Segunda edição “Dia Marfim-Brasileiro ” foi marcada por cores, sons e sabores ancestrais

Segunda edição “Dia Marfim-Brasileiro ” foi marcada por cores, sons e sabores ancestrais

Lindo e emocionante. Assim pode ser classificada a segunda edição da Jornada Marfinense no Brasi. Realizado pela Embaixada da Costa do Marfim no Brasil, em parceria com o seu Escritório de Turismo e Lazer, o evento aconteceu no dia 20 de junho de 2025, em um dos locais mais simbólicos do país: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). Com o tema “Sublime Côte d’Ivoire, terra de descobertas e de sabores”, o encontro contou com 700 participantes.

Durante a cerimônia de abertura, Sinara Rubia, Diretora do Muhcab, recebe presente da Embaixada da Costa do Marfim, pelas mãos do Excelentíssimo Senhor Embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié (Acompanhado de sua esposa Bibatta Quattara Diamounténé,); e da Diretora de Turismo da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Curcio. (Foto: Divulgação)

Emoção marcou o início das atividades

A recepção foi marcada pela chegada da delegação oficial e do Embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié; e sua esposa, Bibatta Quatará Diamouténé, que foram calorosamente recebidos com flores, em uma saudação simbólica de boas-vindas. Com o MUHCAB todo decorado com a temática marfinense e uma programação, bastante variada, a abertura contou com a execução solene dos hinos nacionais — “Hino Nacional do Brasil”; e “L’Abidjanaise”, hino oficial da República da Costa do Marfim. A execução de ambos emocionou os presentes e simbolizou o respeito e a conexão entre as duas nações. O artista marfinense Loua Pacom Oulai também protagonizou um momento bastante tocante na abertura quando fez uma apresentação performática com homenagens aos ancestrais pedindo paz e êxito neste especial encontro.

Loua Pacôm Oulai, músico e artista marfinense, faz uma reverência aos ancestrais, durante a cerimônia de abertura pedindo paz ao mundo e êxito no evento. (Foto: Divulgação)

Atmosfera de celebração e de descobertas contagiou a todos

O MUHCAB foi especialmente preparado para a ocasião. O espaço contou com uma ambientação repleta de elementos da cultura africana: um painel temático exuberante (Feito pela decoradora Lucia Helena), bandeiras do Brasil e da Costa do Marfim, além de mesas elegantemente montadas para o almoço marfinense, que foi servido ao público em um clima de confraternização e acolhimento.

 Excelentíssimo Senhor Embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié; (Acompanhado de sua esposa, Bibatta Quattara Diamounténé); e da Diretora de Turismo da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Curcio, percorrem a feira de artesanato africano no Muhcab durante o evento. Tudo ao som do músico, Loua Pacôm Oulai. (Foto: Divulgação)

Discursos destacaram ancestralidade, cultura e afinidades entre os dois países

A diretora do MUHCAB, Sinara Rúbia, iniciou a cerimônia com agradecimentos e profunda reflexão: “Estou muito honrada de fazer parte deste encontro marfim-brasileiro. Isso mexe com muita coisa em mim como gestora pública, mas também com a minha vida, minha história, minha ancestralidade. Hoje o que está acontecendo aqui é uma reparação histórica”. A Diretora do Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Flora Curcio (Ceres), ressaltou: “Nosso trabalho consiste em criar um elo de ligação entre o Brasil e a Costa do Marfim em todas as frentes: social, cultural e turística. Esse evento mostra a nossa percepção sobre as afinidades entre os dois países e vamos continuar trabalhando para promover ainda mais essa consciência”. O embaixador S.E.M. Diamouténé Alassane Zié também falou das afinidades dos dois países e destacou os atrativos do país: “Temos mais de 800 quilômetros de praias, um forte turismo religioso com a maior basílica do mundo (Nossa Senhora da Paz) e uma vasta gastronomia que atrai interessados do mundo inteiro. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo — somos responsáveis por 40% da produção mundial.” E concluiu: “Quando vim morar no Brasil me senti em casa. Na Costa do Marfim, temos produtos muito semelhantes aos do Brasil — banana da terra, inhame… A única diferença está na forma de fazer. Nossos países estão distantes, mas parecem estar bem próximos.”

