Especial Brasil: Teresina encanta por sua história, modernidade e beleza
A riqueza cultural do Brasil tem impressionado ainda mais os nossos visitantes, que este ano já chegou a 9 milhões, um recorde para o histórico do turismo brasileiro, que sempre ficava na casa dos 6 milhões de turistas estrangeiros ao ano. De tamanho continental, o nosso país esbanja sabores selecionados na gastronomia, riqueza natural com biomas sui generis, e modernidade com hotéis de vanguarda e luxuosos, além de ser referência em entretenimento de ponta. Capital do Piauí, Teresina, por exemplo, se destaca pela dinamicidade e inovação. Acolhedora e muito diversa, a cidade permite dias de passeio que mesclam cultura, história e experiências gastronômicas em restaurantes e hotéis exclusivos, parques, centros de compra, museus, teatros e shows musicais, só para citar o básico. Convidada a conhecer a cidade há algum tempo, meus dias foram repletos de descobertas – tudo com muita brasilidade –, sempre com o apoio da Secretaria de Turismo de Teresina, além do olhar cuidadoso do professor e escritor Enéas Barros, na época, coordenador de Turismo da cidade e que sempre ajudou a contar e a preservar o maior patrimônio local: o legado da cidade. A seguir um compilado de lugares que conheci na ocasião, em nosso artigo em destaque, no Especial Brasil.

Professor Enéas Barros: Patrimônio do Brasil
Natural de Teresina (PI), o professor, economista e escritor Enéas Barros construiu uma trajetória intelectual sólida e reconhecida nacionalmente. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, possui especializações pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, e em Jornalismo e Marketing pela University of Nebraska–Lincoln, nos Estados Unidos. Autor de 30 livros publicados, entre biografias, romances, ensaios e obras técnicas, reúne uma produção marcada por rigor histórico e reflexão social. Entre seus títulos mais conhecidos estão O Turco e o Cinzelador, Tragam-me um Espadachim!, Órfãos do Império, O Escravo e o Senhor da Parnaíba, Esperança, Parabélum e O Mistério das Bonecas de Porcelana, dentre outros. Em 2017, recebeu o Prêmio H. Dobal de Livros Publicados, concedido pela Academia Piauiense de Letras e pela Fundação Monsenhor Chaves, ocasião em que O Escravo e o Senhor da Parnaíba conquistou o primeiro lugar e O Mistério das Bonecas de Porcelana obteve menção honrosa. Foi também Enéas Bastos quem me apresentou Teresina no circuito das grandes feiras do trade turístico, quando liderava o estande oficial da cidade, abrindo caminho para que eu conhecesse o destino a partir de sua história, cultura e identidade.

Uchôa Hotel Teresina: conforto e boa localização
Durante o período em que estive em Teresina, permaneci hospedada neste hotel, cuja estrutura foi cuidadosamente pensada para o turismo de negócios. Ao chegar ao local, fui recepcionada pelos donos, no amplo saguão do estabelecimento: um espaço que, apesar do seu tamanho, transmite a sensação de acolhimento de um espaço familiar. O Confraria Uchôa, principal restaurante do hotel, é o espaço ideal para reuniões cercadas de boa comida. Já as acomodações – divididas em quatro categorias – estão equipadas com rede wi-fi, ar-condicionado, cama king-size, cofre individual e espaço para trabalho. Uma delícia de hotel e super bem localizado.

Mercado Central: a alma da cidade
Fundado no ano de 1854, durante a administração do conselheiro José Antônio Saraiva, o Mercado Central São José – mais conhecido como Mercado Central de Teresina ou Mercado Velho – é visita obrigatória para quem vai à Teresina: seja pela qualidade e importância do seu artesanato, seja pela conservação da tradição e cultura teresinense. Está localizado às margens do Rio Parnaíba e foi um dos passeios mais legais que eu fiz! Tem muitas peças regionais para serem admiradas.
Foto 1: No Mercado Central (São José) de Teresina, as peças artesanais constituem um dos atrativos culturais mais marcantes, refletindo a diversidade, a tradição e as técnicas locais de produção manual; Foto 2: As peças expostas no Mercado Central expõem a nossa brasilidade e referências culturais e religiosas (Fotos: Divulgação)
Central de Artesanato Mestre Dezinho: o legado de um povo
A Central de Artesanato Mestre Dezinho é um espaço dedicado à produção e comercialização do artesanato piauiense: alocado no Complexo Cultural de Teresina, o espaço oferece uma rica variedade de trabalhos artesanais – todos produzidos com materiais da região, como madeira, fibras, couro e argila. É realmente muito enriquecedor visitar este local.

