustentabilidade, além de enfatizar a diversidade cultural, a harmonia entre o tradicional e contemporâneo, a preservação do patrimônio e a valorização da ciência e da arte.

A Praça do Giraldo é a principal praça da cidade de Évora e situa-se no centro histórico na freguesia de Santo Antão. (Foto: Divulgação)
O Convento de Nossa Senhora da Graça (popularmente chamado Convento da Graça, Igreja da Graça ou Meninos da Graça), é um importante monumento religioso renascentista da cidade de Évora, situando-se no Largo da Graça, na freguesia da Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão). (Foto: Divulgação)

Liepaja na Letônia também recebeu prêmio

Com decisão anunciada em 2022, o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 será dividido com a cidade de Liepaja, na Letônia. Todos os anos, de duas a três cidades na Europa são escolhidas por um comitê altamente qualificado que analisa as condições das escolhidas para abrigar diversas atividades culturais. A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objetivo a promoção de uma cidade da Europa pelo período de um ano, em que a localidade nomeada tenha a oportunidade de mostrar o seu estilo de vida e o seu desenvolvimento cultural, permitindo maior conhecimento sobre o destino.

A fachada da catedral é flanqueada por duas torres, ambas do período medieval, sendo a torre do lado sul a torre sineira da catedral, cujos sinos há séculos marcam o passar das horas da cidade. (Foto: Divulgação)
A Ermida de São Brás localiza-se na Herdade da Fainha, sensivelmente a leste e a três quilómetros de Évora Monte, município de Estremoz, distrito de Évora, no Alentejo, em Portugal. (Foto: Divulgação)

Próximas Capitais Europeias da Cultura

2025 – Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovênia)

2026 – Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia)

2027 – Évora (Portugal) e Liepaja (Letónia)

Évora e sua região circundante tem uma rica história que recua mais de cinco milénios, como demonstrado por monumentos megalíticos próximos como a Anta do Zambujeiro e o Cromeleque dos Almendres. (Foto: Divulgação)
A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal, estando integrada no Convento e Igreja de São Francisco de Évora. A Igreja de São Francisco está classificada como Monumento Nacional desde 1910. (Foto: Divulgação)

A maior região de Portugal

O Alentejo se traduz na maior região do país, com um estilo de vida tranquilo, com praias intocadas e cidades charmosas com castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo é um destino completo para todos os perfis de viajantes como amigos, famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística da cidade, realizada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, conta com o apoio dos fundos comunitários através do Alentejo 2030, do Portugal 2030 e da União Europeia.

Uma jóia na região do Alentejo, assim é a cidade de Évora em Portugal. Com muita história e belezas, é um convite para visitar e morar. (Foto: Divulgação)

Anote

www.turismodoalentejo.com.br

Nota da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação