Costa do Marfim visita o Salão do Turismo em São Paulo e cria conexões importantes com os Estados Brasileiros

Dando sequência à sua gestão dinâmica e interativa, a Costa do Marfim está presente no Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo. A sua participação marca um momento ainda maior de fortalecimento das relações do país marfinense com o Brasil. No dia de ontem, o dia da abertura do encontro, a Diretora de Turismo da Costa do Marfim, Jennifer Cúrcio, realizou encontros estratégicos com diversas Secretarias Estaduais de Turismo, expositoras ao evento. Além de ter visitado os espaços oficiais das regiões, Jennifer esteve no estande oficial da Embratur, onde conversou rapidamente com Marcelo Freixo, Presidente da Embratur; depois, no estande da Bahia Jennifer reforçou ao ministro do Turismo Celso Sabino, a excelente relação do Brasil com a Costa do Marfim e mais uma vez posou para as fotos. “O foco é ampliar ainda mais a rede de contatos com o trade turístico durante o evento e com os agentes de decisão do setor”, explicou Jennifer. “A receptividade dos Estados Brasileiros foi imensa, o que comprova a nossa total sinergia para o turismo e para os negócios”, acrescentou.

Novos equipamentos industriais e turísticos marcam a modernidade
Na programação de ontem, Jennifer visitou – entre outros -, os estandes do Estado da Bahia, do Pernambuco, do Maranhão, do Ceará, além de ter feito outras reuniões com cidades presentes ao Salão. Ela também esteve com o staff do Festuris, ocasião em que recebeu de presente das mãos de Cibele Marcon, Gerente de Comunicação, chocolates de Gramado; e com Luis Miranda, da Amigo Assessoria, que apresentou informações sobre o Skål Internacional e sobre o parque aquático Wet’n Wild. Todas essas visitas foram acompanhadas pela jornalista Márcia Santos, que registrou os encontros e cobriu a participação da Costa do Marfim no evento. Entre outros pontos, Jennifer destacou a importância de se atualizar o maquinário e os equipamentos turísticos da Costa do Marfim, citando exemplos das indústrias de cacau, castanha e café, que almejam ampliar a tecnologia de ponta para transformar a matéria-prima bruta em produtos finalizados para o consumo com mais gama de opções. “O Brasil pode contribuir com o seu know-how em relação a esses maquinários e abrir novas frentes de negócios entre Costa do Marfim”, explicou. A Diretora ainda aproveitou a ocasião para divulgar os destinos marfinenses e falou das praias, da gastronomia, das festas populares e do plano de turismo do país, Sublime Cote D´Ivoire, e de sua força no Oeste da África. Jennifer também ressaltou ainda a importância da Costa do Marfim para os eventos corporativos da África e citou a próxima edição da SITLA – Feira Internacional de Turismo de Abidjan, que acontece de 19 a 21 de setembro, na Costa do Marfim. A feira se consolida como um espaço estratégico para negócios no setor, especialmente no eixo América Latina–África, valorizando a troca cultural e o fortalecimento econômico entre os dois continentes.

Conexões internacionais, conectividade e Evento Itinerante
A presença da Costa do Marfim no evento também reforça a construção de novas parcerias internacionais. Além da promoção de seus atrativos culturais, naturais e gastronômicos, Jennifer aproveitou a participação E reuniões para estreitar laços institucionais e ampliar oportunidades de cooperação com o mercado brasileiro, onde o Dia Marfim Brasileiro pode se tornar itinerante, acontecendo em outros Estados Brasileiros. A ideia foi aceita com entusiasmo. A conectividade entre os dois países também foi tema das conversas. Com a previsão de voos diretos ou com apenas uma escala (pela TAAG, por exemplo), isso facilitaria o destino marfinense no portfólio de mais operadores e agentes de viagem brasileiros. Será que além de São Paulo, no Sudeste, outros Estados poderiam vir a ter um voo direto para a Costa do Marfim? Essa ideia também foi abordada.
Jennifer visitou – entre outros -, os estandes do Estado da Bahia, do Pernambuco, do Maranhão, do Ceará, além de ter feito outras reuniões com cidades presentes do Salão (Fotos: Acervo Pessoal)
Costa do Marfim – Destaques Econômicos
A Costa do Marfim é uma das economias mais dinâmicas da África Ocidental, destacando-se como maior produtor e exportador mundial de cacau, com 1,9 milhão de toneladas produzidas, além de ser o terceiro maior produtor mundial de castanha de caju, com 688 mil toneladas. O país também apresenta produção significativa de café, com 39 mil toneladas, e lidera a exportação de óleo de palma, com 2,1 milhões de toneladas. No setor industrial, possui 1.600 indústrias, das quais 74% estão localizadas na região de Abidjan. O setor bancário é um dos mais desenvolvidos da África, contando com 16 bancos comerciais e diversas instituições financeiras. Esses setores são fundamentais para o desenvolvimento econômico da Costa do Marfim e para a promoção de parcerias internacionais.

Salão do Turismo no centro da pauta nacional
Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão Nacional do Turismo reúne os 27 Estados Brasileiros (26 Estados + a Federação), em uma grande vitrine onde a gastronomia, a cultura, o artesanato, as festas populares e as experiências imersivas e oportunidades de negócios são o tema central. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra também a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, que fortalece a comercialização de destinos e produtos turísticos de todo o país. A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco em gerar emprego e renda no setor. O Salão do Turismo é acontece de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). A expectativa da organização é receber cerca de 30 mil visitantes nos três dias de programação. Mais de 100 empresas expositoras oferecem descontos que chegam a 30% em pacotes e produtos turísticos para destinos, aproximando ainda mais os brasileiros do sonho de viajar pelo país.
Veja fotos do evento:
Foto 1: A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio ao lado do Ministro do Turismo, Celso Sabino durante o Salão do Turismo; Foto 2: Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, e Jennifer Curcio, Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim para o Brasil durante o Salão do Turismo 2025; Foto 3: A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio ao lado do Ministro do Turismo, Celso Sabino durante o Salão do Turismo; a Chefe de Gabinete da Secretaria de turismo do Estado da Bahia; e a modelo baiana durante o evento; Foto 4: A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio; Tánia Neres, Coordenadora do Núcleo de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur; e Márcia Santos, Jornalista; Foto 5: A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio (ao centro) com o Secretário Adjunto de Turismo do Maranhão, Ruan Tavares; e a jornalista Márcia Santos; Foto 6: A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio ao lado de Socorro Araújo, Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão; Foto 7: Marcia Santos, jornalista; Diretora de Turismo da Costa do Marfim, Jennifer Cúrcio; e Secretário Executivo de Políticas Públicas Claudio Asfora do Governo do Pernambuco; Foto 8: A Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim, Jennifer Curcio; Tánia Neres, Coordenadora do Núcleo de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur; e Márcia Santos, Jornalista (Fotos: Acervo Pessoal)
Anote
O Salão Nacional do Turismo 2025, em sua 9ª edição, será realizado de 21 a 23 de agosto de 2025, no Distrito Anhembi, nos Pavilhões 1, 2 e 3, localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1209, no bairro Santana, em São Paulo – SP.