Parque da Cidadania: família e amigos reunidos
Citado, inclusive, pela própria Prefeitura de Teresina como um dos parques urbanos mais visitados do município, o Parque da Cidadania faz jus ao seu nome, servindo de espaço para uma série de atividades esportivas e culturais: todas gratuitas. Em parceria com instituições públicas e privadas, o parque mantém duas galerias de arte sacra – estando uma delas alocada na antiga Casa do Agente –, além de contar com pistas de skate, quadra de esportes, palco ao ar livre e áreas para piquenique.
O Parque da Cidadania faz jus ao seu nome, servindo de espaço para uma série de atividades esportivas e culturais (Fotos: Prefeitura de Teresina)
Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada: onde a beleza reina
Super imponente, o Mirante da Ponte que faz parte do complexo, proporciona espaços para fazer trilhas, andar de bicicleta, desfrutar da paisagem e adquirir peças de artesanato. O principal atrativo por aqui, é o mirante, com 95 metros de altura, que proporciona uma visão em 360 graus da capital piauiense – além de ser equipado com elevadores panorâmicos. Durante a subida e a descida nos elevadores, você contempla toda a beleza da cidade.

Polo Cerâmico do Poty Velho: fruto do trabalho sistemático
Para os admiradores de trabalhos em cerâmica, essa é uma opção imperdível. Criado em 2006, o polo cerâmico abriga cerca de 23 lojas, onde famílias trabalham e produzem suas peças – como potes, jarros, joias e mandalas. É tanta coisa original, e tantas opções de presentes que é bom ficar por aqui mais de uma hora.
Restaurante Flutuante: quando a natureza e gastronomia se encontram
Ô lugar bonito, gente! O próprio acesso do restaurante se dá pelo Parque do Encontro dos rios que já é um espetáculo natural. O restaurante foi montado numa balsa de onde se aprecia o encontro dos rios e de onde podemos saborear uma deliciosa refeição especializada em peixes.

Parque Municipal Encontro dos Rios: para admirar e contemplar
Parque localizado no encontro dos rios Parnaíba e Poti, de onde corre como um só leito até o oceano Atlântico. Aí você encontra o rico artesanato, o famoso monumento do Cabeça de Cuia, peças originais, produtos alimentícios regionais, restaurantes, trilhas e locais de pesca. É pura cultura!
Trapos & Fiapos: de geração em geração
A Trapos & Fiapos é uma empresa que dá gosto de visitar. Originária de um vilarejo focado na tecelagem, ela foi fundada em 1984 no povoado Santa Rita, na zona rural de Teresina e é uma referência do artesanato piauiense, unindo tradição, design e crescimento sustentável. Suas peças — tapetes, almofadas, pufes e itens de decoração — são produzidas manualmente em teares artesanais, utilizando fibras naturais como taboa, buriti, algodão e couro caprino, mantendo viva a técnica local e gerando impacto social na comunidade. Com showroom localizado na Rua Gardênia, 726, eu estive lá presencialmente conhecendo mãe e filha, Tereza e Nara Melo responsáveis pelo negócio. As peças são bem chiques, praticamente personalizadas e próprio show room e atelier estão num lugar cheio de verde e lindo! Um Luxo!

Kitanda Petit: charme genuíno
Se você ama a culinária, este é um dos restaurantes que precisa visitar. A tradicional galinhada e o saboroso tamboril são muito elogiados e fizeram o maior sucesso com o meu grupo de viagem. O ambiente é charmoso e bonito, o serviço primoroso.

Araxá Bike Park: eventos em um cenário verdejante
Com uma área verde incrível, o Araxá é uma referência ao oferecer lazer ao ar livre com piscinas, trilhas e ser pet friendly. Localizado na zona rural de Teresina, já integrou a Rota dos Sítios impulsionada pela SIM – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que fez um trabalho de fortalecimento do turismo rural e esportivo na capital. Instalado numa área de aproximadamente 16 hectares, o parque reúne natureza preservada, gastronomia regional e uma estrutura completa para eventos sociais e corporativos com contato direto ao campo. O parque se tornou um dos equipamentos turísticos mais bem estruturados da zona rural de Teresina para o universo das empresas. Uma de suas proprietárias, a jornalista Indira Gomes idealizou o projeto junto do marido e agora, avalia o setor para voltar a atender o público final. “ No momento, só atendemos as empresas e os eventos corporativos, pois a nossa operação para o público final envolve também uma grande demanda”, explicou ela. “Mas a intenção é voltar a oferecer essa oportunidade para os turistas e moradores”, adiantou Indira.

