Viagem para a Europa inspira criação de restaurante medieval em São Paulo
Tudo na Taverna Medieval é muito lúdico e performático. A história da hamburgueria temática que nasceu a partir de um mochilão pela Europa realizado pelo casal Hellen Lepiani e Nelson Ferreira, sócios e idealizadores da casa, é inspiradora. Motivados pelas regiões medievais e dos vikings, que conheceram ao longo de um mochilão pelo continente europeu, como a Escócia, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO por seu conjunto urbano medieval preservado, além de Noruega, Suécia e Escandinávia, o casal teve a ideia de criar no Brasil, um espaço que unisse gastronomia e entretenimento de forma imersiva. Há nove anos funcionando na capital paulista, a Taverna Medieval se consolidou como um projeto respeitado e amplamente acolhido pelo público. Localizada no bairro da Vila Mariana, a casa surpreende já na recepção, quando você é recebido por atendentes caracterizados e convidados a mergulhar em outra época. “A cada viagem, tínhamos uma ideia. E aqui, no restaurante, os objetos decorativos foram e continuam sendo trazidos dos países onde passamos“, explica Hellen que é a simpatia em pessoa. “Meu marido é um expert em jogos como o RPG e por isso também trouxemos esse universo aqui para o restaurante“.

Mercado Medieval: Banquetes e Fantasia
Com inspiração nas vilas muradas, nos costumes da Idade Média e na forte presença do universo da fantasia, a Taverna Medieval inaugurou recentemente novos ambientes em seu andar superior: o Mercado Medieval, o Bar e a Casa da Bruxa, todos com mobiliário cuidadosamente articulado para cada espaço. No Mercado Medieval, você pode desfrutar da atmosfera lúdica das mesas temáticas e ambientais, como as antigas tendas, cada uma dedicada a um ofício ou universo específico. Entre elas estão o Ferreiro, com espadas e armaduras; o Herbalista, com plantas, unguentos e folhas; o Mago, que remete aos mistérios dos mundos mágicos; o Explorador, com produtos de regiões longínquas; e o Vendedor Árabe. Todas permitem reservas para banquetes, ampliando a sensação de época, reforçada ainda pela presença cenográfica da Taverna e da Loja de Poções.

A Casa da Bruxa e o Bar Secreto
Você também pode acessar o Bar da Pequena Ilha e, ao sair, conhecer, discretamente escondida, a Casa da Bruxa, ambiente criado para homenagear as mulheres injustiçadas durante a Idade Média. Após uma extensa pesquisa histórica, o espaço foi pensado na trajetória das bruxas e nos contos de fadas, ressaltando a mística, as lendas, a força da natureza e o papel das curandeiras e guardiãs do conhecimento ancestral. O ambiente envolve uma atmosfera noturna e intimista, reforçando o caráter simbólico e narrativo da experiência.
O tradicional Hidromel e as Poções Mágicas são servidos em versões alcoólicas e não alcoólicas para completar a experiência sensorial | Foto 1: Drink Limoncello Druídico; Foto 2: Tábua de Hidromel; Foto 3: Chá de Hibisco (Fotos: Divulgação)
Cardápio Medieval e Poções Mágicas
O cardápio acompanha a proposta imersiva e apresenta novidades sazonais, com hambúrgueres que exploram diferentes blends de carne, além de pratos e sobremesas inspirados em ingredientes utilizados durante a Idade Média, muitos deles mencionados em registros culinários históricos. O Índice de Medievalidade é uma criação da casa que indica o grau de proximidade de cada prato à culinária medieval, variando de 1 a 5 — sendo que as notas mais altas representam ingredientes pouco usuais ou inexistentes na atualidade. A experiência se completa com o tradicional Hidromel e com Drinks e Poções Mágicas, disponíveis em versões alcoólicas e não alcoólicas.

