Entrevista Especial: Celso Ghelfi, fundador da GTA- Global Travel Assistance, um dos maiores grupos de seguro viagem do mundo

A GTA – Global Travel Assistance é uma das empresas pioneiras no segmento de seguro viagem no Brasil, com mais de 35 anos de experiência dedicados à proteção de viajantes em todo o mundo. Carregando o DNA de seu fundador visionário, Celso Ghelfi, a empresa se destaca por sua excelência em atendimento, inovação constante e por oferecer soluções personalizadas para todos os perfis de viajantes. Desde o início do portal Um Luxo de Viagem, a GTA tem sido uma parceira sólida, apoiando e acreditando em nossa missão de promover experiências seguras, sofisticadas e inesquecíveis.

Um Luxo de Viagem: Certamente que a GTA é uma grande empresa sólida e que nos faz querer saber qual é a receita deste sucesso absoluto… E quais são os principais diferenciais que a posicionam como uma referência no mercado brasileiro?
Celso Ghelfi Estamos no mercado há 35 anos e o nosso negócio é cuidar de pessoas. Para isso, precisamos ter uma estrutura de atendimento no Brasil e no Exterior. Tendo esse compromisso, contamos com uma rede de vários prestadores, como hospitais, clínicas, médicos, dentistas, despachantes, UTI móvel. Tudo para que nosso suporte seja o mais rápido e eficiente possível. Dispomos de uma Central Operativa que trabalha no formato 24/7, com atendentes bilíngues, e implementamos a IA de Israel com scan facial, justamente para garantir excelência no atendimento aos nossos viajantes.
ULV: Muitas pessoas me perguntam se a GTA personaliza suas coberturas para atender diferentes perfis de viajantes, desde o mochileiro até o passageiro de luxo?
Celso Ghelfi A GTA possui um portfólio de produtos flexíveis, que vão de USD 12.000,00 a USD 330.000,00 para as coberturas de atendimento médico e hospitalar.
Como atuamos em vários nichos de mercado, como lazer, intercâmbio, corporativo, religioso, esportes …Procuramos incorporar em nossos planos, as coberturas que irão proteger os viajantes antes do início e durante a viagem.

ULV: O que os agentes de viagem ganham ao escolher a GTA como parceira? Fale dos programas de incentivo, treinamentos e ferramentas.
Celso Ghelfi: A GTA tem como estratégia atuar apenas no segmento B2B, ou seja: nossos clientes são agências de viagem, operadoras de turismo e corretores. Temos um DNA de capacitação. Treinamos 10.000 profissionais no ano passado e temos como objetivo treinar 11.000 este ano. Em março de 2020, abrimos a ACADEMIA GTA para treinar os agentes por meio da plataforma Zoom, onde recebemos virtualmente 500 agentes de viagens de todo o Brasil para saberem um pouco mais sobre o produto.
Para incentivar esses profissionais, sempre lançamos campanhas de incentivo e, na última, contemplamos o maior emissor com um carro HB20 zero km.

ULV: Quais são os principais serviços oferecidos pela GTA que vão além do seguro tradicional e agregam valor real à experiência do cliente durante a viagem?
Celso Guelfi: Estamos sempre abertos a ouvir nossos clientes, buscando entender suas expectativas e necessidades para incorporar serviços em nossos planos.
Atualmente, oferecemos sala VIP em vários aeroportos do Brasil, disponibilizamos o Seguro PET e implementamos o scan facial em nossa telemedicina.

ULV: Com tantas opções no mercado, como a GTA se mantém inovadora e relevante para os viajantes mais exigentes e conectados?
Celso Ghelfi: Comercializamos mais de 850.000 apólices anuais, e isso faz com que nossos clientes conheçam mais a nossa empresa e os nossos serviços.
Investimos constantemente em novas tecnologias e funcionalidades, a fim de otimizar suporte e atendimento, bem como em ações de marketing, visando reforçar a importância de viajar protegido pelo Brasil e para o Exterior, sempre recomendando que o viajante procure um profissional do turismo para fechar sua compra de seguro. O agente de viagem é nosso porta-voz, o que faz com que a GTA tenha mais de 30.000 profissionais apresentando nossos serviços e diferenciais aos viajantes.

ULV: O senhor acredita que o seguro viagem está ganhando mais protagonismo no planejamento de viagens de alto padrão?
Celso Ghelfi: Sim! O seguro viagem passou a ser parte integrante das viagens de alto padrão. O que percebemos é que os clientes querem viajar com altas coberturas para não correrem o risco de ter que pagar contas hospitalares no exterior.
Os planos da GTA com coberturas de USD 145.000 / USD 250.000 / USD 330.000 passaram a fazer parte desses roteiros.
ULV: O seguro da GTA cobre extravio de bagagem. Quais são os limites e como funciona o processo para o cliente ser reembolsado ou compensado?
Celso Ghelfi: Todos os nossos planos possuem a cobertura de perda de bagagem em viagem, que cobrem de USD 1.000,00 a USD 1.200,00, dependendo do plano que o cliente adquirir.
Para o cliente ter direito ao reembolso nesses casos, é imprescindível que ele preencha o documento oficial das companhias aéreas, o famoso P.I.R – Property Irregularity Report.
Com o documento em mãos, o cliente primeiro recebe o valor da companhia aérea e depois dá entrada no processo junto à seguradora, que vai complementar o valor até o limite do plano adquirido.

ULV: A GTA oferece planos com cobertura de até 300 mil dólares. Para que tipo de viajante esse produto é indicado e quais benefícios ele proporciona em relação aos planos convencionais?
Celso Ghelfi: Na verdade, criamos uma gama de planos com coberturas flexíveis, mas fica evidente que o segmento de luxo é o que mais consome os planos de alta cobertura.
O agente de viagem especializado nesse segmento sabe que o seu cliente quer total segurança em relação aos valores de contas hospitalares. Viajar com uma cobertura médica de USD 330.000,00, por exemplo, que é a cobertura do nosso plano Planet, gera essa tranquilidade.
ULV: O atendimento da GTA é 24 horas em português? E quais são os canais disponíveis para o passageiro entrar em contato em caso de emergência no exterior?
Celso Ghelfi: Nossa Central Operativa funciona 24/7, com atendentes bilíngues. O viajante pode abrir o chamado por vários canais, como WhatsApp, app, telefone fixo e e-mail. Ele tem todas as formas de comunicação que necessita!
Anote
Nota da redação
Texto: Márcia Santos
Imagens: Banco de Imagens/Pixabay