Casa do Beiju: irresistível e delicioso
Esse endereço é mais do que obrigatório! É preciso degustar o beiju, tradição do povo nordestino, em Teresina para a sua viagem ser completa. Aqui, uma família há 50 anos mantém uma casa de farinhada. O beiju é preparado com a farinhada e o processo de fabricação acontece às terças-feiras. Vale a pena a visita que também é uma imersão cultural.
Micarina Meio Norte: impossível ficar parado
Essa você não pode perder! Realizado anualmente, o evento traz para o mês de outubro a atmosfera festiva do Carnaval nordestino, tendo como principais atrações os blocos de rua – os quais contam com a participação de grandes artistas do cenário musical nordestino –, e enchem de cor e alegria a Avenida Raul Lopes.
Desfrute do turismo Rural com o melhor da cidade
Fazendinha Bernard´s
Criada para oferecer experiência com a vida rural, é uma fazenda onde o foco está no conhecimento através da visitação aos animais do campo. Há também piscina disponível para a diversão da família e restaurante com comida regional: café da manhã e almoço (Verifique a programação e dias disponíveis). A hospitalidade dos donos é maravilhosa!
Titara Eco Park
Aproveite a natureza no Titara Park que oferece conforto e a tranquilidade naturais em um parque aquático com muitas atrações. A infraestrutura de primeira e a equipe atenciosa brindam os visitantes com muita diversão, apoio e segurança.
Sítio do Didi
O espaço conta com um ambiente bastante acolhedor, cercado pela natureza verdejante e piscina natural. À beira do rio, pode-se apreciar a paisagem enquanto desfruta da companhia de patos e outras aves locais. O ambiente é o ideal para eventos sociais e corporativos (Verifique datas e disponibilidade).
Cantinho do Sonhador
Vivenciar um gostoso ambiente ao ar livre? Então venha e ainda divirta-se nas piscinas para adultos e crianças, brinquedos e leve seus pets que serão bem recebidos. O restaurante serve iguarias típicas da região e tudo é realmente delicioso.
Kingo Park
Esse parque eco educativo é dedicado ao entretenimento cultural e de lazer. Focado na preservação ambiental apresenta grande variedade de atividades como tirolesa, arvorismo, escalada, trilhas, vários jogos, cidade cênica, pomar, horta e animais. Traga a família toda porque vale a pena!
Veja as imagens a seguir:
Foto 1: Sítio do Didi – Comida caseira em espaço verde e natural com restaurante rústico, piscina e lago, além de animais da fazenda.; Foto 2: Titara Park é um famoso parque aquático no Piauí, Brasil; Foto 3: Cantinho do Sonhador – Natureza e muito sossego; Foto 4: O Kingo Park é um espaço de Lazer Ecoeducativo com quase 6 hectares de extensão cercado de muita natureza (Fotos: Instagram/@sitiododidi @titara.park @cantinhodosonhador @kingopark)
Para conhecer em Teresina:
Quitanda Santa Teresa — @quitandasantateresa, espaço charmoso, de culinária local com clima super descontraído e cardápio regional.
Fazendaria — @fazendaria_, café e lugar onde a cultura gastronômica da cidade é super valoridada. O Local também é muito requintado e o cardápio imbatível
Livraria Entrelivros — Um endereço clássico de livros tradicionais e com os melhores lançamentos, em Teresina, na Av. Dom Severino — procure por @livrariaentrelivros no Instagram (perfil oficial).
Foto 1: Quitanda Santa Teresa; Foto 2: Fazendaria Cafeteria; Foto 3: Entre Livros (Fotos: Instagram/@quitandasantateresa @fazendaria_ @entrelivroslivraria)
Veja nossa galeria de fotos
Foto 1: Contemplando Teresina pelo Mirante da capital do Piauí; Foto 2: Os proprietários da Fazenda Bernard’s que nos receberam com a melhor gastronomia; Foto 3: A sede da Trapos & Fiapos; Foto 4: As proprietárias da Trapos & Fiapos; Foto 5: O staff da Secretaria de Turismo: da esquerda: Jorge Leite, Mércia Brito; Rose Páscoa (Fit Goiás) e Leopoldo Portella da Semdec; Fotos 6 e 7: Chalés da Kitanda com piscina individual; Fotos 8 e 9: As delicias que encontramos no Araxá Park Bike; Foto 10: Uchoa Teresina Hotel (Fotos: Acervo Pessoal)
Anote
www.pmt.pi.gov.br
www.visitbrasil.com/pt/cultural-teresina-pi/
Nota da Redação
Márcia Santos, Editora do site Um Luxo de Viagem, viajou a convite da SEMDEC (Secretaria de Turismo de Teresina), ficou hospedada no Uchôa Hotel Teresina e participou de todas as atividades citadas neste artigo.
Edição: Márcia Santos
Imagens: Thiago Amaral; Divulgação; Prefeitura de Teresina; Instagram @artesanatopiauiense @restaurante_flutuante @tavaresdrone @araxabikepark @casa_do_beiju @micarinateresina @sitiododidi @titara.park @cantinhodosonhador @kingopark @quitandasantateresa @fazendaria_ @entrelivroslivraria; Acervo Pessoal









