Da esquerda: Relações Públicas da Costa do Marfim no Brasil, Márcia Santos; Executiva da Airline Pros (Representante da TAAG), Rebecca Meadows; e Diretora de Turismo da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Curcio, durante palestra no “Dia Marfim-Brasileiro”. (Foto: Divulgação)
Feira artesanal exibe objetos de arte e de decoração durante a segunda jornada do “Dia Marfim-Brasileiro” no Muhcab. (Foto: Divulgação)

Voo para a Costa do Marfim está no planejamento da TAAG para o final deste ano

A condução do cerimonial ficou sob responsabilidade da jornalista e relações-públicas da Costa do Marfim no Brasil Márcia Santos; e do engenheiro e CEO da Oasis Group, Noël Mekan, que conduziram o evento com profissionalismo e informações adicionais sobre o país e sobre cada um dos painelistas. Entre as palestrantes, esteve a Diretora da AirlinePros no Brasil, representante da companhia aérea TAAG, Rebecca Meadowns, que trouxe a notícia: “É muito importante reconectar à África — não apenas o Brasil, mas toda a América do Sul. Temos voos para vários países da África e a Costa do Marfim também já está em nosso planejamento. Ainda não temos uma data exata do lançamento, mas será um voo para a Costa do Marfim via Luanda e a previsão é que seja lançado até o final deste ano”.

Convidados do evento “Dia Marfim-Brasileiro” realizado no Muhcaba, no último dia 20 se divertem ao som das músicas marfinenses, sob o comando do músico e arista Loua Pacóm Oulai.  (Foto: Divulgação)
 
Márcia Santos, Relações Públicas da Costa do Marfim no Brasil; e Noel Hubert Mekan, CEO da Oasis Group (Ambos cerimonialistas) recebem ao palco, o palestrante Yayá Touré (Ao centro), Presidente da Associação dos Estudantes Marfinense no Brasil. (Foto: Divulgação)
Durante a apresentação cultural do “Dia Marfim-Brasil”, a chef de cozinha marfinense, Dame Sarah, desfila ao lado do professor doutor Boubakar Sanfo, um dos palestrantes do evento. (Foto: Divulgação)

Autenticidade e força genuína de um povo se destacaram nas apresentações

A segunda edição do Dia Marfim- Brasileiro foi marcado por palestras e painéis com experiências inspiradoras e trajetórias profissionais e pessoais que conectam naturalmente o Brasil e a Costa do Marfim. Conheça os nossos painelistas: e as temáticas desenvolvidas por eles:

Painel 1: Experiências gastronômicas marfinenses – Yaya Touré e Wilfried Kouakou

Painel 2: História de superação do chefe do Othon Palace Copacabana – Alexandre Magno dos Santos

Painel 3: Culinária afrocentrada do Dida Bar e Restaurante – Dilma Nascimento

Painel 5: Diversidade de ingredientes africanos – Leila Manhães

Painel 6: Integração dos marfinenses no Brasil – Boubakar Sanfo

Apresentação especial: Turismo para a Costa do Marfim com a TAAG – Rebecca Meadowns

Leila Manhães, idealizadora do projeto Iraizato (Ao centro), no palco com Márcia Santos, Relações Públicas da Costa do Marfim no Brasil; e Noel Hubert Mekan, CEO da Oasis Group (Ambos cerimonialistas). (Foto: Divulgação)

Almoço típico marfinense conquista o público

Todos os visitantes puderam se deliciar com um almoço marfinense completo, preparado pela chef marfinense Dame Sarahe (e seu staff) radicada em Brasília, fundadora da Bless Delícia e estudante de Ciências da Computação na Universidade de Brasília. Sarah tem uma capacidade ímpar. Os pratos servidos em um buffet de abundância propiciaram momentos de confraternização para o público que pôde saborear tudo no espaço charmosamente decorado do MUHCAB. Uma torre de chocolate também foi a grande atração da degustação. Conheça o cardápio servido, com os pratos caprichosamente elaborados e oferecidos nessa verdadeira viagem gastronômica:

Choukouya de Poulet / Churrasco de Frango

Choukouya de Viande de Bœuf / Churrasco de Carne Bovina

Attiéké / Cuscuz de Mandioca

Placali / Sêmola de Mandioca Fervida

Sauce Claire de Foufou / Caldo para Fufu

Sauce Arachide / Caldo de Amendoim

Sauce Gombo (Kôpê) / Caldo de Quiabo

Riz Blanc / Arroz Branco

Beignets Rouge Sucré / Bolinhos Fritos Doces (vermelhos)

