Viagem para a Europa inspira criação de restaurante medieval em São Paulo 

Viagem para a Europa inspira criação de restaurante medieval em São Paulo 

Tudo na Taverna Medieval é muito lúdico e performático. A história da hamburgueria temática que nasceu a partir de um mochilão pela Europa realizado pelo casal Hellen Lepiani e Nelson Ferreira, sócios e idealizadores da casa, é inspiradora. Motivados pelas regiões medievais e dos vikings, que conheceram ao longo de um mochilão pelo continente europeu, como a Escócia, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO por seu conjunto urbano medieval preservado, além de Noruega, Suécia e Escandinávia, o casal teve a ideia de criar no Brasil, um espaço que unisse gastronomia e entretenimento de forma imersiva.  Há nove anos funcionando na capital paulista, a Taverna Medieval se consolidou como um projeto respeitado e amplamente acolhido pelo público. Localizada no bairro da Vila Mariana, a casa surpreende já na recepção, quando você é recebido  por atendentes caracterizados e convidados a mergulhar em outra época. “A cada viagem, tínhamos uma ideia. E aqui, no restaurante, os objetos decorativos foram e continuam sendo trazidos dos países onde passamos“, explica Hellen que é a simpatia em pessoa. “Meu marido é um expert em jogos como o RPG e por isso também trouxemos esse universo aqui para o restaurante“.

Tenda Herbalista | O restaurante está localizado no bairro da Vila Mariana em São Paulo e opera há nove anos unindo gastronomia e entretenimento (Foto: Divulgação)

Mercado Medieval: Banquetes e Fantasia

Com inspiração nas vilas muradas, nos costumes da Idade Média e na forte presença do universo da fantasia, a Taverna Medieval inaugurou recentemente novos ambientes em seu andar superior: o Mercado Medieval, o Bar e a Casa da Bruxa, todos com mobiliário cuidadosamente articulado para cada espaço. No Mercado Medieval, você pode desfrutar da atmosfera lúdica das mesas temáticas e ambientais, como as antigas tendas, cada uma dedicada a um ofício ou universo específico. Entre elas estão o Ferreiro, com espadas e armaduras; o Herbalista, com plantas, unguentos e folhas; o Mago, que remete aos mistérios dos mundos mágicos; o Explorador, com produtos de regiões longínquas; e o Vendedor Árabe. Todas permitem reservas para banquetes, ampliando a sensação de época, reforçada ainda pela presença cenográfica da Taverna e da Loja de Poções.

A jornalista Márcia Santos experimentando a sobremesa ‘Sopro do Dragão’ | A sobremesa Sopro de Dragão utiliza nitrogênio líquido para criar um efeito lúdico de fumaça saindo pela boca ao ser consumida (Vídeo: Acervo Pessoal)
A famosa sobremesa ‘Sopro do Dragão’ | Foto: Divulgação

A Casa da Bruxa e o Bar Secreto

Você também pode acessar o Bar da Pequena Ilha e, ao sair, conhecer, discretamente escondida, a Casa da Bruxa, ambiente criado para homenagear as mulheres injustiçadas durante a Idade Média. Após uma extensa pesquisa histórica, o espaço foi pensado na trajetória das bruxas e nos contos de fadas, ressaltando a mística, as lendas, a força da natureza e o papel das curandeiras e guardiãs do conhecimento ancestral. O ambiente envolve uma atmosfera noturna e intimista, reforçando o caráter simbólico e narrativo da experiência.

O tradicional Hidromel e as Poções Mágicas são servidos em versões alcoólicas e não alcoólicas para completar a experiência sensorial | Foto 1: Drink Limoncello Druídico; Foto 2: Tábua de Hidromel; Foto 3: Chá de Hibisco (Fotos: Divulgação)

Cardápio Medieval e Poções Mágicas

O cardápio acompanha a proposta imersiva e apresenta novidades sazonais, com hambúrgueres que exploram diferentes blends de carne, além de pratos e sobremesas inspirados em ingredientes utilizados durante a Idade Média, muitos deles mencionados em registros culinários históricos. O Índice de Medievalidade é uma criação da casa que indica o grau de proximidade de cada prato à culinária medieval, variando de 1 a 5 — sendo que as notas mais altas representam ingredientes  pouco usuais ou inexistentes na atualidade. A experiência se completa com o tradicional Hidromel e com Drinks e Poções Mágicas, disponíveis em versões alcoólicas e não alcoólicas.