Salões, Vikings e a Masmorra
Além dos novos espaços, a Taverna Medieval conta com outros três ambientes distintos. O Grande Salão remete à Idade Média histórica, com estandartes e referências arquitetônicas do período; o Bar do Alquimista lembra um laboratório medieval; e a Área Viking apresenta uma grande mesa em formato de barco, com carranca inspirada no Drakkar de Oseberg. Já a Masmorra, localizada no subsolo, simula prisões medievais com paredes de pedra, grilhões e iluminação baixa, além de espaço para a prática de Arco e Flecha e Sessões de Runas, a tradição ancestral dos vikings. A casa funciona exclusivamente com reserva gratuita pelo site, com permanência de duas horas por mesa (confira os horários no site oficial), além de atrações opcionais como Leitura de Runas e Música Medieval ao vivo aos fins de semana.
Salão Medival e Masmorra | Na Masmorra, situada no subsolo, os visitantes podem praticar arco e flecha e participar de sessões de leitura de runas (Fotos: Divulgação)
Uma deliciosa experiência pessoal
Estive na Taverna Medieval na última quinta-feira e optei por vivenciar a experiência respeitando a dinâmica da casa, que trabalha com reservas por horário. Escolhi o período das 21h às 23h20, o que tornou a noite mais organizada e confortável. Além do staff super atenciosa, foi a proprietária Hellen Lepiani que nos recebeu e contou a história do restaurante. Ela explicou que a ideia nasceu durante o mochilão que ela e o marido (Nelson Ferreira) fizeram pela Europa e ressaltou que, após nove anos de operação no Brasil, é uma honra perceber o quanto as pessoas se identificam e apreciam a proposta do local. Durante a noite, também arrisquei algumas flechas na atividade de Arco e Flecha (o gerente Marco Massarico me acompanhou nessa aventura) _ uma das atrações extras, e foi uma experiência surpreendentemente divertida. No item cardápio (que delícia, gente!), comecei com a famosa Cebola Recheada com Queijo, acompanhada de Suco de Frutas Vermelhas; segui com o Hambúrguer Vegetariano de Falafel (Elfo Noturno Vegano) servido com Chá de Hibisco; e finalizei com o Sopro de Dragão, sobremesa preparada com suspiros feitos com Nitrogênio Líquido, acompanhados de Iogurte com Frutas Vermelhas. Ao morder, a fumaça gelada sai pela boca — resultado da vaporização do nitrogênio em contato com o ar — criando um efeito visual divertido e memorável. Toda a experiência contou com o cuidado e a atenção do staff da casa, com destaque para Bruna Melo e Erick (Especialistas); e Geovane Siqueira e Marco Massarico (Gerentes). Aliás, a sobremesa Sopro de Dragão, responsável por transformar o encerramento da refeição em um verdadeiro espetáculo, foi de autoria do Erick. Veja nossos vídeos e fotos em nossos stories e galeria de imagens. Outro ponto alto da casa é o ritual que acompanha o pedido do vinho canônico: a bebida é servida por um “monge”, em meio a cânticos e música religiosa, criando uma encenação envolvente e coerente com a proposta medieval do espaço.
Hellen Lepiani e Nelson Ferreira, idealizadores da Taverna Medieval em São Paulo | A Taverna Medieval nasceu da inspiração de um mochilão pela Europa realizado pelos sócios Hellen Lepiani e Nelson Ferreira (Fotos: Divulgação)
Jogos de RPG e valorização cultural
Você sabia que a Taverna Medieval, além de tudo o que já foi apresentado, oferece música medieval ao vivo (ver programação) e uma agenda dedicada aos jogos de RPG de mesa, inspirados no universo medieval e voltados a quem é apaixonado por jogos, filmes, séries e história? As mesas de RPG (Role Playing Game) são estruturadas para criar experiências narrativas imersivas, nas quais pode-se compartilhar aventuras, desenvolver personagens e construir vínculos — muitos grupos jogam juntos há mais de dois anos, formando uma verdadeira comunidade. Mais do que uma atividade comercial, o RPG na Taverna é um projeto cultural, valorizando o trabalho dos narradores e a profissão como um todo. A proposta reforça o compromisso do espaço com a cultura, o encontro entre pessoas e a criação de experiências significativas, nas quais o lucro nunca foi o objetivo principal.
Confira a nossa galeria de fotos:
Foto 1: A jornalista Márcia Santos ao lado da proprietária Hellen Lepiani; Foto 2: Márcia Santos ao lado do gerente Marco Massarico; Foto 3: Márcia Santos com o Staff Bruna, Erick e Geovane (Fotos: Acervo Pessoal)
Anote
Taverna Medieval
Endereço: Rua Gandavo, 456 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Site: www.tavernamedieval.com.br
Reservas
www.tavernamedieval.com.br/reservas
Horários: terça a sexta, das 18h20 às 23h20 | sábado e domingo, das 14h às 23h
Atrações: Arco e Flecha e Leitura de Runas – R$ 21 por atração
Música Medieval: sábados e domingos, das 16h às 20h
Instagram: @taverna_medieval
Nota da Redação
Verifique a programação antes de ir, pois poderá sofrer alterações
Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação / Acervo Pessoal