Beignets Jaune aux Vermicelles / Bolinhos Amarelos com Macarrão de Anjo

Foufou de Banane / Banana da Terra com Óleo de Dendê

Jus de Tomi / Suco de Tamarindo

Jus de Bissap / Suco de Hibisco

Salade / Salada

Dida Nascimento, dona do Dida Bar (Ao centro), é recebida no palco por Márcia Santos, Relações Públicas da Costa do Marfim no Brasil; e Noel Hubert Mekan, CEO da Oasis Group (Ambos cerimonialistas). (Foto: Divulgação)

Tarde cultural, ancestralidade e arte africana

Durante a tarde, o evento da Costa do Marfim se transformou em uma verdadeira imersão cultural com uma energia contagiante e uma atmosfera única. Com Djs que apresentaram o melhor dos sons tradicionais e dos POPs contemporâneos da Costa do Marfim, foi difícil ficar parado. E para completar a tarde dançante, Loua Pacom Oulai deu um show com o seu grupo de percussão e dança nos trazendo elementos de pura ancestralidade. Tanto a comitiva oficial quanto o público puderam dançar e se valer dos ritmos africanos para uma conexão genuína através da música. Foi lindo de se ver! Desfiles de moda praia e moda verão também encheram os nossos olhos de beleza. Saiba mais sobre a programação do Dia Marfim-Brasileiro:

Degustação gastronômica sob a coordenação da Chef Dame Sarah

Apresentações de percussão e dança com o grupo de Loua Pacom Oulai

Pintura corporal africana com a artista Joyce Cristina Santos da Silva

Desfile de moda afro-brasileira e moda praia com criações da grife Gondar Moda

Feira artesanal com expositores de moda, arte, acessórios e decoração

Encerramento com danças coletivas e confraternização

A torre de chocolate que servia o produto aos convidados, durante o evento, serviu para ressaltar a força da Costa do Marfim: ” O maior produtor de cacau do mundo”. (Foto: Divulgação)

Edição 2026 já tem novidades!

Jennifer Flora Curcio, a Diretora de Turismo da Costa do Marfim no Brasil, encerrou agradecendo calorosamente ao público, palestrantes, artistas e parceiros, reforçando: “Seguiremos comprometidos com a valorização da cultura afro-diaspórica e com o fortalecimento das pontes culturais entre a Costa do Marfim e o Brasil. Já estamos nos preparando para o próximo evento”. Por fim, o embaixador S.E.M. Diamouténé Alassane Zié agradeceu a todos os presentes pela participação e carinho, e anunciou que a terceira edição do “Dia Marfim-Brasileiro” está programado para acontecer em outra cidade, por exemplo, em Brasília.

Veja mais momentos especiais do evento em nossa galeria:

Foto 1: Almoço com a Embaixada e Bureau de Turismo da Costa do Marfim; Foto 2: Alexandre Magno do Otton Palace, ao centro, com Márcia Santos e Noel Mekan (Cerimonialistas); Foto 3: Excelentíssimo Senhor Embaixador da Costa do Marfim no Brasil: Diamounténé Alassane Zié; Foto 4: O músico Loua Pacôm durante apresentação musical e cultural; Foto 5: Staff e Comitiva da Costa do Marfim; Foto 6: Delícias da Costa do Marfim preparadas pelo chef Dame Saran; Foto 7: Diretora de Turismo, Jennifer Curcio, idealizadora do evento vestiu um modelo exclusivo da Costa do Marfim.

Foto 1: Da esquerda: Pedro Bernardo, Visitante do evento; Affoussata Bakayoko, gerente financeira da Costa do Marfim; e Dame Sarah, Chef da Bless Delícia; Foto 2: Staff do evento ao lado da Diretora de Turismo da Costa do Marfim, Jennifer Cúrcio; Foto 3: Uma das delícias da Costa do Marfim servidas no almoço; Foto 4: Rebecca Meadowns. (Arline Prós/ TAAG)ao lado da Diretora de Turismo, Jennifer Cúrcio; Foto 5: Pintura africana foi um presente aos participantes do evento; Foto 6: O buffet montado para os visitantes do evento e Foto 7: Da esquerda Affoussata Bakayoko, gerente financeira da Costa do Marfim; e Márcia Santos, RP da Costa do Marfim no Brasil.

Para saber mais:

Siga e acompanhe as atividades do Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil pelo Instagram: @bureaudutourismebrasil

Nota da redação
Edição Márcia Santos
Imagens: Divulgação