Cebolas Recheadas de Tão Tão Distante | O cardápio apresenta hambúrgueres artesanais e pratos inspirados em ingredientes mencionados em registros culinários da Idade Média (Foto: Divulgação)

Salões, Vikings e a Masmorra

Além dos novos espaços, a Taverna Medieval conta com outros três ambientes distintos. O Grande Salão remete à Idade Média histórica, com estandartes e referências arquitetônicas do período; o Bar do Alquimista lembra um laboratório medieval; e a Área Viking apresenta uma grande mesa em formato de barco, com carranca inspirada no Drakkar de Oseberg. Já a Masmorra, localizada no subsolo, simula prisões medievais com paredes de pedra, grilhões e iluminação baixa, além de espaço para a prática de Arco e Flecha e Sessões de Runas, a tradição ancestral dos vikings. A casa funciona exclusivamente com reserva gratuita pelo site, com permanência de duas horas por mesa (confira os horários no site oficial), além de atrações opcionais como Leitura de Runas Música Medieval ao vivo aos fins de semana.

Salão Medival e Masmorra | Na Masmorra, situada no subsolo, os visitantes podem praticar arco e flecha e participar de sessões de leitura de runas (Fotos: Divulgação)

Uma deliciosa experiência pessoal

Estive na Taverna Medieval na última quinta-feira e optei por vivenciar a experiência respeitando a dinâmica da casa, que trabalha com reservas por horário. Escolhi o período das 21h às 23h20, o que tornou a noite mais organizada e confortável.  Além do staff super atenciosa, foi a proprietária Hellen Lepiani que nos recebeu e contou a história do restaurante. Ela explicou que a ideia nasceu durante o mochilão que ela e o marido (Nelson Ferreira) fizeram pela Europa e ressaltou que, após nove anos de operação no Brasil, é uma honra perceber o quanto as pessoas se identificam e apreciam a proposta do local. Durante a noite, também arrisquei algumas flechas na atividade de Arco e Flecha (o gerente Marco Massarico me acompanhou nessa aventura) _ uma das atrações extras, e foi uma experiência surpreendentemente divertida. No item cardápio (que delícia, gente!), comecei com a famosa Cebola Recheada com Queijo, acompanhada de Suco de Frutas Vermelhas; segui com o Hambúrguer Vegetariano de Falafel (Elfo Noturno Vegano) servido com Chá de Hibisco; e finalizei com o Sopro de Dragão, sobremesa preparada com suspiros feitos com Nitrogênio Líquido, acompanhados de Iogurte com Frutas Vermelhas. Ao morder, a fumaça gelada sai pela boca — resultado da vaporização do nitrogênio em contato com o ar — criando um efeito visual divertido e memorável. Toda a experiência contou com o cuidado e a atenção do staff da casa, com destaque para Bruna Melo e Erick (Especialistas); e Geovane Siqueira e Marco Massarico (Gerentes). Aliás, a sobremesa Sopro de Dragão, responsável por transformar o encerramento da refeição em um verdadeiro espetáculo, foi de autoria do Erick. Veja nossos vídeos e fotos em nossos stories e galeria de imagens. Outro ponto alto da casa é o ritual que acompanha o pedido do vinho canônico: a bebida é servida por um “monge”, em meio a cânticos e música religiosa, criando uma encenação envolvente e coerente com a proposta medieval do espaço.

Hellen Lepiani e Nelson Ferreira, idealizadores da Taverna Medieval em São Paulo | A Taverna Medieval nasceu da inspiração de um mochilão pela Europa realizado pelos sócios Hellen Lepiani e Nelson Ferreira (Fotos: Divulgação)

Jogos de RPG e valorização cultural 

Você sabia que a Taverna Medieval, além de tudo o que já foi apresentado, oferece música medieval ao vivo (ver programação) e uma agenda dedicada aos jogos de RPG de mesa, inspirados no universo medieval e voltados a quem é apaixonado por jogos, filmes, séries e história? As mesas de RPG (Role Playing Game) são estruturadas para criar experiências narrativas imersivas, nas quais pode-se compartilhar aventuras, desenvolver personagens e construir vínculos — muitos grupos jogam juntos há mais de dois anos, formando uma verdadeira comunidade. Mais do que uma atividade comercial, o RPG na Taverna é um projeto cultural, valorizando o trabalho dos narradores e a profissão como um todo. A proposta reforça o compromisso do espaço com a cultura, o encontro entre pessoas e a criação de experiências significativas, nas quais o lucro nunca foi o objetivo principal.

Confira a nossa galeria de fotos:

Foto 1: A jornalista Márcia Santos ao lado da proprietária Hellen Lepiani; Foto 2: Márcia Santos ao lado do gerente Marco Massarico; Foto 3: Márcia Santos com o Staff Bruna, Erick e Geovane (Fotos: Acervo Pessoal)

Anote

Taverna Medieval
Endereço: Rua Gandavo, 456 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Site: www.tavernamedieval.com.br

Reservas

www.tavernamedieval.com.br/reservas
Horários: terça a sexta, das 18h20 às 23h20 | sábado e domingo, das 14h às 23h
Atrações: Arco e Flecha e Leitura de Runas – R$ 21 por atração
Música Medieval: sábados e domingos, das 16h às 20h
Instagram: @taverna_medieval

Nota da Redação
Verifique a programação antes de ir, pois poderá sofrer alterações

Edição: Márcia Santos
Imagens: Divulgação / Acervo Pessoal